Como Fazer Malas Decorativas

A customização é uma das técnicas mais usadas hoje em dia no universo do artesanato. Muitos artistas possuem sempre uma ideia quando o assunto é reinventar um objeto e é a customização do mesmo que fazem muitas peças antigas, se tornarem totalmente novas. As maletas por exemplo, sempre foram objetos muito úteis para o dia a dia, não só para quem pensa sempre em viajar, mas também para quem está sempre querendo se organizar. Para decorar as suas maletas, dê uma olhada aqui neste artigo!

Como Fazer Malas Decorativas

Como Fazer Malas Decorativas

Maleta Porta-trecos

Usar uma maleta apenas para guardar coisas como brinquedos, roupas, materiais no geral e outras coisas que sempre vivem espalhadas por ai, é uma das coisas que mais as pessoas fazem hoje em dia. Ninguém mais quer ver as coisas em completa organização e muitas vezes são estes grandes ( ou até mesmo pequenos) objetos que fazem até mesmo os mais jovens artistas a colocarem a mão na massa.

Para fazer uma maleta porta trecos com as suas próprias mão e sem gastar muito dinheiro, basta ter um pouco de criatividade e disposição. Quem ama arte e, principalmente artesanato, sabe como é simples e prático criar a sua própria maletinha. Veja o passo a passo abaixo com a ajuda de um vídeo muito interessante!

1. Material Necessário

  • Caixa de sapato com uma tampa embutida
  • EVA que seja liso da cor de sua preferência
  • EVA de cortiça natural ou plush na cor que desejar
  • Caneta para retroprojetor preta ou qualquer outra que for da sua escolha
  • Tesoura
  • Cola Instantânea ( muito aconselhável para este tipo de passo a passo)
  • Estilete ( cuidado se tiver crianças por perto!)

2. Moldes Para Utilizar

Para criar a sua maleta decorativa usando a caixa de sapato com a tampa embutida, é preciso recorrer a um molde bem prático. O molde irá variar de acordo com o tamanho da sua maleta, É muito importante escolher logo esta medida antes mesmo de se orientar pelo molde escolhido. Veja abaixo a imagem de um molde que pode ser vir muito bem para a produção da sua maleta decorativa:

Moldes Para Utilizar

Moldes Para Utilizar

3. Vídeo

Agora que você já escolheu o tamanho da sua maleta e já viu o seu molde, é hora de colocar a mão na massa e produzir o seu porta-trecos. Com o vídeo abaixo vai ficar muito fácil começar a sua criação. Não esqueça que a imaginação é muito mais importante que a técnica. Confira:

[youtube]http://youtu.be/JGILarURvnY[/youtube]

Decorando Uma Mala Antiga

Quem acha que não tem a menor chance de criar uma maleta com as próprias mãos, usando caixas de sapato ou outros tipos de materiais, pode escolher outro método para criar uma peça super bem feita. Sabe aquela maleta antiga que está na sua casa te atrapalhando? Se você não usa mais, poderá começar a dar uma nova cara para ela e assim, outros destinos. Quer saber como decorar uma maleta antiga com o seu estilo e personalidade? Veja o passo a passo logo abaixo!

As vantagens de customizar um objeto que já não é utilizado é simples: ele pode ser usado para novos fins ou até mesmo para tarefas antigas, além de ser um ótimo elemento de decoração. No caso das maletas antigas personalizadas, a principal função poderá abranger todas as opções citadas acima.

1. Material Necessário

  • Limpador de superfícies delicadas ( para realizar a primeira etapa da sua criação)
  • Enfeites diversos e bastante coloridos, que tenham tudo a ver com o dono
  • Tinta
  • Tecido
  • Tesoura
  • Cola

2. Como Iniciar a Decoração?

  • – O primeiro passos é o mais rápido e simples, mesmo que as outras etapas também não sejam diferentes. Pegue algo para limpar a sua maleta, por dentro e por fora que já deve estar guardada a um tempão. Use produtos diversos para limpar superfícies delicadas, mas evite aqueles que manchem ou arranhem a sua maleta. Para isto, use sabão neutro diluído em água se a sua maleta for de vinil ou feita de couro leve. Para este último material, você pode usar ainda outros materiais de limpezas próprios para couro.
  • – Nesta etapa, vai comer a customização! Lembre-se de usar miçangas, adesivos diversos, strass e outros. Lembre-se de fazer uma decoração que reflita a sua personalidade. Se você for usar a maleta para decoração, use materiais que combinam com o design do seu quarto, sala de estar e seja qual for o ambiente a ser enfeitado. Use carimbos de locais que você já visitou ou adesivos que parecem cartões postais. A ideia é usar a maleta velha como um verdadeiro mural do viajante.
  • – Se quiser muito brilho e atenção para a sua maleta, use adesivos em strass. Use as letras do seu nome ou elabore frases dos seus cantores ou pensadores favoritos. Procure decorar a mala inteira, refletindo seus gostos pessoais como filmes, bandas, esportes e outras atividades que não podem faltar no seu cotidiano!
  • – Se não quiser optar pelos adesivos, use o seu talento para a pintura. Use os seus dotes artísticos para pintar uma borboleta bem grande na superfície da sua maleta ou quem sabe um buquê de flores que mostre quais são as suas favoritas. Abuse das cores e dos seus gostos pessoais para ir decorando a sua maletinha antiga. Uma dica é usar tinta de artesanato própria para o material da mala que você escolheu, seja couro ou vinil e até mesmo tecido.
  • – Não esqueça que o interior da mala também é muito importante. Use tecidos e forre a maleta por dentro, de forma que o material usado não estrague as suas roupas e os outros materiais que serão colocados lá dentro. Use um pedaço de tecido ligeiramente maior do que a mala e depois recorte as dobras quando já tiver encapado o interior por completo. Use uma cola de secagem rápida para fixar o tecido dentro da sua maleta. Não esqueça de dobrar as bordas do tecido para baixo antes mesmo de colar. Pronto! Use a sua maleta já decorada para o que quiser!

Escrito por Jéssica Monteiro da Silva

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=0iIdqlwKr5s[/youtube]

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Passo-a-passo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *