Como Preparar a Argila?

A argila se tornou um material utilizado para vários tipos de trabalhos, desde os artesanais até mesmo para uso medicinal e de beleza. Se você deseja fazer a sua argila em casa pode contar com as nossas dicas. Confira a seguir uma receita prática e simples para preparar a sua própria massa de argila e poder utilizá-la para diversos fins.

Por Que a Argila é Boa Para Tratamentos Estéticos

Um dos fatos que tornam a argila um dos melhores materiais para se trabalhar tanto ao que se refere a artesanato quanto a tratamentos de beleza é o fato de que é um material antisséptico e bactericida. Isso impede o desenvolvimento de gérmens além de absorver os maus odores.

Estética

Estética

Um dos poderes da argila também é atrair para si mesma todos os tóxicos por isso têm um potente efeito cicatrizante e regenerador que favorece a criação de novos tecidos. A argila protege o organismo do excesso de radiações como os raios X, cobaltoterapia e promove o equilíbrio quando existe a falta de radioatividade natural.

A argila ainda tem efeito anestésico e refrescante e por ser desinflamatória pode ser usada em casos de golpes, extrações de dentes e infecções. Tem uma atuação sobre os sistemas ósseo, respiratório e vascular. A sua ação nas fibras elásticas merece um bom destaque bem com sobre os tendões, a pele sobre o tecido conjuntivo que faz o involucro dos músculos e outras estruturas do corpo.

Como Preparar a Argila?

Cataplasma

Para fazer a mistura você precisará de um recipiente de barro, madeira, cristal, mas nunca de metal. Para remover a argila você deverá usar uma colher de madeira. Deite então a argila vermelha ou verde num recipiente e junte, de pouco em pouco, água que deve ser sem cloro.

Depois aguarde que a argila absorva a água e mexa até que atinja o ponto de uma pasta. Aplique essa pasta de argila sobrepondo camadas até chegar na espessura adequada, tape-a com pano de algodão e abafe para que seque o mais rápido possível.

Quando a pasta secar ou já se tenha passado o tempo recomendado retire o cataplasma com água. Uma coisa importante de ressaltar é que a argila atua da melhor forma das inflamações quando está fria. Então se você precisa utilizar a argila em inflamações superficiais como golpes, feridas, picadas ou queimaduras precisa fazer isso com a massa ainda gelada.

Conforme a argila vai esquentando vai perdendo a sua ação descongestionante. Dessa forma é mais conveniente e indicado que você use argila nova e fresca.

Imagem de Amostra do You Tube

Invólucro

Para fazer um invólucro de argila você deve diluir a mesma em água abundante e fervida (pode estar fria ou quente) ou mesmo numa infusão que seja adequada para cada caso. A água deve ficar com uma espécie de aparência lodosa. Depois você deve introduzir ligaduras ou telas e cobrir com elas a parte a ser tratada.

Esse tipo de aplicação é muito boa para o tratamento de queimaduras, celulite e eczemas como espinhas.

Banho de Argila

Para um banho de argila você deve juntar água morna com a argila verde ou vermelha até que fique com uma aparência lodosa. A dica é usar cerca de nove colheres de argila por meia banheira.

O banho deve ser feito introduzindo o corpo inteiro ou a parte que você deseja tratar na água. Permaneça assim durante o tempo que é recomendado para cada caso. Esse tipo de aplicação é mais indicado para casos de varizes, dermatites, dor nas costas e problemas de pele.

A Argila Artística

A argila usada artisticamente é a matéria prima para fazer esculturas e cerâmica. Ela é encontrada abundantemente na natureza, nos manguezais, margens dos rios. Durante milênios o homem usou a argila como matéria-prima para esculpir os seus medos e alegrias.

Um tipo de material barato e muito fácil de manipular que tem uma enorme elasticidade e permite a criação de inúmeros trabalhos que vão dos mais delicados como esculturas até os mais rudes como utensílios domésticos.

O melhor de tudo é que a argila pode ser reciclada e mantida no seu estado natural durante anos. Tudo o que argila exige é um pouco de cuidado e umidade.

A Manutenção da Argila à Base de Água

Quando Está Ressecada ou Endurecida

É necessário colocar a argila imersa na água por alguns dias e de preferência na forma de pequenos pedaços.

Quando Está Mole Demais, Sem Plasticidade (quando a argila não solta das mãos)

Nesses casos é necessário uma quantidade suficiente para fazer um quadrado. Você deverá bater de forma insistente contra uma tábua ou qualquer outro tipo de superfície que possa ser molhada (mudando de lados) até que saia o excedente de água.

Aproveite para retirar também a as impurezas que podem aparecer como gravetos, restos de gesse ou mesmo pedras.

Argila

Argila

Guardando por Longo Tempo

Quando a bola ou quadrado adquiriu plasticidade (não cola demais nas mãos) é necessário enfiar um dedo no meio da argila ou nos cantos, de forma que a atravesse quase que de forma total. Assim a cavidade com água deve ser enchida, no caso de não ser utilizada por alguns dias ou então por meses.

Tape o buraco logo em seguida usando um pedacinho de argila e mantendo assim a água presa no interior e consequentemente úmido. O número de buracos vai depender se você quer a argila mais ou menos úmida, não é tão importante. Depois disso coloque a bola ou quadrado de volta num plástico para não deixar que o ar entre.

Receita de Massa de Argila

Ingredientes

  • 1 xícara de farinha de trigo.
  • 1 xícara de sal.
  • 1 colher de sopa de óleo.
  • 1/2 xícara de água (despeje aos poucos para evitar que fique mole demais)

Dica

Depois de fazer a sua argila é necessário embrulhar a massa num papel filme e manter num local sem circulação de ar para que a massa não fique dura. O contato com o ar é algo bastante nocivo para a massa de argila.

Depois de preparar a sua massa de argila você pode começar a moldar as suas peças.

Imagem de Amostra do You Tube

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>