Modelos de Pulseiras em Tear de Pregos – Passo a Passo

Quando se ouve falar em tear manual, tem-se sempre uma grata surpresa com a beleza do artesanato que ele produz, por isso, achamos tudo lindo. Mas muito poucas pessoas sabem na prática como ele funciona, até porque não é fácil encontrar artesãos de teares por aí.

Mas, se você curte o assunto e é um apaixonado por esse tipo de artesanato, e, no entanto, nunca conseguiu comprar um tear: já imaginou construir o seu tear em casa para fazer as mais diversas peças tanto para usar quanto para vender?

Logo abaixo você poderá encontrar dois modos de fazer completos, tanto de modelos de teares quanto de duas lindas pulseiras que podem ser feitas.

Como Fazer Tear

Material Necessário

  • Dois pedaços de madeira com medida de 25 cm de comprimento por 4 cm de largura
  • Dois pedaços de madeira com tamanho de 12 cm de comprimento e também com 4 cm de largura
  • Alguns pregos pequenos de aço

Modo de Fazer

Primeiro você deve colocar as duas madeiras com tamanho maiores sobre a lateral das duas que são menores.

Depois, bata dois pregos de cada lado, de forma que as madeiras fiquem bem presas. Então, vire a madeira do outro lado para bater a fileira de pregos, que devem ser colocados na lateral da maior madeira.

Os pregos devem ser inseridos em zigue-zague e bem próximos uns dos outros. A quantidade de pregos usada depende de artesão, para artesão. No entanto, em média são usados 25 pregos em cada madeira.

Como Fazer Pulseira de Miçangas

Material

Material

Material Necessário

  • Linha de náilon com espessura de 6/0
  • Linha de prolipropileno para crochê ou tricô
  • Miçangas maiores na cor que você preferir
  • Um par de fechos do tipo mosquete
  • Um pedaço de corrente com argolas não muito grossas e nem espaçadas, três argolas e um pingente pequeno e bem bonito
  • Alicates de bico chato e fino
  • Uma tesoura que tenha bom corte
  • Um martelo pequeno
  • Dois terminais próprios para pulseira

Modo de Fazer:

Logo no início do trabalho, dê uma laçada bem firme na ponta da linha. Não se esqueça de puxar sempre um pouco a mais a linha para que a mesma fique bem tensionada.
Quando chegar na que você achar medida desejada, corte a linha prenda e amarre-a.
Depois de feito isso, passe o fio de náilon em uma agulha de costura e prenda a outra ponta do fio no primeiro fio de linha que foi preso no tear.

A partir daí comece a colocar as miçangas, sendo que devem ser postas oito de cada vez. Encaixe-as, colocando-as por baixo da linha do tear. Não se esqueça de voltar com a agulha com o fio de nylon por dentro das miçangas.

Assim que as fileiras estiverem prontas, tome cuidado para removê-las do tear, e, para isso, use a ponta de uma tesoura para levantar todas as linhas.

Para fazer o acabamento, passe uma linha para passar toda a miçanga. Coloque nas duas linhas até três miçangas para servir como arremates da beirada.

Agora, os terminais já podem ser colocados nas duas pontas. Para isso, prenda as linhas dentro dele e feche com a ajuda do alicate de ponta chata. Então é só cortar o excesso de linha e queimar com o fósforo as duas pontinhas que estão sobrando.

Prenda uma argolinha em uma das pontas com os terminais, junte ainda o pedacinho de corrente, coloque por último o pingente e feche. Com a outra argola, prenda essa corrente também em um dos lados da pulseira. Depois, prenda o mosquete em uma terceira argola e encaixe no outro lado da pulseira.

O primeiro modelo de pulseira de tear já está pronto para usar!

Pulseira de Miçanga

Pulseira de Miçanga

Como Fazer Tear – Modelo II

Com a ajuda deste pequeno tear manual, você também poderá fazer faixa para decorar bolsas, prender os cabelos, além de lindos cintos, pulseiras para relógio e ainda muitas outras peças.

Pegue um pedaço de madeira, ou seja, uma tábua de madeira, limpa e bem nivelada.

Trace as medidas de largura, comprimento e distância dos pregos entre si. Na da mesma pode ser usada como referência a medida aproximada de um canutilho, e, para o comprimento como medida use a meia volta do pulso.

Pregue os pregos, que não podem ser muito grossos e nem grandes demais, procure alguns de espessura e tamanho medianos.

Agora o tear já está pronto.

Como Fazer Pulseira de Miçangas – Modelo II

Para começar, coloque o fio no tear (esse fio a ser usado pode ser tanto o encerado, como o nylon. Depende do efeito que deseja dar à pulseira).

Deixe sobrar ao menos “meia volta de pulso” do fio, passe o fio e de um nó no primeiro prego, continue até o prego da frente, e contorne, voltando novamente pelo segundo prego, e assim sucessivamente, até que consiga obter a quantidade de carreiras desejada.

Depois, amarre novamente o fio usado no prego, deixando sobrar a mesma “meia volta de pulso”.

Pegue fio de nylon, com medida de mais ou menos dois metros para fazer o zigue-zague, no caso, para tecer.

Se usou na primeira etapa o fio encerado, passe o fio de nylon costurando o fio encerado, para que ele fique bem firme.Mas, se nessa etapa usou fio de nylon, de apenas um nó com o outro fio de nylon, e no final queime com o fósforo para fixar bem.

Inicie o trabalho deixando um espaço, entre a primeira fila de canutilhos da pulseira e os pregos. No caso os canutilhos não são de tamanho pequeno, mas médios e de cor verde.

Pulseiras em Tear de Pregos

Pulseiras em Tear de Pregos

Coloque três canutilhos ou contas o que preferir, no fio de nylon.Passe o fio por baixo da linha que foi traçada primeiro e volte por dentro do canutilho, depois faça de novo o mesmo procedimento, e passe de novo por dentro do canutilho.

Ajuste todos os canutilhos para ficarem uniformes.

Passe o fio de nylon por baixo da última linha e volta com ele passando por cima, coloque três canutilhos e recomece.

Para a finalização arremate a linha como arrematou no início, retire do tear a pulseira e pronto!

Vídeos de Passo-a-Passo de Pulseiras no Tear

Imagem de Amostra do You Tube Imagem de Amostra do You Tube

Posts Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>