Dicas Para Trabalhar Com Gesso

Conceito De Gesso:

Gesso é um mineral à base de cálcio e é oriundo da gipsita. Este mineral é encontrado em larga escala na natureza e o homem, com a sua infinita sabedoria, criou uma série aproveitamos para o gesso na sua vida moderna. Como ele é encontrado em abundância, tem baixo custo e uma gama de utilizações úteis, não faltará imaginação para trabalhar com o gesso.

Conceito De Gesso

Conceito De Gesso

Aplicabilidade Do Gesso:

O gesso é utilizado em construções, pois funciona bem como isolante térmico e é usado em acabamentos de paredes, tetos, forros e moldes. Tem utilidade terapêutica em tratamentos estéticos para perda de medidas e também para aparelhos ortopédicos, em imobilização, no caso de algum membro ter sido quebrado. É utilizado também em próteses dentárias, adubo, usado contra pragas e também na forma artesanal, etc.

A utilização do gesso é tão vasta quanto a sua abundância na natureza. Pode ser encontrada em todo mundo e no Brasil há uma maior concentração em alguns estados do Nordeste.

No que tange à utilização do gesso em decoração e construção, o uso é bem vasto e pode ser usada desde a construção de paredes, com o chamado gesso cartonado, uma criação que veio dos Estados Unidos e que teve uma ótima aceitação em todo mundo, vista a sua economia, resistência e poucos resíduos, até a iluminação, decoração de tetos e criação de objetos.

Imagem de Amostra do You Tube

Algumas Dicas De Como Trabalhar Com o Gesso:

Revestimento De Paredes:

O gesso tem sido muito utilizado para o revestimento de paredes, substituindo assim a massa fina. Ele passou a ser usado como revestimento de paredes por conta da sua aparência agradável, lisa e bonita, além de ser muito econômica.

O uso do gesso como revestimento de paredes permite que o trabalhador faça trabalhos de acabamentos muito bonitos, pois o gesso tem a maleabilidade de ser trabalhado e lapidado, fazendo curvas, contornos e decorações que embelezam, e muito, as paredes. Os acabamentos realizados com o gesso permite uma singularidade inigualável, haja vista que é possível, através do uso do gesso nos revestimentos é possível transmitir glamour e sofisticação.

Revestimento De Paredes:

Revestimento De Paredes:

Forros De Gesso

O gesso é largamente utilizado para a realização de forros e isso acontece por algumas razões: além do baixo custo, o gesso leve, o que não compromete a estrutura da construção, tem garantido bons resultados como isolantes térmico e acústico, a praticidade na colocação e o grande número de acabamentos que é possível com o uso do gesso no teto é uma coisa impressionante.

Geralmente, após a instalação das placas de gesso no teto, formando assim o forro, que é um procedimento simples, começa-se o processo de decoração e acabamento, que consiste na colocação de molduras laterais, que podem ser simples, duplas, triplas, sinuosas, retas, curvas, fundas ou rasas… Enfim, para o acabamento no teto, existe uma gama de opções, cada uma mais bonita que a outra você pode brincar, de forma harmônica com o gesso, dando curvas e acabamento das mais variadas formas, pois o gesso permite essa extravagância, sem deixar o acabamento do seu teto feio ou muito carregado.

Se o teto da sua residência ou comercio forem muito altos, o gesso permite um acabamento que dá a ideia de rebaixamento, o que deixa o teto mais baixo, usando a criatividade na hora de fazer as laterais, que podem ser mais largas e declináveis pela parede, dando a ilusão de ótica que o teto está mais baixo.

O número de desenhos e contornos varia muito de um para o outro. Use e abuse daqueles que melhor lhe agradam os olhos.

Imagem de Amostra do You Tube

Iluminação e Textura

Um truque muito bacana que é possível fazer com o gesso são as Sancas. Sancas são aquelas fissuras decoradas no teto, ou seja, são as molduras de gesso que são instaladas no teto, podendo ter os modelos tanto clássicos quanto contemporâneos, que requer os traçados com modelos curvos ou retilíneos e tanto podem ser decoras ou lisas.

A Sanca permite a instalação de iluminação no teto, o que permite visual muito requintado ao ambiente. A instalação da luz pode ocorrer também de forma indireta, de modo que as lâmpadas fiquem escondidas entre as camadas de gesso. Mas há também a possibilidade de instalação da luz direta, entretanto a luz ficará visível e requer um acabamento mais apurado nas fissuras por onde saíram as lâmpadas.

Consertos e Reparos

O gesso, em sua versatilidade ímpar, permite não só a decoração e criação de molduras, como também é totalmente útil no que diz respeitos aos consertos e reparos simples.

Se você bateu um prego no lugar errado e ficou aquele buraquinho, se uma parede está com uma leve rachadura, deixando feia a pintura, ou se há uma parte da parede descascada, nada de desespero. O gesso é muito útil na hora de fazer esses rebocos e reparos.

No caso do buraquinho na parede, lave o local e quando este ainda estiver molhado, insira, com a ajuda de uma espátula, um pouco da massa de gesso preparada e deixe secar. É importante que deixe secando por aproximadamente 24 horas antes de aplicar tinta ao local, caso a pintura não seja branca. Se este ficar um pouco mais saliente que a parede, passe uma lixa fina e já está pronto. Para o processo de parede com leves rachaduras ou descascadas, o procedimento será o mesmo.

Fabricação De Peças

O gesso também é usado em fabricação de peças, com aplicabilidade também na construção. Encontramos, além de estancas, molduras para o teto, placas e colunas, também a construção de móveis usando as placas de gesso.

Ao invés de móveis tradicionais de madeira, metal ou qualquer outro material, a tendência é fazer móveis usando as placas de gesso. Além de o acabamento ser perfeito, podem-se fazer prateleiras e estantes em gesso e o detalhe do acabamento ainda pode casar com o do teto, deixando, desta forma, o seu móvel exclusivo e parte integrante do aconchego do seu lar. Além de tudo você pode usar acabamentos em madeira para fazer gavetas e portas. O que vai deixar o seu móvel ainda mais gracioso.

Essas foram algumas dicas de como se trabalhar com o gesso, deixando a sua casa com o aspecto mais moderno e bonito. Há também a possibilidade de trabalhar com o gesso de forma artesanal, criando objetos de arte para serem pintados. Dê asas à sua imaginação!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>