Como Reciclar Papel: Receitas Simples e Práticas

O papel é um dos itens mais utilizados no nossa dia a dia. Somente no Brasil são produzidos cerca de oito milhões de toneladas de papel ao ano e, de acordo com pesquisas os números dessa conta só tendem a aumentar. É sabido que o papel é feito a partir da celulose de alguns tipos específicos de árvores. Uma forma de reduzir o impacto na natureza é reciclar o papel que não será mais usado.

A reciclagem do papel e seus derivados é de máxima importância para o equilíbrio ambiental. Pois ela permite atrasar o esgotamento dos recursos naturais e colabora para controlar os níveis de poluição. Comprar e estimular o uso desse tipo de papel também contribui com essa causa. Vale lembrar ainda que a reciclagem do papel gera empregos e melhora a renda de muitas famílias.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=5Y5wbOCu34s[/youtube]

O Que É A Reciclagem do Papel?

Entende se por reciclagem de papel, o processo de recolher papéis e seus respectivos derivados em desuso para possibilitar a reutilização deles. Os tipos de papéis que permitem a reciclagem são os seguinte: jornal, folhas de caderno, papelão, papel cartão, papel de fax, fotocópias e papel de presente são alguns dos tipos de papel que podem sim ser reciclados. Os que não são recicláveis, são o papel higiênico, papel carbono, papel fotográfico, papel toalha, adesivos e etiquetas.

A reciclagem pode ser feito de modo caseiro ou em escala industrial através de uma operação que separa as fibras vegetais das impurezas. A reciclagem industrial consiste em basicamente três etapas: a preparação da polpa, a remoção das impurezas e o tratamento com produtos químicos. Nas indústrias, as primeiras duas etapas são basicamente as mesmas. O que difere é a terceira etapa, dependendo da textura, cor e qualidade que se quer dar ao novo papel, os produtos químicos irão variar.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=ynJT9oi6p1A[/youtube]

Como É Feito O Processo de Reciclagem Caseira do Papel?

O processo de reciclagem caseira do papel é simples e as receitas de como fazer podem variar. Abaixo seguem duas receitas fáceis de seguir e que podem ajudar a aumentar a renda no fim do mês.

Receita Simples de Reciclagem Caseira:

Você Irá Precisar De:

  • Um liquidificador;
  • Uma colher ou espátula;
  • Um rolo de macarrão, ou uma garrafa, ou um cilindro similar;
  • Uma peneira grande, a maior que tiver;
  • Uma bacia de circunferência maior que a da peneira;
  • Um pedaço de madeira amplo com espaço para usar o rolo de macarrão;
  • Um litro de água;
  • Oito colheres de sopa de amido de milho;
  • Separe cerca de trinta folhas ou pedaços de papéis recicláveis.
Confira As Dicas

Confira As Dicas

Modo de Preparo:

Corte em pequenos pedacinhos em torno de dois centímetros de altura e largura todas as folhas recicláveis de papel;

Coloque no liquidificador os papéis picados, a água, o amido de milho e deixe bater por cinco minutos. Vá aos poucos misturando os ingredientes com a ajuda de uma colher, para não empelotar a mistura;

Desligue o liquidificador e verifique se o conteúdo está, por completo, uma massa pastosa. Se a mistura estiver muito liquida, acrescente mais papéis picados e amido de milho, e ligue novamente o liquidificador. Termine essa etapa somente quando a mistura estiver com uma aparência de massa pastosa;

Coloque um pouco da massa na peneira e aperte contra a peneira para retirar um pouco da água. Deixe secar por cerca de meia hora ao sol.

Estique essa massa quase seca sobre a superfície de madeira com o rolo de macarrão. Procure esticar bem e deixá-la bem lisa. Você pode deixar fininha ou mais grossa, depende do acabamento final que desejar.

Retorne ao sol com a massa esticada, e deixe até secar por completo. Quando estiver totalmente seca, ela se soltará da superfície de madeira.

Está pronta a folha de papel reciclado!

Atenção: as sobras de papel picado ou já batidos no liquidificador podem ser guardadas para receitas futuras, ou separadas para a coleta seletiva. E a água que sobrar despeje n gramado, jardim ou em algum vaso.

Receita Elaborada de Reciclagem Caseira:

Você Irá Precisar De:

  • Papéis usados que iriam para o lixo;
  • Um liquidificador ou triturador;
  • Água quente, mas não fervendo;
  • Um tabuleiro;
  • Uma tábua;
  • Uma rede fina e plana nas medidas do tabuleiro;
  • Panos ou esponjas absorventes;
  • Uma espátula,
  • Um rolo de macarrão ou uma garrafa;
  • Um ferro de passar roupas. 
Passo A Passo

Passo A Passo

Modo de Preparo:

Rasgue todas os papéis até ficarem com cerca de dois centímetros de altura. Despeje no triturador, adicione um pouco da água quente. Bata até que os ingredientes os virem uma pasta macia. Quanto mais aspecto de creme a pasta tiver, mais fino será o papel. O contrario também vale, quanto mais grossa a pasta, mais espesso será o papel no final. Nessa etapa pode se dar dor ao futuro papel com anilina, café ou até mesmo aquarela.

Coloque o restante da água quente no tabuleiro até que cubra a metade dele. Coloque, também, a rede no tabuleiro e despeje sobre essa uma quantidade de massa que caiba na mão. Espalhe com uma espátula, de modo uniforme, a massa sobre a rede. Erga o rede da água e deixe que escorra bem.

Agora muita cuidado! Estique o pano separado para essa receita sobre uma superfície que bata sol e vire a rede contra esse pano. Utilize uma esponja para pressionar levemente a rede. Devagar, retire a rede. Se a folha quebrar ou não se descolar, significa que o papel foi secado demais.

Cubra a folha com outro pano bem esticado e passe o ferro de passar roupas sobre o tecido. O rolo de macarrão pode substituir o ferro de passar roupas. Pois, também ajudará, nessa etapa, a secar o papel.

Apos algumas horas sob o sol, coloque uma tábua ou um compensado de madeira sobre o pano. E em cima dessa tábua, coloque alguns livros ou objetos pesados para fazer pressão. Deixe descansando por um dia. No dia seguinte retire os livros, a tábua e o tecido de cima do papel. Espere mais dois ou três dias para ter certeza de que o papel está bem seco e, por fim, retirar o tecido debaixo do papel.

Após feita a folha, repita essa operação conforme for separando papéis recicláveis e monte um bloquinho de notas ou caderno!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Passo-a-passo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *