Como Fazer Um Cachepô

Os cachepôs sejam eles pequenos, grandes ou enormes, são uma peca decorativa que se encaixam em todos os estilos de decoração, pois podem ser feitos de qualquer tipo de material.  Como por exemplo, o cimento, o vidro, a madeira, o plástico, algumas fibras naturais, o metal, a cerâmica, o papel reciclado, a resina, os tecidos e qualquer outro tipo de material que lhe seja adequado.

Uma excelente vantagem dos cachepôs é que eles colaboram com o meio ambiente, pois têm a função de embalar vasos de plantas, dando um acabamento decorativo ao redor do vaso, de acordo com a decoração do ambiente em que será colocado. É possível encontrar esse tipo de peça à venda em floriculturas e lojas de jardinagem ou, também, solicitar que algum artesão modele um cachepô a seu gosto.

Esse tipo de peça pode ir muito além de apenas decorar o arredor de vasos. Os cachepôs podem formar jardins suspensos, através de um sistema de irrigação e de iluminação adequados e, também, com a devida manutenção. O que vale na hora de arrumar a casa é a sua disposição para deixá-la organizada e decorada com criatividade e carinho.

Existem vários tipos de cachepôs como dito no começo do texto, sendo que alguns materiais dos quais são feitos os cachepôs podem favorecer determinados tipos de plantas. Confira logo abaixo uma série de materiais com os quais podemos construir cachepôs com as características principais de cada um:

Cachepô de terracota: Esse tipo de material dá um acabamento mais rústico e promove o bom desenvolvimento das plantas pela característica da permeabilidade do material. Indica se usá-lo em ambientes externos.

Cachepô de plástico reciclado: É um produto ecologicamente correto, pois é feito totalmente de material reciclado. É indicado para ambientes externos. A grande vantagem desse tipo de cachepô é que ele é muito leve, ou seja, é fácil de carregar e de manusear. O molde desses cachepôs imita a textura e a forma dos vasos comuns de cerâmica e cimento, mostrando se uma boa opção para quem tem crianças e animais em casa, pois diminui se o risco de acidentes.

Cachepô de madeira: São indicados para quem pretende aquecer ambientes tanto internos como externos.  A vantagem desse tipo de cachepô é que são de fácil manutenção, ou seja, não há segredos para limpá-los e, também, são resistentes pois não quebram se com facilidade.

Cachepô de vidro: Costumam ser feitos, mais especificamente, de cerâmica vitrificada em diversas cores e tonalidades. A vantagem desse tipo de cachepô é que eles são muito bonitos e alguns chegam a remeter esculturas artísticas.

Passo  A Passo de Cachepô Caseiro:

Os cachepôs podem servir para além de decorar vasos, servir de arranjo de flores cortadas, porta utensílios, entre outros. Caso você utilize o cachepô do modo mais conhecido que é para colocar plantas, a dica é remover o vaso do cachepô antes de regar, assim você evita o acumulo de água no recipiente ou a proliferação de fungos.

Ficou interessado em ter um lindo cachepô decorando algum ambiente da casa? Pois bem, para ter um belo cachepô em casa não é preciso de muito dinheiro ou tempo para escolher qual levar de alguma loja, é preciso sim de muita criatividade e atenção aos detalhes do acabamento. Se você quiser fazer o seu próprio cachepô, exclusivo e corretamente ecológico, confira o passo a passo a seguir:

Você Vai Precisar De:

  • Uma garrafa pet,
  • Retalhos de tecidos,
  • Fita decorativas, a sugestão é comprar fita pompom,
  • Um tubo de cola branca do tipo Cascorez,
  • Uma tesoura sem ponta,
  • Um estilete,
  • Um pincel,
  • Um furador,
  • Uma tira de cordão colorido.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=H9KfzoR2meY[/youtube]

Como Montar O Cachepô?

Com a ajuda de um estilete faça um furo exatamente ao centro da garrafa.

Utilizando a tesoura, recorte toda a volta da garrafa, dividindo a ao meio.

Para dar melhor acabamento nesse recorte, segure uma das metades da garrafa na altura do rosto e, ainda usando a tesoura, apare as rebarbas a fim de deixar o recorte bem liso e reto.

Com o pincel, passe a cola branca sem diluir em uma faixa da garrafa recortada.

Em seguida, coloque um retalho de tecido sobre essa parte da garrafa com cola, pressionando a fim de esticar o tecido deixando sem nenhuma ruga ou bolha.

Aos poucos vá passando cola nas outras partes da garrafa recortada e vá colando os retalhos de tecido.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=b7zyUkUUhHI[/youtube]

Recorte as partes de tecido que sobrarem, cuidando para deixar meio centímetro de sobra nas extremidades da garrafa, para fazer a dobra do acabamento.

Dobre as bordas para o meio e passe cola fazendo com que a sobra de tecido fique bem grudada na garrafa.

Utilize o furador para fazer dois furos em lados exatamente opostos a um centímetro da borda da garrafa.

Passe o cordão por esses furos e faça um nó. A altura do cordão fica a seu critério.

Para decorar ainda mais o seu cachepô, cole a fita pompom logo abaixo dos furos da garrafa. Passe cola somente na parte em que será fixada a fita pompom, ou seja, cuidado para não manchar o tecido!

Espere secar de uma noite para a outra. Está feito o seu cachepô reciclado.

Coloque água até a metade da garrafa recortada e arrume um maço de flores. Ou coloque terra adubada e semeie sementes de alface, agrião ou qualquer outra planta de pequena estatura e de sua preferência.

Os cachepôs reciclados podem ser pendurados em árvores, escadas, corrimões ou apenas para decorar alguma festa.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Passo-a-passo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *