Como Fazer Um Oratório Artesanal: Passo a Passo

Entrar em contato com Deus é sempre muito importante, independente do nome que cada um dá a Ele. Estar em sintonia com este Ser Superior que nos anima, nos conforta e nos protege, nos traz acalento e nos faz sermos pessoas melhores e buscarmos um encontro verdadeiro e contínuo durante a vida.

Como Fazer Um Oratório Artesanal: Passo a Passo

Como Fazer Um Oratório Artesanal: Passo a Passo

Para isso, nada melhor que tenhamos um cantinho nosso para fazer as orações pessoais, os agradecimentos e pedidos. Nesse local, quase sempre as pessoas acendem velas, incensos, e deixam ali tudo que remeta a sua religião, podendo ser imagens de santos, terços, quadros, figuras, enfim, aquilo que falar mais alto a seu coração.

O que muito se vê nos lugares de oração são os Oratórios, e muitos deles são feitos de maneira artesanal, o que agrega muito mais valor ao ambiente. Deixando-o muito mais aconchegante e próprio para receber todas as orações e energias positivas que emanam de quem reza e acredita que Deus possa fazer verdadeiros milagres por si e também pelos que ama.

Já pensou em ter em casa um lindo Oratório para que você possa, sempre que passar por ele, tecer uma linda prece, mesmo que seja breve, como apenas um “oi”. Então, prepare-se para aprender a fazer um oratório para enfeitar um cantinho especial de sua casa.

Imagem de Amostra do You Tube

Como Fazer Oratório – Passo a Passo

Como Fazer Oratório – Passo a Passo

Como Fazer Oratório – Passo a Passo

Materiais Necessários:

  • uma caixa de leite vazia
  • fita crepe
  • pedaços de papelão
  • fita dourada
  • renda
  • papel de seda colorido
  • flores
  • uma imagem de aproximadamente 12 centímetros
  • cola quente
  • cola branca
  • pincel
  • caneta
  • tesoura ou estilete
  • tecido para cobrir o oratório, podendo ser estampado ou liso (opção 1)
  • papel colorido que pode ser usado para cobrir o oratório (opção 2)

Modo De Fazer

Primeiro, pegue a caixa de leite, abra toda a parte de cima na linha pontilhada, lave e seque bem. Depois de lavar e secar bem a caixa de leite, conforme recomendado, marque com uma caneta um risco de aproximadamente 2 cm na parte de baixo da frente da caixa. Seguindo esse mesmo lado, marque bem o meio, traçando uma reta com a caneta, de forma que Eça não ultrapasse os 2 cm que foram marcados na parte de baixo, pois ela servirá como base para que surja uma porta no oratório.

Com a tesoura ou estilete, corte a parte que foi traçada seguindo a reta até a faixa de 2 cm. Corte ainda a parte inferior acompanhando ainda reta dos 2 cm que foi traçada primeiramente.

Então, a partir da parte superior, meça aproximadamente 6  cm e marque com a caneta, usando os quatro lados da caixa de leite. Essa será a divisão na qual você irá cortar os cantos da caixa até o ponto que marca os 6 cm.

Una com a ajuda da fita crepe as partes que formarão o teto de seu oratório. Para facilitar, deite a caixinha e marque o formato correto do teto na parte traseira dela usando a caneta. Recorte e cole tudo com a fita crepe.

Faça a mesma coisa do outro lado, usando as portas do oratório (ou casinha). Corte toda a sobra. Pode-se cortar um ou dois milímetros a mais de todo o lado das portas, já que na hora de encapar ou cobrir com papel as portas ficarão necessariamente mais largas.

O meio que fica dentro da caixa de leite, cuja parte é mais grossa e elevada deve ser coberto e, para isso, corte um pedaço de papelão, usando o fundo da mesma caixa como molde e prenda-o dentro da caixa com a cola quente. Assim, tudo ficará no mesmo nível. É bom que o mesmo procedimento seja feito com o fundo da caixa de leite, para que a mesma não fique desnivelada e ponha a perder todo o trabalho.

Caso você opte por não cobrir a peça com pano, cubra toda a parte de fora da caixa com o papel colorido escolhido, ou ainda papel jornal picado, usando também cola e pincel. Isso é preciso ser feito para encobrir as imperfeições criadas na caixa com o uso das dobras e da fita crepe. A mistura de cola usada é a cola branca mais uma média de 30% de água.

Forre a parte de dentro da caixa usando o papel de seda amassado, mas, se preferir pode ainda usar o pano colorido que foi usado para encapar a caixa, como também pintar com a cor de tinta da sua preferência. Se preferir a pintura, não se esqueça de aplicar primeiramente um fundo branco, antes de cobrir com a tinta, pois a parte interior da caixa de leite é laminada, com isso, a tinta PVA ou acrílica não pega direito.

Agora, entra a parte da sua imaginação e, por isso, cada pessoa pode enfeitar o oratório da maneira que se sentir mais a vontade e achar mais bonito. Como sugerimos aqui o uso de flores e fita douradas, as mesmas podem ser usadas na decoração, como por exemplo:

  • Pegue a fita dourada e coloque em volta da caixa como se fosse uma moldura e limite alguns espaços entre elas e cole as rosas.
  • A renda sugerida pode ser colada no fundo do oratório ou ainda a sua volta.

Além dos enfeites sugeridos ainda podem ser empregados outros, com, sianinhas, fitas, lantejoulas, flores de feltro, chattons, guardanapo próprios para a decoupage e ainda o dimensional para fazer detalhes que acompanham bem o oratório.

Depois de feito tudo, se quiser ainda há a possibilidade de se ampliar o material, usando caixas de sapato e não caixa de leite, e até caixinha de creme de leite, para fazer mini oratórios e nas duas opções cumprir com a mesma metodologia empregada.

Ainda é possível escolher a opção de não colocar portas no oratório e deixá-lo apenas com uma beirada, cada um pode escolher o modo melhor de apresentação de sua peça.

Caso ainda tenha ficado alguma dúvida sobre o modo de fazer o oratório, ou mesmo no tocante aos materiais que são utilizados na fabricação do mesmo, basta acessar o site abaixo e verificar o passo a passo com as fotos.

Site para consulta: http://meninaartista.blogspot.com.br/2012/10/como-fazer-oratorio-com-caixa-de-leite.html

Imagem de Amostra do You Tube

2 comentários

  1. mikaellye moura além

    noosaa adorei isso me ajudou mto no meu trabalho de arte valeww!!!

  2. maravilhoso esses trabalhos parabems

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>