Tudo Sobre Revestimentos Para Cadeira

As cadeiras são objetos essenciais para a casa. Sem elas, não ter´piamos conforto ao sentar à mesa e nem ao menos algo decorativo para colocar na sala de estar e ler um bom livro. Sem ela,s as escrivaninhas não fariam sentindo e muito menos os escritórios. Por isso, as cadeiras precisam ser muito bem cuidadas. Dessa forma, os revestimentos que existem para elas devem ser resistentes e ao mesmo tempo bonitos. Para isso, é preciso adquirir o máximo de informações sobre eles e é aqui neste artigo que você pode começar a descobrir tudo!

Tudo Sobre Revestimentos Para Cadeira

Tudo Sobre Revestimentos Para Cadeira

Conheça Mais a Sua Cadeira

Para adquirir um revestimento próprio para a sua cadeira, é preciso saber detalhadamente sobre a sua estrutura. As cadeiras não são muito complexas e é por isso que existem milhares de tipos de revestimentos para elas.  Vamos conhecer um pouco mais sobre as nobres cadeiras?

  1. Bases: Existemn dois tipos de cadeiras: as giratórias e as fixas. Para que elas começam começar a ser montadas em qualquer indústria, as bases são as primeiras da linha de produção. Para um cadeira giratória, a base tem formato de estrela e podem ter de 3 a 45 pernas que partem de um só centro. Já as cadeiras fixas possuem centros diferentes podendo ter apoios diversos. Por isso, na hora de comprar ou produzir um revestimento para os dois tipos, preste muita atenção à base da sua cadeira!
  2. Rodízios e pés: Estas partes são usadas somente em cadeiras giratórias. Esses componentes servem exatamente para manter a cadeira em movimento, sempre girando de um lado para o outro. Os pés muitas vezes são as conhecidas rodinhas, mas existem cadeiras que goram e os pés são fixos.
  3. Mecanismo: Para as cadeiras giratórias  o mecanismo é simples: Elas podem se adequar a qualquer altura por causa de um aparato que possuem na base. Além disso, elas são mais confortáveis e posem se adaptar a qualquer ambiente, seja de trabalhou ou caseiro. Por isso, muitos escritórios encomendam revestimentos para as salas, já que as cadeiras giratórias, muitas vezes, precisam de capas especiais e feitas sob encomenda.
  4. Braços: Estes componentes são usados tanto em cadeiras fixas quanto nas giratórias. Eles servem como uma forma de apoio, para deixa o assento bem mais confortável  além de equilibrar o corpo do usuário na cadeira. Muitos revestimentos preenchem os braços e outros não. Basta escolher o mais interessante para você.
  5. Assentos e encostos  Também podem ser muito usados em cadeiras giratórias e fixas. O objetivo maior dos revestimentos é proteger essas partes que são as mais importantes para compor uma cadeira confortável e resistente. Por isso, se você quer que a sua cadeira dure bastante, comece sempre pela proteção dos assentos e encostos que podem ser feitas de diversas maneiras.
Conheça Mais a Sua Cadeira

Conheça Mais a Sua Cadeira

Revestimento De Espuma

Assentos e encostos de cadeiras podem ter um revestimento através de espuma. Elas contribuem muito para a ergonomia e o conforto das cadeiras, além de protegerem a mesma de forma externa e interna. A densidade do revestimento é uniforme, não causando desconforto ao indivíduo em qualquer ponto do assento, esteja ele presente no próprio assento ou na parte em que o usuário se encosta.

Além de serem um dos revestimento interno mais utilizados para cadeiras, a espuma não adquire fungos , bactérias e outras sujeiras que possam comprometer o conforto e até mesmo a saúde do usuário. Por isso, ela é muito encomendada para escritórios e para casa também.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=BxE0M6Fq7rc[/youtube]

Tecidos Pós Revestimento

Existem alguns tecidos próprios para serem usados após revestir internamente a sua cadeira com espuma ou outros componentes, até porque a espuma não o único tipo. Conheça abaixo os tecidos mais recomendados para o pós-revestimento:

  • Vinil
  •  lã
  • poliéster
  • couro ecológico
  •  couro legitimo
  • Vinil perfurado
  •  poliéster espacial com forro
  •  lona siliconada
  •  kvelar
  •  raspa de couro

Veja também outros revestimentos internos e externos que podem ser usados para produzir uma cadeira:

  • espuma revestida
  • madeira
  • poliuretano
  • plastico
  • tela
  • inox

Aprendendo a Fazer Capas

As capas também são um tipo de revestimento para as cadeiras, mas são consideradas apenas de proteção externa, embora também defenda o interior do assento. As capas são muito usadas para mesas de cozinhas, muito usadas durante o dia a dia e que podem sofrer um certo desgaste com o tempo e o excesso de uso.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=CZtK7c61Juc[/youtube]

Evite gastara dinheiro e aprenda a fazer a sua própria capa logo abaixo:

Materiais Necessários

  • . Tecido ( de preferência, deverá ser de sarja peletizada ou pré-lavada) no tamanho 2,0 metros x 1,6 metros
  • . Régua de madeira
  • . Fita métrica
  • . Giz
  • . Tesoura
  • . Máquina de costura
  • . Linha
  • . Alfinetes
  • . Caneta

Passo a passo

  1. Comece a fazer a sua capa medindo o assento. Faça isso medindo a largura do pé e depois a sua altura até a parte do assento. Deixe três centímetros a mais de cada lado. Meça também a profundidade da cadeira, também deixando os três centímetros de folga.
  2. Usando o giz e afita métrica, pegue o tecido e comece a marcar as medidas adquiridas no passo 1. Assim, vá recortando o tecido na marca do giz, sempre de forma bem reta. Use uma régua para fazer o recorte se necessário ou se você não possuir muita habilidade para isso.
  3. Recorte um retângulo no tecido e coloque-o sobre o assento da sua cadeira. Prenda primeiramente com alfinetes.
  4. Se o seu assento for um pouco arredondado, recorte usando a mesma forma, sempre arredondando as partes finais do tecido com uma tesoura. Cuidado para não recortar demais o tecido. Use algum molde se for necessário ou peça a ajuda de um profissional.
  5. Usando as folgas do pano, deixe formar as sobras que poderão ser presas nas quinas do assento, junto aos pés fixos da cadeira. Não esqueça de marcar com o giz as partes que serão recortadas posteriormente para retirar as sobras.
  6. Depois das demarcações feitas, retire o tecido da cadeira e volte a estica-lo em uma superfície plana. Assim, você já pode recortar as partes que ainda não foram eliminadas da sua capa.
  7. Feito isso, é só costurar direitinho o tecido no assento da sua cadeira e fazer a mesma coisa para o encosto.

Escrito por Jéssica Monteiro da Silva

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *