Macramê em Toalha

O macramê é uma técnica de artesanato que se trata de entrelaçar os fios sem fazer uso de nenhum tipo de ferramenta ou máquina. A arte manual é feita somente pelo trabalho dos dedos das mãos, que cruzam os fios, que ficam atados por nós.

Com isso, o artesão pode elaborar franjas, formas decorativas, desenhos geométricos, exercendo a sua criatividade e elaborando inúmeras peças únicas e de rara beleza. Essa arte manual pode ser elaborada de duas formas de trançado diferentes: o “festonê” e o ponto “nó duplo”.

Na primeira forma, são usados dois fios, sendo que um fica esticado e o outro é entrelaçado nele, formando os nós. Já na segunda maneira, o artesão utiliza três fios, sendo que um deles fica esticado no meio, enquanto que os dois restantes são entrelaçados no fio esticado para formar os nós do macramê.

A denominação macramê possui o significado “nó”. Existem versões que especulam que macramê tenha origens francesas, árabes ou turcas, já que macramê deriva da palavra em árabe “migramah”, que quer dizer “véu bordado”, “toalha listrada” ou “franja ornamental”, possivelmente no século XIII.

Entretanto, acredita-se que a arte manual seja mais antiga do que se imagina. Isso porque desde a pré-história, o homem começou a amarrar fibras de animais e vegetais para criar os seus utensílios e roupas para se agasalhar.

Macrame Toalha

Macrame Toalha

Até nos tempos atuais, a arte do macramê persiste e está cada vez mais em evidência na moda e na decoração. No primeiro caso, o estilo artesanal voltou com tudo na moda, com o “revival” dos anos 70 nas passarelas, que prega o uso de roupas e acessórios manuais, como forma de dar um ar mais despojado e original no visual. Além disso, roupas artesanais têm a vantagem de serem peças únicas, com isso, será muito difícil você encontrar outra mulher usando uma peça idêntica a sua.

Já no segundo caso, decoradores atualmente passaram a valorizar os trabalhos manuais na decoração de ambientes, em especial para dar um toque mais rústico, remetendo às antigas casas de nossos avós, proporcionando uma residência mais aconchegante.

Se você vai se casar e está montando o seu enxoval, que tal apostar nessa técnica manual para decorar as suas toalhas ? O macramê pode ser feito tanto nas toalhas de banho, de rosto, de visitas, como também nas toalhas de mesa, panos de prato e centro de mesa. Também é possível aplicar a técnica em tapeçarias. Dessa forma, se você dominar essa arte manual, será possível montar todo o enxoval de sua nova casa com muito bom gosto e o melhor: gastando pouco.

Você poderá usar uma infinidade de materiais para fazer o macramê nas suas toalhas: fio encerado, algodão em fio, fitas de cetim, cânhamo, couro, entre outros. Em inúmeros sites na internet, existem aulas passo-a-passo do macramê em toalhas, onde você poderá ver e rever quantas vezes quiser, para criar as suas próprias peças e impressionar a todos que forem visitar a sua casa nova.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>