Moldes Para Ponto Russo

Espécie de arte manual em alto-relevo, originária da Rússia, o Bordado Russo é uma técnica quase centenária, pois desembarcou no Brasil na metade do século passado, por meio de imigrantes russos que foram viver na cidade de Ponta Grossa, no interior do estado do Paraná.

Moldes Para Ponto Russo

Moldes Para Ponto Russo

Tratava-se de uma arte de bordado que era passada de geração para geração e tinham como forte inspiração religiosa. Os bordados em alto-relevo e com um toque aveludado decorava roupas, peças de cama, mesa e banho e até quadros. As famílias descendentes de russos que viviam em Ponta Grossa elaboravam bordados que abasteciam o seu consumo local, além de sua produção restante ser comercializada para outras famílias russas que viviam em outras partes do mundo, como Austrália, Estados Unidos e Canadá.

Até então restrita às famílias russas, essa bela e delicada arte manual pode estar mais acessível a todas as pessoas que apreciam uma bela peça de artesanato graças à internet. Isso porque é possível acessar vídeos passo a passo que ensinam o bordado, bem como comprar os materiais necessários e obter moldes para elaborar as peças em ponto russo.

Inúmeros sites especializados em bordados oferecem inúmeros moldes para ponto russo que podem ser impressos pelo internauta para que possa bordar as suas próprias peças. Realizado usando um tecido chamado étamine, o artesão deve bordar sempre pelo avesso da peça, por isso especialistas em artesanato recomendam de que o desenho do molde deve ser aplicado em cima da peça antes de começar a bordar, para que o artesão não se perca durante a execução do trabalho.

Na técnica do bordado em ponto russo, quando se termina de bordar, deve ser aplicada a termolina leitosa, líquido impermeabilizante que impede que o bordado desfie. Mas, na hora de aplicar, fique atento para evitar que o líquido não escorra para a frente do bordado. Importante ressaltar de que todos os procedimentos devem ser feitos pelo avesso da peça. Outro detalhe importante é dar preferência por tecidos para bordar de trama fechada, o que ajuda na hora de desfiar os pontos.

Se você busca moldes para ponto russo com o tema natalino, para começar a fazer para decorar a sua casa, ou então presentear e vender, o Blog Dina Inspirações possui diversos moldes para ponto russo com lindos temas para decorar suas toalhas, toalha de jantar, panos de prato, entre outros. Você pode escolher desenhos de Papai Noel, anjos, ursinhos, e boneco de neve. Basta imprimir e passar o desenho na peça com o tamanho desejado. Acesse o link: http://dinainspiracoes.blogspot.com/2009/11/riscos.html

Revistas especializadas em artesanato que possuem o tutorial passo a passo são excelentes alternativas para os artesãos iniciantes na arte do ponto russo. Se você deseja moldes para ponto russo com o tema natalino, é possível encontrar diversas revistas nas bancas de jornal, ou então comprar pela internet.

A editora On Line, vende a coleção Ponto Russo Especial, de dezembro de 2008, que oferece os mais diversos moldes para ponto russo com o tema natalino, através de seu site na internet. O preço da revista custa R$ 4,99, sendo que o frete é cobrado à parte de acordo com a localidade. Mais informações através do site: http://loja.revistaonline.com.br/online/vitrines/produtos/produto2105.asp

.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>