Como Preparar a Brincadeira Da Pescaria Para Uma Quermesse Ou Festa Junina

Quando se é criança, todas as brincadeiras são sempre muito divertidas, e, por isso, muitas delas ficam em nossa memória, especialmente aquelas que nos rendem algum prêmio, mesmo que fosse algo bem baratinho. Esse é o caso das Brincadeiras realizadas em quermesses de bairro e em festas juninas, conhecidas como Barracas de Jogos , onde você ganha prendas (prêmios baratos e simples) se conseguir acertar o alvo, ou quando pesca um peixe na barraca da pescaria.

Nesse caso, como já dissemos, não que a prenda seja o mais importante, o que mais vale é a brincadeira, mas como todo mundo gosta de ganhar presente, sempre há algo para se conseguir. Então, se você está pensando em fazer um arraia, seja na escola, no bairro, ou mesmo em sua casa, o que não pode faltar é a diversão, que vai tomar conta de todas as crianças e ainda de alguns adultos.

Como Preparar a Brincadeira Da Pescaria Para Uma Quermesse Ou Festa Junina

Como Preparar a Brincadeira Da Pescaria Para Uma Quermesse Ou Festa Junina

Lista De Brincadeiras Que Podem Ser Feitas Em Festas Junina

Se você já foi há alguma quermesse ou festa junina certamente já se encantou com alguma das brincadeira que mostraremos logo abaixo, mas, sem dúvida aquela que faz mais sucesso entre as crianças é a Pescaria. Talvez porque inconscientemente todos tenhamos o desejo de pescar um belo peixe um dia, no entanto, na natureza isso não é tão fácil de se conseguir, especialmente por crianças.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=t_LbtvXAvzc[/youtube]

Pescaria , a rainha das festas: Esta brincadeira, em especial, não pode faltar em uma festa caipira ou festa junina, e ainda pode ser aproveitada em aniversários, pois fará o maior sucesso. Afinal, todas as crianças gostam de uma pescaria e de um presentinho. O objetivo da brincadeira é pescar um peixinho de mentira com uma vara, a uma certa distância. Os bichinhos são pescados em meio à serragem, areia ou mesmo boiando na água, que é bem mais emocionante. Cada participante tem duas tentativas para conseguir pescar um dos peixes premiados. Os prêmios dados ao final da pescaria podem variar desde coisas mais simples até outras de maior valor, tudo aliado ao tipo de peixe que foi pescado.

Pescaria

Pescaria

Como Fazer a Barraca De Pescaria

  • – Em uma bacia ou piscina média deve ser colocado uma grande quantidade de areia e nela são presos diversos peixinhos feitos em cartolina e cada um deles deve estar com uma argola ou gancho na boca, para que as crianças possam pescá-los com a vara. Com varinhas de pescar com ganchinhos na ponta as crianças, e também os adultos, pescam os peixes e, com isso, podem ganhar os brindes disponíveis. O ideal é que cada peixe venha com uma numeração escrita, e cada número corresponderá ao tipo de brinde que cada um ganhará com sua pescaria.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=xmSgjL743-U[/youtube]

  • -A brincadeira ainda pode ser feita utilizando-se uma piscina cheia d’água cujos peixes podem ser confeccionados em EVA e presos por uma rolha e ainda o ganho na boca, dessa forma não afundarão e a brincadeira se tornará mais próxima da realidade, visto que a dificuldade da pescaria aumentará.

Como Fazer Os Peixes Em EVA:

  • -Trace um risco de peixe no EVA colorido, corte em torno do risco, deixando sempre uma pequena sobra em torno do peixe já recortado.
  • -Para facilitar traçar as curvas no EVA, revire o pedaço do papel nas mãos enquanto recorta o peixe, já que as sobras em foram deixadas em torno da figura servem para segurar melhor cada uma das peças; se quiser, você pode aproveitá-las também em outros trabalhos, como mosaicos, por exemplo.
  • -Outra dica importante é nunca deixar que a tesoura se feche totalmente sobre o EVA, senão, você não terá um peixe bonito, e sim um com diversas rebarbas.
  • -Recorte no mínimo dez peixes nas mais diversas cores e até tamanhos, se preferir.
  • -Você também pode aproveitar sobras de EVA de trabalhos feitos anteriormente.

Como Fazer Os Olhos Do Peixe Em EVA

  • -Para fazer os olhos do peixe de uma maneira bem viva, risque em torno de uma caneta grossa, ou outro objeto redondo e pequeno, no EVA de cor branca.
  • -Não trace o olho com o lápis primeiro, pois não fica bom, visto que depois cria-se uma grande dificuldade em apagar o mesmo no papel. Riscos de lápis são sempre muito difíceis de limpar ou apagar no EVA, lembre-se sempre disso quando for trabalhar com esse tipo de material.
  • -Recorte vários discos com o máximo de cuidado; para os detalhes curvos e pequenos, como no caso dos olhinhos, o melhor é usar uma tesourinha de unhas, que pode ser encontrada em qualquer loja de cosméticos.
  • -Ponha um pingo, pingo mesmo, de cola para EVA no disco branco e outro pingo diretamente sobre a cabeça do peixe, no ponto onde você acha que o olho deverá ficar. Pronto, você já terá diversos peixes para abrilhantar sua brincadeira.

Pescaria

Veja algumas outras brincadeiras típicas de festa junina, que também podem ser feitas com a pescaria

  • Correio do Amor, também conhecido por Correio elegante: Consiste na troca de cartões amorosos ou brincalhões, para fazê-lo, basta confeccionar diversos cartões em forma de coração, ou também em formato de balão, desde que sejam bem coloridos e bonitos, coloque-os dentro de uma cesta enfeitada e ofereça-os para que todos os convidados e participantes da festa, caso queiram, mandem mensagens para os amigos  , esposas, namorados, maridos, podendo ser o envio anônimo ou não. As vezes a brincadeira maior está em ver se a pessoa que recebeu o cartão descobre o remetente ou não. Se a festa for beneficente, cobre um valor simbólico para cada cartão enviado.
  • Boca do palhaço: É também uma brincadeira divertida e requer muita mira. A brincadeira consiste em acertar, com uma bolinha, geralmente de tênis ou de meia, uma boca grande de palhaço bem colorida e bonita, que será desenhada em uma cartolina. Quem conseguir acertar ganha uma prenda, e tem até três tentativas para isso.
  • Jogos das Argolas : Um jogo bastante divertido, porém, bem mais difícil que os anteriores. Neste jogo o participante da brincadeira tem até três chances para lançar, a uma certa distância, e acertar uma ou mais argolas diretamente no pino que está pregado ao chão ou ainda em garrafas. O prêmio para aquele caracterizado como bom de mira pode variar de acordo com o número de argolas que ele acertou em cada pino ou ainda com as cores de pino que foram acertadas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *