Como Fazer Porta-Lápis Com Garrafa Pet

A reciclagem é uma das formas mais eficazes de se salvar o planeta. Muita gente acha que não é o bastante e que muito trabalho ainda precisa ser feito. é importante lembrar que a reciclagem é só o primeiro passo, mas é uma etapa muito importante na conservação do planeta Terra. Um exemplo disso é a reutilização de garrafas pet para criação de produtos artesanais e que, muitas vezes, se transformam em maravilhas decorativas. Neste artigo, você vai aprender a fazer um porta-lápis incrível usando apenas este material de plástico que faz tão mal à natureza.

Uma Coisa Chamada Reciclagem

Nos colégios e universidades, já não se fala em outra coisa: Reciclagem. Ela está realmente famosa pois a situação ambiental do planeta não é nada agradável. Muitas toneladas de lixo são despejadas em todo o planeta e que não possuem a sua devida separação ou, o mais importante, a devida reutilização. Existem diversos tipos de materiais que são jogados fora e que poderiam ter um fim reciclável para ajudar a melhorar a situação da natureza.  Um exemplo disso são os materiais como:

Criativo

Criativo

  • caixinhas de leite e papelão no geral
  • Isopor
  • alumínio em latinhas
  • plástico no geral
  • vidro
  • madeira
  • resíduos orgânicos
  • resíduos radioativos
  • resíduos ambulatoriais e de serviços de saúde
  • metais no geral
Todos os materiais acima podem ser devidamente separados e preparados para a reciclagem. É possível ver pelas ruas do país, muitas lixeiras que fazem este trabalho. Portanto, respeite a natureza e procure ajudar da melhor maneira possível!

As Vantagens da Reciclagem

A reciclagem não é somente importante no âmbito ambiental. Ela tampem ajuda na evolução econômica e social do país. Se feita da melhor maneira possível, a reciclagem ajuda na diminuição do acúmulo de materiais e resíduos, ajudando a acelerar a produção de novos produtos.

No que se relaciona à economia, a reciclagem contribui para o melhor uso dos recursos naturais oferecidos aos seres humanos. Além disso, é capaz de ajudar na reposição daqueles recursos que são considerados passíveis de reaproveitamento.

Socialmente falando, a reciclagem melhora a qualidade de vida da população. Este trabalho tem gerado novos empregos, a elaboração de projetos e melhora na educação do país. Nas camadas mais pobres da sociedade, a reciclagem contribuiu para que novos postos e rendimentos úteis surgissem nessas áreas e ajudassem no acesso a informação. No Brasil, por exemplo, catadores de lixo ajudam a separar o material reciclado e acabam usando a própria reciclagem para sobreviver e gerar renda.

Imagem de Amostra do You Tube

O Politereftalato de Etileno

O Politereftalato de etileno é um nome muito estranho aos olhos de muita gente. Porém, reparem primeiro nas iniciais desse título tão assustador: P,E e T. Juntas, essas letras forma o PET. As garrafas PET são feitas exatamente dessse material, que é considerado um polímero de cadeia longa, muito usado para a produção de outros materiais plásticos também. O PET possui baixo efeito em sua decomposição e por isso, é tão prejudicial ao meio ambiente.

Já existem projetos que visam a transformação das garrafas feitas em PET em objetos decorativos ou qualquer outra utilidade que ele possa vir a ter depois de seu uso habitual. Um exemplo disso são os pequenos vasinhos para plantas que muitos jardins hoje em dia adotam. Um outro objeto muito produzido com a ajuda do PET são os porta-lápis recicláveis.

Imagem de Amostra do You Tube

Porta Lápis de Garrafa Pet

Quer uma ideia para começar a reciclcar e ajudar o meio ambiente inteiro? Está na época de aulas e os seus lápis e canetas ficam sempre espalhados pelas mesas, não é? O trabalho com desenho, folhas de papel e muitas canetinha sempre deixa a sua casa uma bagunça! Por isso, nada melhor do que ter um porta-lapis. Melhor ainda se ele for feito por você mesmo através da boa e velha reciclagem. Vamos aprender como é que faz? É muito simples!

1. Material Necessário

  • Três garrafas pet de 2 litros na cor verde
  • Duas garrafas de pet de 2 litros na cor branca
  • régua
  •  pincel
  •  tesoura
  •  barra redonda para fazer uma perfuração com 2,5 cm de diâmetro
  •  chapa de metal com espessura de aproximadamente 1 cm ( 17 x 17 cm)
Coloridos

Coloridos

2. Como Fazer 
  • - Primeiro, não se esqueça de retirar os rótulos de todas as garrafas. Depois, com a ajuda de uma régua, marque o diâmetro que você quiser para recortar depois. Faça isso bem na boca da garrafa! Não esqueça també de marcar  parte inferior da garrafinha.
  • - Para que a garrafa fique lisa nas partes recortadas, use uma chapa quente para tal fim. Não deixe que esta etapa do processo seja feita por crianças!
  • - Hora de fazer o acabamento total no bico da garrafa! Marque-o com a ajuda de um pincel e faça uma divisão do mesmo em quatro parte siguais.
  • - No centro de cada linha marcada, faça um furo e esquente as partes recortadas da garrafa de novo para que ela alise novamente e o furinho se abra com mais facilidade. Se achar mais conveniente, faça os furos com a tesoura.
  • - Das garrafas que restaram, recorte os gargalos e use novamente a técnica do aquecer para alisar! Isso dará um acabamento melhor ao seu porta-lápis. Assim, coloque os gargalos no bico pela parte inferior e os lacres pela parte superior.
  • - Encaixe o bico da garrafa no fundo para terminar a produção do seu porta lápis do jeitinho que você imaginou.
  • - Para dar uma personalizada com a sua cara, use spray colorido ou de uma cor só para enfeitar o seu porta-lápis que, a essa altura, já estará prontinho para ser usado.

Para Conferir O Passo A Passo Em Formato de Imagens , Dê Uma Olhada Nos Links Abaixo:

http://2.bp.blogspot.com/-Q4llw0z0DsM/UZFx9fWJBjI/AAAAAAAAWc8/b2dWf7hpNKA/s320/rb.jpg
http://1.bp.blogspot.com/-bDS0tc4yXIk/UZFx9lhjRSI/AAAAAAAAWc4/PDNkGaUacSs/s320/rc.jpg
http://4.bp.blogspot.com/-jF9cj2NN1Bw/UZFyXQcXc6I/AAAAAAAAWdU/Jzaid-Z5J_4/s320/rc.jpg

Vídeo

Você está com algum dúvida ou quer criar um outro modelo de porta-lápis de acordo com a sua imaginação? Não tem problema! O importante é a ideia da reciclagem das garrafas pet. Por isso, que tal assistir à um vídeo bem interessante para te ajudar? Clique no play logo abaixo e faça o seu próprio porta-lápis!
Imagem de Amostra do You Tube
Escrito por Jéssica Monteiro da Silva

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>