Como Fazer Tricô

A técnica de tricô é sempre repassada entre mães e filhas, e alguns homens também se arriscam a tricotar, porém com certeza as mulheres têm mais facilidade para tricotar. Essa técnica se baseia no entrelaçamento de fios, seja ele de lã ou sintético, esses entrelaçamentos tem por finalidade criar um tecido em forma de malha. O tricô pode ser feito através de máquinas ou manualmente, no caso de tricô caseiro, na maioria das vezes é feito manualmente, somente em casos onde a demanda é muito grande, a pessoa resolve investir em máquinas que auxiliam e também melhora a velocidade de sua produção.

Como Fazer Tricô

Como Fazer Tricô

Primeiramente você irá necessitar de uma agulha de tricô e também o fio de lã ou sintético, dependendo do produto final que você queira obter. Pegue um fio na metade e faça uma volta entre seus dedos, passe o fio fazendo uma volta como se estivessem formando um laço, nesse laço passe as agulhas e meça em média três dedos de sua ponta, feito isso o laço deve ser muito bem apertado para que não se mova nem para cima e nem para baixo. Agora você deve se acostumar a segurar a agulha e os fios, uma dica interessante é segurar a agulha com uma mão e segurar os fios de lã com outra.

Passe a agulha no primeiro fio, deve ser feito um movimento de fora para dentro, o segundo fio também deve ser passado e o movimento deve ser feito de fora para dentro. Então deve se pegar o primeiro fio e passar o mesmo de dentro para fora, e apertar bem, esse praticamente todo o serviço que você irá fazer no tricô. Deve ser feito esse movimento entre 6 a 7 vezes, e ser repetido durante todo o desenvolvimento de seu tricô, até que toda a “costura” esteja pronta.

No final quando estiver feito a quantidade necessária, será preciso fazer um no bem firme, por fim você deve segurar a lã com o dedo e tirar a agulha com cuidado para que não desfaça seu no e cause problema em sua costura. Esses são apenas os primeiros passos do tricô, são várias outras técnicas que podem ser adquiridas com sua experiência, porém uma dica interessante é ter acompanhamento profissional ou pelo menos de uma pessoa que tenha um bom conhecimento no assunto.

Existem instituições que oferecem cursos voltados ao tricô e até mesmo pequenos grupos de mulheres que tem vontade de aprender as técnicas e acabam se juntando e contratando uma pessoa especializada para oferecer seus conhecimentos. Siga os passos indicados acima, e procure uma pessoa com conhecimento técnico para que lhe ofereça algumas aulas presenciais.

.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Passo-a-passo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *