Onde Encontrar Argila

A argila sempre esteve presente nos tratamentos estéticos e medicinais, sendo caracterizado como um produto   de origem mineral, retirado inteiramente do solo. Tal substância é uma poderosa no combate à pele oleosa, pois conta com fatores que promovem a absorção do óleo da derme de uma maneira completamente saudável.

Além disso, ainda remove as impurezas capilares e epiteliais, contando com um efeito secante e adstringente. A argila pode ser encontrada em diversas cores, e da uma dela apresenta uma propriedade mais adequada. Por exemplo, sua presença num cosmético pode esfoliar a pele, melhorar a limpeza, abrandar inflamações, ativar a circulação superficial do sangue e clarear manchas, aumentando a vitalidade.

Tipos de Argila

Há muitos anos a argila é usada para tratar a pele, podendo ser encontrada nas mais variadas cores, e cada uma perfeita para uma finalidade e tipo de pele. As propriedades da argila são definidas de acordo com o lugar de onde vem e ainda da profundidade que foi retirada.

Há inúmeros tipos de argila: verde, branca, amarela, preta, cinzenta, vermelha, dentre outras. A coloração presente na argila decide quais substâncias minerais ela possui, como ferro, cal, magnésio, alumínio, sódio, cálcio, potássio, titânio e sílica. As substâncias minerais apontam as especificas propriedades de cada argila, porem, as características de cada componente mineral não estão totalmente fechadas.

No geral, todas as argilas têm a mesma função de tonificação e desintoxicação do organismo. Pela ausência de estudos comprobatórios na área, não se pode ao certo afirmar que haja diferenças entre os inúmeros tipos da substância e tão pouco se sabe, como tais propriedades acontecem. Entretanto, essas propriedades podem ser vistas no através da utilização clínica e existe certa informação popular sobre a diferença de aplicação dentre os tipos diversos de argilas.

É preciso que se tenha cuidado ao usar a argila medicinal, já que não é qualquer tipo de argila que pode ser utilizada durante a geoterapia, é preciso que tal substância seja limpa, esterilizada, virgem, peneirada, não tenha impurezas em sua composição, tais como saibro, areia, pedras, cacos de vidro, impurezas, produtos químicos, esterco, adubos, minhocas, dentre outros. E, além disso, tenha sido retirada de uma parte do solo ao menos com um metro de profundidade, localidade abaixo do húmus e não tenha propriedade de cultivo.

Além do mais, a argila precisa ser guardada em potes de madeira, de vidro, delouça, aço inoxidável ou esmaltado não podendo ser de alumínio, ferro, estanho, cobre ou plástico, e muito bem tampado, distante da incidência da luz. Se armazenada de maneira adequada, a argila é conservada por tempo indeterminado.

Após o uso ela pode ser adicionada ao solo cultivável, sendo pulverizada nos canteiros. Os materiais que foram usados em conjunto à argila como gazes, panos, baldes, bandagens, e outros, podem ser reutilizados depois de lavados, a não ser que se trate de produtos perecíveis como polpas de fruta, folhas de couve, e outros. Deve-se ter cuidado redobrado para que a substância não caia no esgoto, já que pode causar entupimento na rede.

Argila Verde

A argila verde recebe o nome de montmorilonita  ou montemolinorita tendo origem na França e sendo a que possui diversidade maior de elementos da natureza, tais como: magnésio, selênio, óxido de ferro, cálcio, manganês, potássio, fósforo, alumínio, silício, zinco, cobre, molibdênio, cobalto, e tem um pH neutro. É recomendada tanto para peles oleosas como para as peles normais, contando com uma ação adstringente, tonificante, e estimulante. Pode ser aplicada nos cabelos e na pele e possui contraindicação.

Onde comprar

A argila pode ser facilmente encontrada em farmácias naturais e em lojas de produtos medicinais. Como já mencionamos acima ela possui propriedades diversas, podendo ser usada por qualquer pessoa. Mas se em sua cidade você encontrar dificuldade em encontrar a argila, logo abaixo poderá encontrar através da internet e contar com a comodidade de recebê-la em sua casa:

  • Site: Atitude cosméticos
  • Site: Homem da terra produtos naturais
  • Site: Ecoisas
  • Site: Chá e Cia

Como Fazer a Aplicação da Argila Verde

É habitual que a argila seja passada no rosto, demonstrando um resultado eficaz e praticamente imediato. Veja logo abaixo como usar a argila verde de forma correta.

Ponha num recipiente, ao menos 02 colheres de sopa de argila;

Junte soro fisiológico ou água de pouco em pouco até que atinja uma consistência cremosa;

Lave bem o rosto antes de fazer a aplicação da argila;

Passe a argila no rosto com a ajuda de um pincel, no sentido que seja de baixo para cima, evitando a área dos olhos e da boca.

Aguarde até que haja por aproximadamente 30 minutos e lave usando água fria ou morna.

Se sentir a pele pinicar um pouco não se preocupe, nem mesmo se após a lavagem do rosto ele parecer avermelhado, é bastante normal e isso passará logo.

A Argila Verde e Seus Benefícios

Além de fazer um verdadeiro tratamento de beleza na pele, a argila tem substâncias que auxiliam no combate aos edemas e possui capacidade de remover toxinas e demais substâncias que fazem mal ao organismo. Ela conta com ação secante, absorvente, emoliente, anti-inflamatórias, antisséptica, bactericida, antimicrobiana, analgésica e cicatrizante.

A argila também pode ser usada para acne e celulite! Em pessoas que possuem espinhas na pele, ela auxilia no controle do excesso de oleosidade, deixando a pele mais equilibrada e homogênea. Promete ainda ser uma milagrosa aliada no momento da queima de gordura localizada e na diminuição da celulite. Seu poder pode até mesmo eliminar completamente a barriga.

Além de ser excelente para cuidar da pele, usar a argila pode trazer benefícios diversos na eliminação de toxinas e de substâncias que fazem mal ao organismo,  isso em razão de possui ação absorvedora, agindo inteiramente no foco, com ação anti-inflamatória e antibactericida para todos os tipos de pele.

Dica:

Antes de ir para o banho faça uma mistura de água limpa e argila, espalhe no rosto, braço e pescoço deixando agir por aproximadamente quinze minutos e, após, enxágue durante o banho. Isso atuará na abertura dos poros, fazendo uma maior limpeza em toda a sua pele durante o banho.

A argila pode ser perfeita na remoção do vermelhidão e no tratamento de queimaduras de causadas pela errada exposição solar.

A concepção de que a argila é um produto raro e difícil de encontrar, dá-se devido ao fato da maioria dos praticantes de cerâmica viver em grandes centros urbanos e conhecerem pouco do ambiente natural. Por mais estranho que se parece, a argila é um componente normal dos solos e muito abundante em terrenos antigos geologicamente, que não conseguem identificar a argila quando vão ao interior ou ao campo. Isso acontece devido ao falo de só reconhecermos a argila quando ela está com um teor de umidade ideal e no ponto plástico, de modelagem, no estado em que chamamos de barro.

Onde encontrar argila?A argila pode ser encontrada em quase qualquer lugar, desde que seja resultante do longo processo de meteorização das rochas. Ela também pode ser encontrada com outros materiais como a areia, mais esse tipo não serve para modelagem, a não ser que sofra peneiração. A Argila pode ser encontrada até mesmo em praias.


Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *