Como Fazer Lustres Artesanais: Dicas Variadas

Alguns itens decorativos são bem interessantes para dar um ar mais refinado para a sua casa. Os lustres são peças com bastante informação decorativa e que contribuem para deixar os seus espaços com uma decoração mais elegante. Se você deseja contar com uma peça dessas que tenha mais o seu estilo vai gostar da ideia de fazer um lustre artesanal.

O grande objetivo em fazer lustres artesanais é poder criar uma peça que esteja mais dentro do que você deseja, além de economizar também. Quem gostar do processo de criação poderá até mesmo pensar na possibilidade de ganhar um dinheiro extra. Confira as dicas para começar agora mesmo a fazer os seus lustres artesanais.

Imagem de Amostra do You Tube

Tutorial De Como Fazer Um Lustre Artesanal

Materiais Necessários

  • Sisal ou ráfia
  • Cola branca
  • Bola de plástico grande
  • Imã

Como Fazer

Passo 1: O primeiro passo para confeccionar o seu lustre artesanal é fazer um círculo no pino da bola, esse desenho indicará a parte de baixo do lustre pela qual a bola será removida quando terminarmos o procedimento.

Passo 2: Com a ajuda de um pincel largo você deverá passar a cola na bola. Passe a cola em partes, faça camadas abundantes de cola para garantir que não irá secar antes da hora.

Passo 3: Enquanto a cola ainda estiver molhada você deverá ir enrolando a ráfia ou sisal em volta da bola. Faça voltas inteiras e passe os fios uns sobre os outros de forma que a trama fique bem fechada.

Passo 4: Se alguma parte não ficar bem aderida você poderá passar mais um pouco de cola sobre os fios. Em seguida deixe secando e espere até estar bem seco.

Passo 5: Remova o pino da bola para que ela esvazie e puxe a mesma pela abertura.

Passo 6: A fiação deverá ser passada pela parte de cima, pela abertura que está na parte de baixo e deverá ser concluída com a instalação do soquete e também da lâmpada do seu lustre.

Outras Dicas

O tutorial acima é bem interessante, mas existem outras formas de criar lindos lustres artesanais. Para te ajudar nessa tarefa de criar uma peça que tenha a ver com a sua decoração e que seja divertida de fazer elaboramos algumas dicas que você confere abaixo:

Outras Dicas

Lustres Artesanais

Lustre De Garrafas

Quem está querendo uma peça para decorar um bar, por exemplo, ou somente dar um toque diferenciado para algum ambiente mais descontraído como uma sala de jogos ou uma sala de estar pode usar essa ideia das garrafas. Basicamente você precisará de uma estrutura para prender as garrafas como essa que aparece na imagem e depois deverá encaixar as mesmas de forma bem firme.

Prenda essa estrutura em volta da lâmpada e quando acendê-la terá uma linda surpresa iluminada. Use a sua criatividade para confeccionar esse tipo de peça e tenha a certeza de que as garrafas estão bem presas para não causar nenhum acidente no futuro. Um lindo lustre feito de garrafas vai dar outro visual para a sua casa.

Lustre De Garrafas

Lustre De Garrafas

Lustre De Gaiola

Outra dica legal para criar lustres diferenciados é utilizar aquelas gaiolas de passarinho como base da peça. Ao invés de prender os seus passarinhos na gaiola você pode usar essas peças como um lustre. Prenda a gaiola no teto e deixe a lâmpada lá dentro, pois ela não tem problema se ficar presa.

Você ainda pode procurar por gaiolas que tenham formatos diferenciados para dar mais graça ao resultado do seu lustre. O que importa é ser criativo e que a peça fique bonita, lembre-se de pensar em forma de manter as gaiolas bem presas para que o seu lustre fique parado no lugar.

Lustres Com Pedras

Quem deseja transformar o seu lustre numa peça mais interessante e diversificada pode contar com a ajuda de pedras como aquelas utilizadas para criar bijuterias. Basta que você escolha as pedras que considera mais bonitas e depois faça arranjos com elas de forma que possam ser acopladas a um lustre que você já tenha na sua casa.

Outra possibilidade é usar uma base e prender os filamentos criados com as pedras de forma a criar a peça totalmente. De qualquer forma que seja as pedras ajudam a deixar o lustre com um visual muito bonito.

Personalizando Com Recortes

Outra maneira bem legal de contar com peças artesanais em casa é utilizar técnicas de personalização como, por exemplo, recorte. A dica é fazer alguns desenhos na peça com um lápis HB e com a ajuda de uma tesoura ir destacando as formas da peça. Para que dê certo é importante ter habilidade com trabalhos manuais e claro o material de que é feito o lustre permitir a intervenção da tesoura.

Quem tem um pouco mais de habilidade com trabalhos manuais pode criar peças mais elaboradas e criadas quase que artisticamente. Na peça foto, por exemplo, foram cortadas várias peças com a forma principal e depois elas foram unidas em volta da lâmpada.

Renda Extra

Os lustres artesanais bem como as peças que são modificadas podem te ajudar a conquistar uma renda extra. Tudo depende de você se dedicar a criar e desenvolver um trabalho que tenha diferenciais relevantes. Pense em algo diferente de tudo o que você já viu nas lojas e como isso pode agregar mais beleza na casa das pessoas que comprarão os artigos de você.

Quanto mais criativo você for na criação dos seus conceitos e peças mais poderá agregar valor financeiro nas suas peças. A dica é ter paciência quando forma criar os primeiros lustres, pois nem sempre de primeira esse tipo de trabalho sai como o esperado. Os lustres artesanais dão um toque muito legal na decoração.

Escolhendo Materiais

Como vimos ao longo do artigo todo tipo de material é válido e pode se transformar num lindo lustre. Para escolher as melhores matérias-primas a dica é pensar no trabalho que elas darão para confecção das peças bem como na maneira como você poderá utilizá-las para fazer lustres. Com prática ficará cada vez mais fácil fazer as escolhas certas.

Imagem de Amostra do You Tube

Posts Relacionados

2 comentários

  1. Lindo os lustres desejaria fazer uns dois para a decoração do casamento da minha filha,

  2. Maria de Lourdes da Rosa

    Gostei de todos, mais o que mais me inspirou foi o de copos de vidro, gostaria de saber como furar os copos. Gostei muito também daquele com pedrinhas e prato plástico, gostaria de receber mais modelos com pedrarias, elas me fascinam

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>