Como Fazer Saias de Crochê

Uma das peças mais femininas do guarda-roupa das mulheres está de volta com força total para o verão – a saia de crochê. E pode ter certeza que vem com muita novidade, em estilos diferentes, do romântico, passando pelo clássico ao chegar no vintage. É uma peça muito versátil e se você souber como combiná-la com certeza terá produções muito originais, cheia de personalidade. E engana-se quem pensa que as saias de crochê são sempre iguais, elas podem ser feitas de várias formas, comprimentos diferentes, com volumes diferentes e até mesmo com linhas que garantem efeitos diversos de um modelo para o outro.

Saia de Crochê

Saia de Crochê

Falando Sobre As Saias ….

Os homens deixaram de lado a saia no vestuário, com uma única exceção para os escoceses, alguns ainda usam a tradicional saia kilt, mas vamos conhecer um pouco mais da história desse vestuário antes de aprender como fazer uma saia de crochê.

Se você pegar um livro de história e voltar no tempo até a época dos gladiadores de Roma, os cavalheiros europeu, os samurais do Japão ou até mesmo aos descobridores portugueses, irá se deparar com homens usando saias. Isso mesmo, a peça já fez parte do guarda-roupa de ambos os sexos.

Foi então, que em determinado momento da história, no lado Ocidente, as saias foram retiradas do guarda-roupa masculino e passaram a fazer parte somente do guarda-roupa feminino. Porém, no Oriente a saia ainda persistiu por muitos anos no guarda-roupa masculino até ir sumindo de vez.

Saiba Mais

Saiba Mais

No caso dos escoceses, as saias ainda estão lá, principalmente em eventos ligados à cultura daquele país. O modelo, chamado kilt, foi adotado para proteger os homens do tempo úmido e frio, característico da região, principalmente no Oeste e no Norte da Escócia.

A saia de muitos anos atrás dos escoceses não era exatamente como vimos atualmente, era uma peça única que era presa ao corpo, formando uma espécie de manto. Agora ela chega até os joelhos e essa nova versão passou a ser usada a partir do século XVIII.

O que podemos dizer é que limitar o uso da saia ao universo feminino atualmente é uma questão cultural e o mais engraçado é que a calça comprida, que antes pertencia só aos homens, entrou para o guarda-roupa das mulheres.

Passo-a-Passo da Saia de Crochê

Agora que já falamos um pouco sobre as saias e seus aspectos históricos, podemos mostrar para vocês um passo a passo para fazer uma saia de crochê linda para o próximo verão. Confira!

1- O primeiro passo é comprar a linha da sua preferência. Linha e agulha na mão, passe a linha na agulha e a amarre pela primeira vez, o fio do lado que fica na ponta do novelo deverá ser pego e em seguida, pelo o nó que está preso a agulha, puxe o fio.

2- Puxando o fio que está vindo do novelo (na frente) faça uma cadeira de pontos, uma correntinha, todos partindo do nó que foi feito na agulha. Você deverá repetir esse processo fazendo 145 correntinhas e em seguida, tire a medida dessa cadeia de pontos. Ela precisa medir 92 centímetros para que você siga adiante ou meça a sua cintura para ter a medida exata. Se precisar aumentar faça mais pontos e se for grande, desmanche alguns pontos.

3- Agora amarre o fio que vem do novelo de novo na agulha e com a ponta da mesma inicie a segunda corrente, começando no primeiro ponto da primeira corrente. Vá pegando o fio que vem do novelo e passando por dentro dos pontos feitos e puxe-o, em seguida, o próximo fio deverá passar pelos dois nós que foram formados no gancho e para concluir, o fio deverá passar por todos os nós que faltam no gancho da agulha. Faça assim até que cada corrente tenha um ponto duplo, terminando assim, a segunda carreira.

4- Para fazer a terceira corrente basta que você faça um ponto duplo sobre cada ponto do que foi feito para formar a segunda carreira.

5- Agora tenha mais atenção porque será necessário fazer duas carreiras de pontos, porém, você deverá fazer um ponto duplo sobre o primeiro ponto da terceira e última carreira. Depois faça dois pontos duplos sobre a terceira carreira. Ponto duplo e dois pontos duplos devem ser alternados até o final dessa nova carreira, faça isso até terminar a quarta carreira.

6- Daqui para frente o passo número 5 deverá ser repetido em todos as carreiras que você quiser a parte da saia mais fechada.

7- Terminada essa parte, para dar mais leveza a peça, faça duas carreiras de pontos colocando sempre um ponto duplo sobre o último ponto da segunda. Esse passo deverá ser feito até completar 50 carreiras. Agora você já pode pedir a sua saia, se o comprimento chegou a 72 centímetros, podemos passar para a próxima fase ou experimente para ver se está no comprimento que você quer. Se tiver comprida, desfaça e se tiver curta, faça mais carreiras.

8- Para iniciar o acabamento da sua saia, caso o comprimento seja aquele adequado, faça uma carreira de dois pontos, e em cada uma delas termine com um ponto duplo em cima da última. Faça isso até completar oito carreiras. Para arrematar use a tesoura e corte a linha deixando uma distância de 10 centímetros do ponto final. Depois com a agulha puxe esse último e passe por dentro.

9- Coloque a saia do lado que foi trabalhado, isto é, a parte interna, virada para você. Pegue o trabalho em dobre ao meio, já que até então você tem uma peça única e aberta. Coloque em modo que as bordas da saia fiquem sobrepostas e com uma linha de mais ou menos dois metros comece a costurar os lados da saia. Faça isso usando a agulha de crochê, entrando e saindo com a agulha. No final é só amarrar a linha na agulha, faça isso três vezes e depois puxe. Será criado um nó forte e seguro, que garantirá que a sua saia não se dividirá de novo.

10- Agora é só virar a saia de novo e a costura que foi feita na lateral ficará para dentro.

11- Se quiser faça uma correntinha e passe por dentro para deixar a saia mais estreita na cintura ou na hora de fechar um lado no outro, deixe um espaço no início, na parte que fica perto da cintura e coloque um ou mais botões dependendo do espaço reservado por você.

Vídeos de Passo-a-Passo de Saia de Crochê

Imagem de Amostra do You Tube

Imagem de Amostra do You Tube

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>