Como Fazer Artesanato com Cabaça

Cabaça é o nome mais conhecido, que recebe o fruto da planta chamada cabaceira. A cabaça tem outras denominações: porungo ou porongo.  E, por isso a planta da cabaça também é conhecida com outros nomes além de cabaceira. Ela também é conhecida com os nomes de cabaceiro e porongueiro e na Amazônia o fruto da cabaceira é conhecido pelo nome de jamuru.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=YvLn3QL58Yc[/youtube]

Um Fruto Bastante Utilizado

Depois de seco, em vários países do mundo o fruto da cabaceira é utilizado de muitas formas:

  • Em instrumentos musicais como amplificador  acústico como por exemplo: maracá, chocalho, kalimba, afochê, abê  e sequerê;
  • Em regiões áridas ou em situações que não dispõem de outras formas a cabaça é usada como cisterna para armazenar líquidos;
  • vasilha, como copos ou cuias para ser usada em refeições;
  • Ela é usada também como moringa para transportar água ou outro líquido para beber. Geralmente em viagens longas;

A cabaça que é usada na confecção do berimbau brasileiro pertence à árvore que é conhecida como cueira, cuia ou calabaça.

A cabaça também é muito utilizada em artesanato de vários modos  por exemplo: na confecção de porta objetos,de bonecas, de brinquedos, de cuias para se tomar chimarrão.

Na confecção de peças em artesanato a cabaça está entre as que têm a superfície mais interessante porque, podemos sobre ela trabalhar de diferentes modos como: recortar, desenhar, pintar ou fazer aplicações. Porém, antes de fazer qualquer um desses trabalhos artesanais com a cabaça é preciso prepará-la.

Como Fazer a Preparação de uma Cabaça Para se Trabalhar com Artesanato

Para fazer a preparação você precisa ter em mãos esses materiais: serrinha de mão, balde com água, esponja áspera, faca de ponta, lápis, toalha e borracha.

A primeira coisa a fazer é limpar bem a cabaça por fora e por dentro.  Coloque-a por cerca de 10 minutos mergulhada em um balde com água, após esfregue com a esponja áspera até deixá-la bem limpa. Deixe-a secar por completo. Não se preocupe se ela ficar meio desbotada ou com manchas. Elas não atrapalharão o resultado do seu trabalho. Agora que ela já está bem limpa, vamos fazer a limpeza da parte de dentro removendo as sementes. Para isso será preciso que ela seja cortada.

O corte que você precisa fazer deve ser feito de acordo com o trabalho em que você vai usar a cabaça.  Se você precisar que a cabaça fique fechada, faça uma pequena abertura para limpar e depois de limpá-la cole de volta a tampinha que você retirou.

Use o lápis para traçar uma linha onde fará o corte e com a ponta da faca, faça um furo até o interior da cabaça. A serrinha deve ser introduzida no furo que você fez.

Após,você deve serrar sobre a linha. Não se esqueça que o corte deverá ser feito de acordo com o trabalho de artesanato que você quer fazer com ela. Depois de abri-la limpe-a muito bem por dentro para evitar perdê-la por conta de  cupins.  Para que isso não aconteça, depois que ela estiver bem limpa use um pincel para aplicar o produto Pentox por todo o seu interior, isso vai evitar que ela seja comida por qualquer comedor de madeira.

Agora, dependendo do trabalho que você vai fazer, lime as bordas da cabaça e deixe-a secar. Para que a cabaça recupere a cor, aplique nela  graxa marrom, de sapatos.  Porém, somente se você não for aplicar  e nem pintar nada em sua superfície.

Pinguim Feito com Cabaça

Materiais necessários

  • uma cabaça;
  • cola branca;
  • cola instantânea;
  • tinta preta e tinta branca;
  • tesoura;
  • lápis;
  • verniz brilhante;
  • estecas de biscuit;
  • massa de biscuit preta;
  • massa de biscuit amarela;
  • massa de biscuit branca;
  • pincéis de cerdas macias nº 18.

Modo de fazer

1º passo: Pegue uma cabaça e faça uma pequena abertura na parte de cima. Depois, limpe-a conforme já foi explicado. Depois que a cabaça estiver totalmente limpa use cola instantânea e cole de volta na cabaça a parte que você retirou para limpá-la.

2º passo: Usando um lápis, risque marcando o que vai ser a barriga do pinguim. Essa marca é meio parecida com uma grande gota, e é feita partindo da parte de cima da cabaça.

3º passo: Pegue a tinta branca e usando um pincel pinte dentro da marca que você fez para fazer a barriga do pinguim. Espere a tinta secar e aplique uma segunda demão. Espere secar bem.

4º passo: Pegue a tinta preta e com um pincel pinte todo o restante da cabaça. Tenha o cuidado de não deixar sujar sobre a tinta branca que você pintou. Espere secar e dê uma segunda demão de tinta preta. Espere secar bem.

5º passo: Pegue um pouco de massa de biscuit branca  e divida em duas partes. Faça duas bolinhas  de biscuit exatamente do mesmo tamanho. Depois que fizer as bolinhas, use cola branca para colar uma bolinha na outra e depois passe mais um pouco de cola nos olhinhos e cole-os na parte superior da cabaça, bem no topo. Cole os olhos sobre a parte branca.

6º passo: Pegue um pouco de biscuit amarelo para fazer o bico do pinguim. Modele-o nas palmas das mãos e corte-o com uma tesoura de biquinho. Depois que o bico estiver pronto use cola branca para colá-lo no pinguim.  Cole-o na cabaça logo abaixo dos olhos. Depois de colar o bico, faça o nariz  fazendo dois furinhos  no bico bem abaixo dos olhos.

7º passo: Pegue a massa de biscuit preta e separe dois pedaços para fazer as asinhas. Elas têm que ser exatamente do mesmo tamanho. Você pode fazer as asinhas em uma forma própria ou baseando-se em um molde feito em cartolina como se fosse uma folha. Cole as asinhas no corpo do pinguim com cola branca. A parte mais estreita das asinhas deve ficar para cima. Depois que colar as asinhas, dobre um pouco para cima a ponta da asa.

8º passo: Para fazer os pés pegue massa de biscuit amarela e abra com as astecas. Depois que os pés estiverem prontos, cole-os com cola branca embaixo do pinguim.

9º passo: Pegue o pincel e faça uma pinta azul em cada olho e depois um ponto preto sobre a pinta azul.

10º passo: Aplique com um pincel, verniz brilhante em todo o pinguim para dar um bonito acabamento. E você pode acrescentar mais alguma coisa, de acordo com a sua criatividade.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Passo-a-passo

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • são muito lindos seus trabalhos gostaria de posta-lo no facebook , mas não encontrei na sua página para postar ou curtir.

    edna 17 de outubro de 2014 11:20 Responder
  • muito lindo,amo de paixao,mas antes de virar cabaça,este legume e uma abobora chamada por nós mineiros de abobora dágua,enguando ainda esta verde,por sinal muito gostosa no afogadinho,a gosto,como achar melhor,tem que tá bém novinha,do contrario tem que descascar e tirar o miolo…muito gostoso

    maria lucia 6 de novembro de 2014 21:01 Responder
  • Boa tarde tenho interesse nas suas pecas para venda. por favor entre em contato comigo. att., Lila

    Lila 22 de Janeiro de 2015 19:41 Responder
  • tem que esperar a cabaça secar no pé pra fazer o artesanatos ou tira verde??

    emelli seidel 6 de Abril de 2015 20:53 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *