Toalhas de Ponto Russo

Veja modelos de toalhas de ponto russo e fotos de artesanatos com esta arte já prontos

Bordado é uma das artes conhecidas como artesanato da vovó. De tão antigo já virou tradição ter um a peça em casa usando bordado, que não tão são simples, mas são lindos de fazer. O bordado é aquela arte de fazer ponto por ponto em tecido para criar

Caminho

Caminho

a peça em casa usando bordado, que não tão são simples, mas são lindos de fazer. O bordado é aquela arte de fazer ponto por ponto em tecido para criar figura, que são feitas com uma agulha bem maior que a tradicional. O tecido que marca a parte do bordado é diferenciado e cheio de quadradinhos, para que as pessoas saibam onde colocar e tirar o ponto e assim desenhar figura.

Toalha

Toalha

O tal do bordado que é lindo de se ver pronto, mas demorado de fazer, exige pontos quando é feito na mão. Usando máquina para bordar também, mas eles não são vistos a olho nu porque a máquina faz tudo sem precisar nem ao menos um único esforço. Assim como no crochê e no tricô, é preciso saber pontos diferentes para fazer figuras diferentes no bordado e a cada aumento do nível de prática, os pontos aumentam de dificuldade.

E um dos mais pontos mais complexos para fazer em bordado, é o ponto russo. Toalhas de ponto russo ficam lindas, bem como passadeiras de mesa, toalhas de banho, de mesa, colchas, entre outros artigos feitos com o bordado. Não é difícil fazer um bordado de ponto russo, apenas precisa de treino e um pouco de paciência que a arte irá fluir continuamente das mãos e em menos de um mês, praticando todo o dia, o artesão já será um expert em ponto russo.

 Ponto Russo

Ponto Russo

Como fazer toalhas de ponto russo

O tal do ponto russo é considerado o doutorado do bordado, pois é uma técnica bem complexa, mas o aprendizado lento vale a pena pelo lindo resultado. O ponto russo usa uma agulha especial, bastidor e tecido étamine, bem diferente de outros tipos de bordados tradicionais. É preciso fazer a compra de tais itens antes de aprender a fazer este tipo de ponto em toalhas, que estão à venda em lojas de aviamento e de material para bordado em geral, casas de produtos para artesanato em sua maioria.

Toalhas de ponto russo ficam bonitas em qualquer cor ou tipo de tecido. Podem ser toalhas de banho, de rosto, de copa, de prato, entre outros. Desde que seja possível bordar, qualquer toalha fica bonita com ponto russo. Para aprender a fazer, procure vídeos com tutorias na rede social Youtube ou revistas de artesanato para bordado, que ensinam o passo a passo do ponto que dá para fazer em casa.

Uma dica de como fazer ponto russo bem feito é sempre esticar o tecido bem no bastidor, para que os pontos altos não se assemelhem a defeitos e sim a alto-relevo.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>