Como Fazer Quadros Vintage: Passo a Passo e Dicas De Decoração

Quadros deixam qualquer parede mais charmosa. Os quadros passeiam por diversos estilos de decoração pois podem ter várias formas, cores e texturas. Porém alguma dicas valem para todos os tipos de quadros. Nesse post você vai conferir dicas e também um passo a passo bem fácil de como fazer um quadro vintage. Esse quadro vintage serve também como um mural, você pode colocar mais elementos decorativos dentro do quadro ou fixar fotos. A sugestão para reforçar a cara vintage desse quadro é colocar fotos impressas do instagram. Confira o passo a passo abaixo:

Você Vai Precisar De:

  • Cola branca do tipo Cascorez
  • Tinta acrílica para artesanato ou tinta pra madeira na cor que você preferir
  • Pincel médio para usar com a tinta e outro largo para passar a cola
  • Um pedaço de tecido estampado com motivos vintage para cobrir a cortiça
  • Um quadro de cortiça do tamanho que preferir
  • Uma régua ou uma fite métrica e um lápis
  • Papéis de rascunho ou jornal velho
  • Uma faca sem ponta ou uma espátula para empurrar o tecido para entre a cortiça e a moldura
  • Uma tesoura afiada

Como Deixar Esse Quadro Vintage?

Escolha um lugar que você possa fazer uma pequena bagunça e que, principalmente, seja arejado. A dica é fazer esse artesanato ao ar livre ou próximo de uma janela. Forre o chão com o jornal velho ou com os papéis de rascunho, esse será o seu espaço para o artesanato.

Desmonte o quadro e pinte a moldura com a cor que você escolheu. Lembre se de pintar cada detalhe da moldura, para que o acabamento fique o melhor possível. Agora deixe a moldura secando ao vento e sob a luz indireta do sol. Se quiser deixar o quadro completamente vintage, vale passar um pouco de lixa em algumas partes da moldura, depois de seca, para deixar ela com cara de desgastada, de antiga.

Enquanto a moldura estiver secando, aproveite para fazer um truque que faz toda a diferença no trabalho final: pinte a cortiça na cor  branca. Assim a cor natural da cortiça não vai interferir na cor da estampa. Espere a cortiça secar.

Usando a régua e o lápis, tire as medidas da cortiça e recorte o tecido com meio centímetro a mais do tamanho total da cortiça. Depois que a cortiça estiver completamente seca, posicione o tecido recortado na cortiça, esticando bem o tecido. Empurre as bordas do tecido para o verso da cortiça. Ou, se você não conseguir desmontar o quadro da cortiça, use a espátula para empurrar as pontas do tecido para entre a moldura e a cortiça.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=NHEh0GOdr_w[/youtube]

Logo em seguida utilize o pincel largo para passar a cola branca por cima de todo o tecido que recobre a cortiça. Isso servira para impermeabilizar o tecido. Espere secar e, caso tenha desmontado o seu quadro, coloque a cortiça de volta na moldura.

Caso tenha sobrado tecido, para deixar ainda mais bonito o seu quadro vintage, faça uma alça com uma faixa desse tecido. Está feito o seu quadro vintage!

Esse quadro, que ainda serve como um mural super estiloso, pode servir para colocar as fotos impressas do seu instagram ou para colocar os recadinhos de tarefas que você tiver para fazer. Lembre se de que o clima retro do quadro fica por conta da estampa que você escolher para recobrir a cortiça.

Dica 01:

Logo abaixo você vai encontrar cartazes de pin-ups em alta definição. A dica é imprimir os cartazes que você mais gostar e colocá-los em molduras para decorar algum ambiente. As molduras, para ficarem com uma cara bem retro, devem ser pintadas segundo o passo a passo acima. Confira os cartazes:

Dica 02:

Sabe aquelas paredes cheias de quadros pequenos, médios e grandes e com diferentes molduras, são uma graça não é mesmo? Confira na imagem abaixo sugestões de Omo dispor vários quadros numa mesma parede. A dica desse tipo de decoração é misturar cartazes de propagandas antigas, pôsteres de pin-ups e fotos de quando você era criança em diferentes molduras para colocar na parede.

Dicas De Como Fazer Do Quadro Vintage a Estrela De Uma Parede:

  • Quando for colocar o quadro na parede, escolha o local em que houver maior iluminação, assim ele ficará mais visível.
  • Os quadros vintage por ficar desconexos com o ambiente se não houver mais nada que lembre o estilo vintage na decoração desse ambiente. Portanto invista em outras pecas vintage para decorar o ambiente que terá o quadro vintage. Vale um despertador nas cores retro, um telefone antigo, almofadas com estampas na mesma cor da estampa do quadro que você fez, ou qualquer outro elemento que você queira usar para decorar esse ambiente com ares de passado. 
  • Uma forma também muito estilosa de dispor um quadro em uma parede é apenas encostando o nela, ou seja, sem pendurá-lo, sem usar parafuso, sem correr o risco de furar um cano de água! mas essa dica só vale para os quadros com mais de um metro de altura, senão o seu quadro não vai chamar a atenção.[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=0wlHwQ5S9VE[/youtube]
  • Caso você tenha gostado de idéia de simplesmente encostar o quadro na parede mas ele não é um quadro grande, vale colocar sobre uma estante. Assim o quadro terá mais destaque.
  • Se você for usar apenas um único quadro para decorar a parede, opte por colocar o quadro na altura dos olhos. Assim fica mais fácil dele ser visto.
  • Quer chamar mesmo a atenção para o seu quadro? Experimente deixá-lo levemente torto na parede. Mesmo que a sua visita não sofra de TOC, ela irá reparar no seu quadro!
  • Os quarós com cortiça são leves e, portanto, basta uma boa fita adesiva do tipo dupla face  para fixar o quadro na parede.
  • Se a parede já for uma parede colorida, escolha pintar a moldura com uma cor complementar à cor da parede. Por exemplo, se a parede for amarelada pinte a moldura com algum tom de roxo. Ou se a parede for rosada, pinte a moldura com um tom esverdeado. Ou se a parede for alaranjada, pinte a moldura com um tom de azul. 
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Passo-a-passo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *