No Exterior: Aprenda Como Exportar O Seu Artesanato

O Artesanato já foi considerado uma expressão livre de arte. Ele está tão famoso que até sites se ofereceram para ajudar as pessoas que vivem desta arte a montar sua própria “lojinha virtual”. No site da Elo 7, por exemplo, você encontra uma grande variedade de produtos artesanais com preços muito baixos. Todos os produtos são de ótima qualidade e forma feitos com muito carinho para todos os tipos de clientes.

Há que diga que o artesanato já é uma prática bem antiga. Isso é verdade! Há muito tempo atrás, as pessoas costumavam criar objetos, acessórios, jóias roupas e outras coisas úteis no dia a dia com as próprias mãos. Afinal, os seres humanos acham solução para tudo. Desta criação, os artesãos iam para as ruas vender seus produtos manuais.

Com o passar do tempo, essa arte assou a ser valorizada e muito vivem disso e até se divertem com o artesanato. Por isso, é muito comum que alguém que more tão longe se interesse pelos produtos artesanais.  Quando isso acontece, geralmente não sabemos o que fazer, mas neste artigo, você vai aprender direitinho!

No Exterior: Aprenda Como Exportar O Seu Artesanato

No Exterior: Aprenda Como Exportar O Seu Artesanato

Como Tudo Começou…

O artesanato não era apenas uma trabalho caseiro, ele também teve origem nas grandes indústrias. Quando ainda não existiam máquinas, todo o trabalho era feito de forma manual e os trabalhadores que eram responsáveis por toda a mão de obra eram conhecidos por artesãos, dai o nome que conhecemos hoje em dia para este tipo de arte. Com a Revolução Industrial, o trabalho manual foi substituído por grandes máquinas e o artesanato passou a ser uma atividade familiar.

No período conhecido como neolítico, os primeiros seres humanos também fabricam produtos usando apenas as mãos, ainda mais depois que eles descobriram como polir a pedra, a fabricar cerâmicas e a fazer desenhos nas paredes das cavernas. Depois, técnicas como as de tecelagem das fibras animais e vegetais, fizeram o trabalho manual progredir.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=hS9Jonb3A9o[/youtube]

Como Identificar Um Bom Artesão 

Se você ainda está meio perdido neste mundo do artesanato, comece por saber como identificar um bom artesão. Um profissional que tem carinho com seus produtos e os executa com muita paciência e riqueza de detalhes pode ser considerado um bom artesão. Este tipo de nomenclatura se atribui a pessoa que é responsável por todas as etapas produtivas de alguma coisa que será fabricada. Portanto, um bom artesão é aquele que escolhe bem a matéria prima e fabrica o produto final de forma impecável.

Como Exportar o Artesanato

Se você é um bom artesão, com certeza está pensando em expandir os seus negócios para o exterior. Por isso, saiba como exportar a sua arte sem dar nenhum tropeço, o que é muito comum nas primeiras etapas.

O primeiro passo é arrumar clientes no exterior. Procure expandir horizontes e divulgar os seus produtos da melhor forma possível, atingindo todo e qualquer público.

Depois, procure informações que possam te ajudar. O Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior/Secretária de Comércio Exterior (SECEX,) juntamente com a APEX – BRASIL, SENAI e outras tantas entidades governamentais criaram um material didático que pode ser super útil para você.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=Rlpoqdt6mQU[/youtube]

Este material tem como base informações coletadas no site http://www.portaldoexportador.gov.br/. É como se fosse um curso completo para você artesão, que quer agradar os seus clientes que moram fora de seu país de origem.

O material é dividido nas seguintes etapas:

  • Exportando artesanato
  •  Planejando a exportação
  •  Como exportar (exportação indireta e direta)
  •  Faturamento da exportação
  •  Onde buscar apoio
  • Sobre o artesanato

Vantagens Oferecidas Pela Exportação Artesanal 

O governo é um das entidades que apoia bastante essa atitude. Começar a exportar o seu artesanato é movimentar um negócio que é só seu com as possibilidade de expandir capital. Tudo isso pode se tornar uma atividade super rentável para o artesão e ainda vai divulgar culturalmente o país exportador. Para ajudar todo e qualquer artesão que esteja engajado nessa área, o governo criou o PAB: Programa do Artesanato Brasileiro. Este órgão tem por finalidade coordenar, organizar e centralizar todas as atividade de caráter artesanal.

Os Benefícios Para o Brasil 

O governo não iria organizar tantos órgãos de estimulo à exportação do artesanato se não fosse dar bons frutos. Alguns dos benefícios dessa atividade para o Brasil estão listados abaixo.

  • Entrada de dólares
  • Estimulação e agregação de valores e produtos
  • Estimulo a exportação brasileira
  • Divulgação da cultura brasileira
  • Ampliação e diversificação de mercado
  • Estímulo de entrada e saída de capital
  • Movimentação econômica
  •  Geração de empregos

Fluxograma Da Exportação

Para você saber todos os detalhes da exportação e de forma organizada, clique neste link (http://www.aprendendoaexportar.gov.br/artesanato/popup_fluxograma.htm) e veja um fluxograma completo para você começar as suas atividades internacionais. Lembre-se que a chave do negocio é a organização. Você vai precisar estar ligado nas demandes internas e externas, já que a sua meta não é parar de vender para o Brasil ou seja lá qual for o seu país de origem.

Fluxograma Da Exportação

Fluxograma Da Exportação

Entidades do governo que podem ajudar:

  • APEX (BRASIL)
  • SEBRAE
  • Banco do Nordeste
  • Banco do Brasil

Estas entidades podem dar apoio técnico para você que quer começar a exportar seu artesanato da forma mais segura possível. Na verdade, todos eles são órgãos de apoio ao artesão. Estes órgãos vão acompanhar todo o processo produtivo do artesão e auxiliar no que for necessário.

Algumas Dicas Para a Exportação Artesanal

Abaixo, veja algumas dicas que são infalíveis na hora de exportar os seus produtos.

  • Comece com pequenos volumes de produtos. Não vá com muita sede ao pote
  • Dê um tempo para adquirir experiência
  • Tire as suas duvidas antes de começar a exportar
  • Tente sempre montar uma micro empresa antes de começar. Quem puder ajudar no processo de produção, pode ser muito bem vindo!
  • Se dedique ao seu trabalho ao máximo
  • Crie uma rotina de trabalho. Procure sempre estar organizado com produções, encomendas e clientes.
  • Divulgue seus produtos afim de que eles sejam reconhecidos e também conhecidos internacionalmente.

Site

No site http://www.aprendendoaexportar.gov.br, você encontra muito mais detalhes sobre este novo negócio. Lá você vai achar tudo o que precisa saber sobre a exportação artesanal e ainda vai poder tirar muitas das suas dúvidas.

Escrito por Jéssica Monteiro da Silva

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *