Como Fazer Uma Niqueleira De Retalhos

As vezes possuímos muitos tecidos em casa e que nem sequer pensamos que eles podem ser úteis. Na verdade, são tantas cobertas, lençóis e panos velhos que nem imaginamos em que eles podem ser utilizados depois de tanto uso. Porém, eles são realmente um dos materiais mais usados no artesanato, onde cada um deles pode servir para criar diversos objetos, principalmente aqueles que envolvem processos de costura. Uma niqueleira por exemplo, é uma peça extremamente útil e que pode ser criada de uma forma muito original, criando a mesma com diversos retalhos de tecidos. Por isso, não deixe de ler este artigo para aprender!

O Que é Um Niqueleira ?

Muitos devem estar se perguntando neste momento o que uma niqueleira. A niqueleira é uma peça muito usada no dia a dia, especialmente para quem não quer esquecer o troco em casa. Aquelas pequenas moedinhas que você tem podem ser guardadas em uma niqueleira, por exemplo. Na verdade, o nome já diz tudo. Moedas, em suas maioria, são compostas por diversos elementos, incluindo o próprio níquel. Por isso, na hora de organizar moedas, esta peça pode ser muito prática, além de ser bastante compacta para determinadas ocasiões.A niqueleira, sendo assim, nada mais é do que uma pequena bolsinha, onde se podem armazenar moedas. Você pode ser bastante criativo neste caso, já que a sua bela niqueleira pode ser feita a mão. Dessa forma, aposte no trabalho manual e tente criar a sua própria!

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=zgNr5KLm7Ko&list=PL1F2F3805EEA2B858[/youtube]

Retalhos De Tecidos

Qual a importância de se utilizar retalhos de tecidos para criar belas peças, por exemplo? Sabe aquela colcha que não serve mais para você utilizar em nenhum local da casa e que, provavelmente está bastante velha? Ela pode ter uma utilidade e ao invés de ir direto para o lixo, ela pode ser retalhada! É uma técnica muito interessante emendar um tecido no outro. Para isso é preciso saber algumas técnicas bem simples da costura artesanal, onde você vai conseguir criar belas peças usando apenas tais retalhos. Não jogue tecidos fora, apenas recorte-os de uma forma na qual eles possam virar um mosaico depois. Para o passo a passo deste artigo, vocês vão ver que tais retalhos serão muito úteis da elaboração de objetos simples da arte manual!

Passo a Passo: Niqueleira

Está sem uma bolsinha linda para guardar as suas moedas e leva-las junto com você para fazer compras, por exemplo? Neste artigo você vai ver que é muito fácil e simples criar a sua própria bolsinha. Para começar seguir o nosso passo a passo, veja abaixo quais materiais são necessários para começar esta sua bela produção!

Materiais Necessários

Para começar, você vai precisar de poucas coisas. Além de retalhos de tecidos de tons diferentes, você vai precisar de alguns materiais básicos para a elaboração de qualquer trabalho manual, especialmente aqueles que envolvem restos de tecidos velhos.Confira:

  • Tecido estampados de aproximadamente 15 cm de comprimento
  • Tecido para fazer o forro da niqueleira também com 15 cm de comprimento
  • Retalhos em feltro para elaborar a peça
  • Uma unidade de zíper para incrementar a sua bolsinha
  • Um botão e uma fita de cetim para personalizar. A fita de cetim deverá ter aproximadamente 10 cm de comprimento

Como Fazer a Niqueleira?

Agora que você já possui todos os materiais organizados, basta ter vontade de iniciar o seu passo a passo. Preste a atenção em cada etapa para não cometer erros, mas você vai ver que a elaboração desta peça é muito simples e não requer muito esforço. Ao final, você com certeza não vai se decepcionar com o resultado.

  • Para começar o passo a passo, primeiro organize os materiais. Veja se os retalhos de tecidos estão na medida correta e comece a monta-los para ter uma pré visualização do seu resultado final. Dessa forma, você começa com a primeira etapa e uma das mais importantes do processo.
  • Corte dois retângulos de tecido para fazer o desenho da sua bolsinha. Neste caso, damos a ideia de ser um passarinho por exemplo, mas você pode usar o molde que quiser. Basta usar a imaginação! Corte mais dois retangulos para começar a pensar no tecido para o forro também. Para o mesmo, você deverá estar ciente de que as dimensões ideais são 12 cm x 9 cm. Tente arredondar a parte inferior de cada retângulo recortado apenas para dar aquela personalizada! 
  • Logo em seguida, nesta segunda etapa, recorte no tecido de feltro a asa do seu passarinho ou qualquer outro elemento do molde escolhido por você. Use o ponto de bordado para isto. Coloque este elemento em apenas um dos lados da niqueleira por inteiro para criar um design diferenciado. Para fazer o olho na sua bolsinha, cole o botão aonde quiser. Lembrando que o botão pode servir para qualquer função, dependendo do desenho escolhido por cada artista.
  • Agora que um lado da sua niqueleira já está pronto, repita o mesmo procedimento para o outro lado. Preste bem atenção na centralização dos elementos para que o seu desenho não fique muito torto. Tente sempre seguir as mesmas dimensões, medidas e localizações de cada elemento utilizado na peça. Vale lembrar que tudo depende do molde que você optou. 
  • Neste etapa final, que já está tudo pronto praticamente, vpc~e deverá virar a sua niqueleira para a frente, onde se encontra a abertura para a mesma. Não esqueça de colocar o forro da sua bolsinha para dentro para não atrapalhar na finalização do produto. A abertura do forro deverá ser fechada com pontos à mão e isto é muito importante. Coloque o zíper na abertura para terminar e depois incremente o processo usando a fita de cetim descrita na parte de materiais necessários.
  • Pronto, agora você já terminou de criar a sua niqueleira e já pode sair por ai com todas as suas moedinhas muito bem guardadas. Estas bolsinhas são ótimas para serem colocadas em bolsas maiores, em algum compartimentos ou levadas no bolso da calça mesmo. Elas são realmente muito práticas! 

Escrito por Jéssica Monteiro da Silva

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • FAVOR ENVIAR AMOSTRA DE RETALHOS DE TECIDO E VALOR POR METRO.

    MARIA DO SOCORRO ALVES PEREIRA 13 de Março de 2014 15:34 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *