Como Fazer Organizador De Talheres

Nos dias que vivemos atualmente, estamos vendo um mundo reciclável, onde tudo é reaproveitado, por isso a dica a seguir é para você usar sua criatividade, colocá-la para fora e desta forma modificar, reutilizar e organizar a sua casa. Aprenda a fazer um organizador de talheres.

Decore, Organize e Reutilize.

A vida é corrida demais para perdermos tempo procurando uma faca, em uma gaveta lotada de colheres, por isso “é hora de colocar a mão na massa e matar dois coelhos com uma cajadada só”.

Parece exagero ou propaganda enganosa, mas decorando sua cozinha com um lindo organizador de talheres artesanal, além de ter um objeto de decoração feito por você,  ainda solucionará a problemática das gavetas, tornando fácil a atividade de encontrar um talher sem enfrentar a tormenta que é na hora de procurar na gaveta do armário. Além de ser muito útil e você ter a solução de dois problemas de uma forma simples.

Certamente você tem uma gaveta do armário da cozinha destinado somente para os talheres e itens similares. Interessante frisar que quando a cozinha é novidade, você é recém-casado ou coisa do tipo, você cuida de pequenos detalhes, inclusive de comprar um separador de talheres de plástico e colocar dentro da gaveta para facilitar sua rotina, mas acontece que devido à usabilidade dessa gaveta e quando cozinhar não é um hobby e sim uma necessidade, sem ter tempo exclusivo para a delicadeza, rapidamente os talheres se misturam.

Até por que esse artigo é raso, e acaba que involuntariamente permitindo que um talher passe para o outro lado da barreira com qualquer pequeno movimento. Outro caso distinto é quando a cozinha já é veterana na casa, e a gaveta dos talheres é uma zona por que não há separação de faca, garfo, colher, conchas, abridor de lata, etc.

Faça o Seu Organizador De Talheres

Acontece que você pode criar um fácil mecanismo para organizar sua gaveta, melhorando a estética da sua cozinha e facilitando a sua vida:

A primeira coisa depois de retirar da gaveta tudo aquilo que não é para estar ali, é contar quantas separações você precisa fazer para organizar seus talheres. Normalmente precisa-se de pelo menos um espaço para cada talher diferente considerando apenas função, como um espaço para colher, um para garfo e outro para faca por exemplo. Se houver muitos a serem separados e a gaveta comportar, você pode separar também por tamanho.

Depois tire as medidas da sua gaveta e divida igualmente pela quantidade de espaços que você ira precisar, considerando que as divisórias serão posicionadas paralelas as laterais da gaveta.

Só depois de marcar na gaveta discretamente a posição de cada separador, você irá riscar um retângulo sobre um material conservado do tipo papel Paraná, papel capa ou qualquer papelão resistente que possa ser utilizado no meio culinário sem riscos a saúde. Cujo o comprimento é proporcional a medida maior da gaveta (medida da lateral) e a largura é equivalente a altura que se quer dar ao separador. Lembrando ainda que para a altura deve-se considerar a quantidade de talheres, quanto mais talheres maiores deve ser a altura do separador, sendo desse modo uma medida proporcional.

Lembrando que você deve recortar esse retângulo acrescente a altura de dois centímetros que posteriormente serão vincados com o auxilio de uma régua e usados como base de sustentação para o separador.  Depois do seu retângulo pronto e com margem, tendo cortado e dobrado a aba apenas para reforçar o movimento, e depois de movimente a aba para a posição inicial e passe para o próximo passo. Você deverá envolvê-lo com um plástico colorido, do tipo sacola estampada de presente.

Para fixar o plástico ao papelão, você ira utilizar cola de isopor pacientemente para colar o plástico no papelão como se estivesse cobrindo um presente, só que dessa vez essa embalagem não pode estar frouxa sobre o presente, e com direito a dobras e um bom acabamento em fita adesiva transparente, que por sua vez deverá garantir o isolamento do papelão, por motivos estéticos e de higiene.

Depois de pronto, lembre-se de usar uma régua para vincar os dois centímetros anteriormente destinados para serem utilizados como base. Depois de totalmente seco, posicione seu primeiro separador na gaveta para entender o funcionamento e sentir-se estimulado a repetir o processo.

Lembre-se que o comprimento é equivalente a lateral da gaveta, e a altura é paralela a altura da gaveta, se houver duvidas é só lembrar que é um separador então tem que ficar armado como se fizesse parte da gaveta, aquela dobrinha feita deve ficar rente ao fundo da gaveta funcionando como um “pé”.

Viu como é fácil?Agora repita quantas vezes for suficiente para você e organize sua gaveta, seja ela qual for, afinal essa dica ou outra muito parecida pode ser usada também em gavetas de diversos moveis da casa para organizar diversos pequenos itens de utilidade domestica;

Outra boa ideia, só que dessa vez mais exposta é montar um organizador criativo para o centro da sua mesa de jantar: Junte três copos de vidros tamanho médio do tipo embalagem de requeijão que encontramos no mercado. E depois de vazio, limpo e sem o rotulo vocês devem escolher um tecido plano de preferência estampado e divertido para ser colodo ao redor de cada copinho desses.

Escolha um lado copo revestido e decore com fitilho, botões, paetês, e crie um novo copo diferente. Depois que os três copos ficarem prontos junte-os e cole-os, um mais próximo do outro possível, de modo que os três copos de encontrem mutuamente. Agora com um fitilho mais grosso e incomum envolva os três copos juntos, criando um laço elegante. Depois dos copos prontos você irá preencher ele com os talheres mais usados durante as refeições e decorar a mesa de jantar.

Agora que você já sabe como fazer seu organizador de talheres, pode separar o material e deixar sua cozinha, além de mais bonita, muito mais prática e eficiente. Agora você terá mais gosto para cozinhar e até para mostrar sua cozinha, por isso não deixe de fazer e de usar.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=JEZacdwT5f8[/youtube]

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Passo-a-passo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *