Trabalho com Colagem

Depois de algum tempo, quem costuma assinar revistas normalmente se depara com pilhas de publicações velhas. E, ao contrário do que muita gente pensa, o destino delas não se limita apenas ao descarte e reciclagem. Graças à criatividade de artistas plásticos em todo o mundo, é possível transformar em arte o que seria descartado, por meio de trabalhos com colagens.

É o que faz o artista plástico Peter Clark, que ficou famoso em todo o mundo por seu trabalho com colagem de mapas e revistas velhas com diversas tonalidades, dando a sensação de profundidade e textura.

Trabalho com Colagem

As criações de Clark já foram expostas em renomadas galerias de arte no exterior, com figuras de objetos e animais diversos, nos quais destacam-se as imagens de cachorros que encantam devido à perfeição.

Trata-se de um trabalho cuidadoso e minucioso, em que o artista procura elaborar os desenhos combinando os pedaços de papéis coloridos e distribuindo-os conforme a tonalidade para formar os desenhos.

Inspire-se nos trabalhos de Clark em seu site e faça as suas próprias criações: http://www.peterclarkcollage.com

Para se fazer uma obra de arte, além dos tradicionais métodos, como pintura em tela, escultura e fotografia, é possível elaborar trabalhos lindos e impressionantes por meio da colagem.

Trabalho-com-Colagem

Trabalho-com-Colagem

Talentosos artistas plásticos de todo o mundo conseguem criar figuras incríveis, até mesmo de pessoas e animais, tão perfeitos e utilizando somente papéis velhos. Trata-se de uma atividade extremamente meticulosa, pois os papéis são picados e separados conforme a tonalidade.

Dessa forma, é possível criar os efeitos de sombra e profundidade somente usando os papéis picados com diferentes tonalidades. Além de formar peças únicas, os trabalhos com colagem são ecologicamente corretos, pois os materiais necessários podem ser aquelas revistas e jornais velhos que só ocupam espaço em casa e têm um único destino, que é o lixo.

Artistas plásticos renomados, como o britânico Patrick Bermer e o brasileiro Sílvio Alvarez, são os melhores exemplos de que é possível fazer trabalhos lindos somente com o método da colagem. Tanto Bermer como Alvarez elaboram seus quadros exclusivamente com esse método.

Trabalho-com-Colagem

Trabalho-com-Colagem

No caso do britânico, mesmo com apenas 30 anos já expôs seus trabalhos com colagem nas mais importantes galerias de arte do mundo, além de receber importantes prêmios internacionais com suas fabulosas imagens de animais confeccionadas somente por pedaços de mapas velhos.

Isso mesmo: recortando aqueles antigos livros escolares de Geografia, Bermer consegue elaborar as texturas dos pelos dos animais e até mesmo criar olhares expressivos dos bichinhos, sendo que em seu trabalho um simples cachorrinho parece ter vida. Para conferir os criativos trabalhos de colagem de Bermer, acesse o seu site oficial: http://www.patrickbremer.co.uk/

No Brasil, um dos artistas que é referência no trabalho com colagem é o paulistano Sílvio Alvarez, que trabalha nesta técnica desde 1989. Autodidata, o artista de 44 anos se consagrou com suas obras que retratam a relação do homem com o meio ambiente. Dentre as principais, destaca-se “A Árvore”, que integra o acervo permanente do Museu Aberto da Sustentabilidade, localizado na capital paulista.

Trabalho-com-Colagem

Trabalho-com-Colagem

Para fazer as suas criações, Alvarez utiliza diversos papéis coloridos, recortados de revistas e folhetos publicitários velhos, que somados com a pintura texturizada, formam figuras impressionantes.

Por ser um dos principais nomes das artes plásticas do país, além de expor seus trabalhos em conceituadas galerias de arte, Alvarez ministra oficinas de colagens para alunos de todas as idades, além de desenvolver projetos sociais para empresas. É possível conferir as obras criadas por Alvarez em sua galeria virtual exposta na internet através do link: http://www.flickr.com/photos/silvio_alvarez_collage/sets/72157624288843787/detail/

Tanto Bermer como Alvarez concordam que para se fazer verdadeiras obras de arte, mais importante do que o material, é preciso ter muita paciência na hora de combinar os pedacinhos de papel picado, algo tão trabalhoso quanto montar um elaboradísssimo quebra-cabeça. Mesmo com o trabalho meticuloso, o resultado é compensador.

Inspire-se nas criações desses dois talentosos artistas plásticos e libere a sua criatividade, elaborando os seus próprios trabalhos com colagem.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • massa

    helen 19 de fevereiro de 2014 19:46 Responder
  • massa nao maravilhoso

    marli leandro 12 de janeiro de 2015 15:26 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *