Como Fazer Sachês Perfumados

A cozinha é um lugar agradável  de se ficar, mesmo quando você não é um mestre em fazer comidas elaboradas. Para quem gosta de estar sempre pertos dos deliciosos ingredientes do jantar e sentindo aquele cheirinho de tempero no ar com certeza considera a cozinha um dos melhores cômodos da casa. Sendo assim, nada melhor do que perfumar o lugar e deixa-lo ainda mais atrativo, tanto para as visitas quanto para os moradores e frequentadores assíduos do local. Por isso, neste artigo, você vai aprender como criar pequenos sachês perfumados com diversos ingredientes dentro, criando uma verdadeira mistura de aromas específicos!

Como Fazer Sachês Perfumados

Como Fazer Sachês Perfumados

O Que São Sachês

Sachês podem servir para diversas coisas, mas a sua função  característica principal é armazenar alguma coisa. Em festa por exemplo, os organizadores usam sachês para guardar doces. Em eventos infantis, os sachês viram sinônimos de diversão com diversos brinquedinhos dentro. Porém, na maioria das vezes, os pequenos saquinhos de armazenamento viram ótimos propagadores de aromas deliciosos.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=hHit-of7YYY[/youtube]

Perfumando o Ambiente

Geralmente, os sachês vêm armazenando pétalas de flores e qualquer elemento que possam perfumar um ambiente. Em locais mais específicos como a cozinha, os sachês vêm acompanhados de folhas de tempero e outras especiarias. O aroma desejado também poderá se propagar de acordo com o material de que o sachê é feito. Por isso, é preciso prestar bastante a atenção na hora de criar o seu próprio.

Perfumando o Ambiente

Perfumando o Ambiente

Decoração De Design

Muitas vezes, os sachês não servem apenas para deixar aquele cheiro agradável pela casa ou no carro, dentro do armário e seja lá onde for. Eles podem servir como ótimos elementos decorativos, isso quando feitos com um design próprio para enfeitar. Estilizar e personalizar o sachê também faz parte do seu processo criativo. Uma dica muito legal é criar os sachês para a cozinha em formato de frutinhas ou legumes. Assim, ele não vai perfumar somente todo o ambiente como também enfeitar e dar um toque decorativo ao ambiente!

Aromas Diversos

Existem diversos aromas que com certeza vão combinar com qualquer cozinha. Antes de começar a aprender a preparar o seu próprio sachê, saiba quais são os cheirinhos mais comuns para a cozinha e comece a ter as suas próprias ideias para perfumar! Confira abaixo:

  • Cravo da índia
  • Folhas de alecrim
  • Maça verde
  • Canela
  • Cravo
  • Aniz
  • Pimenta
  • Folhas de louro

Já estão prontos para começar a produzir o seu próprio sachê perfumado? Aprenda logo abaixo como começar a fazer.

Como Fazer?

Para fazer os sachês perfumados para colocar na sua cozinha, confira primeiro o material que você irá precisar. Vale lembrar que o processo é simples e barato, já que as matérias primas são de baixo custo, bem como os temperos que serão colocados dentro do saquinho.

1. Material Necessário

  • Tesoura para tecido
  • Pistola de cola quente
  • Canela e cravo (opcional)
  • Aniz estrelado
  • Sementes de urucum
  • Tecido de algodão cru
  • Palha da costa
  • Cordões ou fios vermelhos

Neste caso, uma dica é misturar aniz, canela e cravo para produzi um sachê com um cheirinho bem gostoso para a sua cozinha. Confira o modo de fazer:

2. Modo De Fazer

  • Para começar, recorte um molde qualquer que você desejar. Baixe o arquivo em PDF e imprima para recortar posteriormente. Obviamente, o seu molde deverá ser em forma de saquinho.
  • Recorte a juta no formato do seu molde. Para isso, tenha o mesmo já recortado. Coloque-o logo acima do tecido e use a tesoura para acompanhar os traços do papel. Se achar esta etapa difícil, use um lápis bem fraquinho para desenhar o molde na juta e depois recorta-lo com mais facilidade bem em cima do traço
  • Costure o saquinho de juta pelas laterais, deixando a parte de cima aberta. É nesta parte que os temperos para dar o aroma ideal serão colocados no final do processo. Vire a juta do lado certo e vá desfiando a parte de cima para dar um acabamento bacana.
  • Agora, é hora de enfeitar o saquinho por fora e dar aquele ar decorativo à ele. Use sementes e a sua imaginação pra criar um desenho estilizado. Use as sementes de urucum para fazer um circulo e no centro dele, coloque a semente de aniz estrelado para combinar com o local, ou seja, a sua cozinha. Use cola quente para fazer a colagem dos elementos por fora do seu saquinho.
  • Usando um molde retangular, faça uma espécie de saquinho de papel e preencha-o com algodão. É ai que você vai poder colocar as suas especiarias e depois de armazena-las bem no molde retangular com algodão, coloque-o pela parte aberta do seu sachê de juta. Um conselho é usar pauzinhos de cravo e canela como recheio, mas é obvio que você pode combinar outros aromas usando elementos diferentes para perfumar.
  • Feche o retangulozinho de algodão com as mãos, formando uma espécie de travesseiro. Coloque dentro do saquinho de juta e prepare-se para costurar o sachê.
  • Para fechar, use fios de palha, fitas de cetim e qualquer elemento que você possuir para amarrar. Faça um laço e se quiser personalizar um pouco mais, ai é com você! Trace tudo junto e dê aquele acabamento para que o seu sachê não corra o risco de se abrir em hipótese nenhuma.

Dicas

  1. A juta é um tecido considerado rústico e muito usado para a produção de sachês e outro objetos artesanais. Por isso, a sua decoração poderá ser feita não só com elementos de cozinha como sementes e temperos. Você pode usar contas de cerâmica, aplicações em tecidos para combinar e até mesmo costura em ponto e cruz, criando desenhos bem interessantes.
  2. Neste caso, não é aconselhável usar rendas para customizar o seu sachê. Vale lembrar que ele irá ficar na sua cozinha e este tipo de tecido pode sujar facilmente, sem contar que ele absorve muita gordura. Por isso, na hora de decorar o seu saquinho perfumado, evite estes materiais e use algo mais prático como a própria juta e palha, ou seja, materiais que não se sujam facilmente e que são bem baratos de adquirir.

Escrito por Jéssica Monteiro da Silva

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=SVvTrEXbX3U[/youtube]

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Passo-a-passo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Adorei as matérias inclusive sobre pequenos jardins, muito grata, Luziene.

    Luziene Bohnke 16 de abril de 2014 3:16 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *