Como Fazer Almofada Para Assento de Cadeira

É sempre bom dar uma repaginada na casa e muitas vezes não fazemos isso pensando nos altos custos que podemos ter, o que não é uma verdade absoluta. Tem muita coisa legal que dá para fazer em casa, no tipo “faça você mesma”, gastando pouco e com um resultado final incrível. Como por exemplo, na cozinha ou na sala de jantar, renovando o assento da cadeira. O modo mais simples de fazer isso, que é bom, bonito e barato, é fazendo almofadas para usar sobre o assento. Sem falar, que você brincar com as cores e incrementar a decoração desses ambientes.

Cadeira com Almofada

Cadeira com Almofada

A parte mais “difícil” dessa missão é escolher o tecido. Leve em consideração que é para colocar sobre uma cadeira e que precisa ser resistente, fácil de limpar e que não suje tão fácil assim. Dê preferência ao que é chamado de material pré-encolhido, mesmo assim, para não ter erro, antes de usar o tecido, lave-o e deixe secar e só depois trabalhe com ele. Não tem nada mais desagradável que descobrir que o tecido encolhe depois que a sua almofada para assento de cadeira estiver pronta.

Veja como Fazer Almofadas para Assento de Cadeira: Passo a Passo

O primeiro passo é aquele de comprar o tecido e isso você já viu anteriormente como deve fazer e com que deve se preocupar, agora é hora de colocar mãos a obra.

1- Comece tirando as medidas. Para fazer um trabalho certinho e não ter erro depois é necessário trabalhar com uma fita métrica e tirar muito bem as medidas. Então faça: tire a medida do comprimento e da largura do assento da cadeira que receberá a almofada. Se você não tiver uma fita métrica até pode usar uma régua, mas não é o ideal. Uma vez que você anotou as medidas das  cadeira é hora de aumentar os tamanhos, isso mesmo, adicione 1,5 em cada um dos lados do molde antes de cortar o tecido. Essa “sobra” é importante para que você tenha onde costurar e também acrescentar a espuma. Se você não quer errar e desperdiçar tecido, é melhor fazer o molde no papel e só depois colocá-lo sobre o tecido e cortar.

2- A melhor maneira de cortar o molde da almofada para assento de cadeira é colocando o molde do papel em cima do assento e já marcado com os centímetros a mais ir recortando ou então, melhor ainda, é fazer esse corte sobre uma mesa. No segundo caso, marque antes onde deverá ser cortado.

3- Finalmente chegou a hora de trabalhar com o tecido, ele deverá ser esticado sobre uma mesa. Sem nenhuma ruga para não ficar torto. Se for estampado, observe bem o lado da estampa para não colocá-la de maneira errada. Se você estiver bem segura, coloque o papel sobre ele e corte seguindo o contorno, caso não, coloque o papel e use um lápis para marcá-lo no tecido, faça isso do lado avesso. Faça essa etapa de marcar o molde no tecido com um lápis claro, nada de grafite muito escuro e nem coloque muita força para não deixar marcado o tecido. Use as mãos para acabar com as rugas e só depois de marca o tecido e ter certeza que a medida é correta, corte-o seguindo o traçado.

4- Corte o tecido sem pressa e com as mãos firmes para que o contorno seja respeitado. Agora que você já tem o tecido cortado, faça o mesmo processo com outro tecido, claro, usando o mesmo molde. Não se esqueça que é uma almofada e você deverá fechá-la. Então, um tecido recortado é para parte de baixo e outro para parte de cima. Não esqueça!

5- Agora passamos para a parte da costura, não tem jeito, é necessário usar máquina de costurar, é o único modo de ter uma almofada perfeita e evitar que se desmanche logo na primeira semana. Então, se você não costura, peça para alguém unir as duas partes, os dois tecidos um de frente para o outro, a parte direita. O ideal é que essa costura seja de 60mm e que essa distância conte da borda da parte de fora, parte em que foram unidas as duas partes de tecidos cortadas separadamente. Foi exatamente pela necessidade de fazer essa costura que foi indicado aumentar as medidas de 1,5 cm, para permitir que fique fácil encher a almofada com espuma e ter espaço para costurar. Essa costura não deve ser feita por completo, é necessário deixar uma parte aberta.

6- Agora, já que boa parte dos tecidos foi unida é hora de virar o lado direito para fora e aquelas costuras feitas anteriormente ficarão escondidas na parte interna da almofada para assento de cadeira. O resultado é alguma coisa que parece muito com um bolso bem grande e por isso, é hora de enchê-lo, com uma boa espuma, claro, já que será onde você vai sentar. Uma vez que ela foi colocada, faça uma dobra naquela parte que ficou aberta e neste caso, não precisa usar a máquina de costura se você for boa com a agulha. É hora somente de fechar a almofada. Para completar o trabalho, você pode fazer duas tiras dobradas também, com tamanho suficiente para amarrar na parte de trás da cadeira. Isso vai depender muito do tipo de cadeira que você irá usar essa almofada no assento. Se ela for com a parte traseira reta e sem nenhum ponto para colocar os laços, não precisa fazer, mas se ela for com design tipo grade, os laços deixam a almofada mais firme sobre a cadeira. Neste segundo caso, os laços devem ser costurados nas pontas de trás da almofada. Melhor ainda, como acabamento, se você os coloca, costurando internamente.

Imagem de Amostra do You Tube

Uma dica para renovar sempre é colocar a espuma numa espécie de capa e fazer mais de um assento com tecido diferentes colocando na parte de cima um fecho de fora a fora. Desse modo você poderá trocar a sua almofada toda vez que quiser, tirando a parte da espuma e colocando-a dentro de outra capa. Experimente!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>