Como Fazer Uma Coruja de Retalhos

Vocês já repararam como tudo em nossa vida é composto por um ciclo, e por isso, roupas e acessórios vem e voltam o tempo todo. Agora, por exemplo, o que está na moda é usar objetos decorativos com motivos de coruja, sejam elas grandes, pequenas, coloridas ou estilizadas, e mesmo joias que tenham a figura da ave. Isso já aconteceu há muito anos e veio com força total, ganhando todas as lojas.

Imagem de Amostra do You Tube

A Coruja é tida como uma ave símbolo da sabedoria e segundo crendices, ainda é capaz de afastar o mal olhado, traz sorte, mas se ouvi-la cantar à noite é sinal de quem alguém próximo irá morrer, ou seja, um tremendo mau agouro. Mas crendices à parte, a ave é muito bonita, imponente e fica muito bem em roupas, acessórios e especialmente como objeto decorativo, sendo querida até por crianças, especialmente depois do filme Harry Potter.

Quem gosta da ave pode começar a arregaças as mangas, já que passaremos uma forma interessante e criativa de usar sua imagem para confeccionar um bonito artesanato. Para fazê-lo, basta seguir o passo a passo abaixo, e começar a receber muitos elogios.

Artesanato – Passo a Passo: Coruja de Retalhos

Material:

  • Retalho em duas cores com tamanhos e estampas diversos, ou seja, o maior com medida aproximada de 08 centímetros X 7,5 centímetros e outro menor com 6,5 centímetros X 5,5 centímetros, de preferência que tenha o contraste de uma cor escura e outra clara.
  • Manta acrílica
  • Tesoura
  • Linha
  • Agulha
  • Miçanga ou lantejoula para os olhos
  • Tecido verde ou estampado em verde para recortar círculos, aproximadamente um metro.
  • Pedaços de madeira em formato de cilíndrico, finos e pequenos.

Modo de Fazer

Imagem de Amostra do You Tube

- Para começar você deve recortar os dois tamanhos de tecido, de acordo com o molde (que pode ser encontrado no site logo abaixo), em formato semelhante a duas gotas. Um no tecido escuro (o maior) e outro no tecido mais claro (o menor), pois as duas partes formarão a frente e as costas da coruja.

- Depois de recortado, junte os dois lados do tecido, sendo que direito deverá ficar com direito. Agora é só passar uma costura unindo as duas partes, mas apenas uma costura, não se esquecendo de deixar o lado direito para dentro, pelo menos por enquanto. Costure tudo até chegar na ponta do tecido cortado a menor, lembrando que esta pode ser feita tanto com linha e agulha quanto na máquina, dependendo da sua habilidade

- Una os dois lados, aquele da parte menor com a parte maior, como foi feito anteriormente. Perceba que por causa das medidas diferentes haverá uma folga maior de tecido no recorte com medida superior.

Coruja de Retalhos

Coruja de Retalhos

- Em um dos lados será nítida a folga do tecido, formando quase como um bico para cima. É importante que você não tente tirar esta sobra, pois ela fará parte integrante da coruja e deve estar assim mesmo.

- Depois de costurado os dois lados do tecido, formando uma grande gota, é só virar a parte do direito para fora, assim, o acabamento da corujinha ficará muito mais bonito. Agora, faça uma bainha bem feita na parte aberta da coruja, sempre deixando a ponta virada para cima.

- Encha toda ela com a manta acrílica, até que fique bem gordinha, fofinha e com um aspecto de coruja redondinha. Para acabar a coruja, dê o acabamento na parte de baixo, fechando com pontinhos para que a manta acrílica não escape pelos buraquinhos.

- Então, pegue aquela ponta que estava sobrando da coruja e vire para baixo, dando um pontinho invisível e firme para que não apareça e a dobra fique bem presa. Ela formará o bico da coruja e ficará bem charmoso.

- Já o olhinho da coruja pode ser costurado com linha e agulha, sendo feito tanto com a miçanga quanto com a lantejoula, se preferir pode encontrar outro material para fazer os olhos, como pedaço de feltro, botão, outro tecido e ainda colar com cola quente se achar melhor.

- Para não deixar a linda coruja desamparada, sem um local para ficar, você também pode fazer um pequeno e aconchegante ninho para repousá-la, é bem simples e prático de ser confeccionado.

- Primeiro você deve fazer as folhas onde ela ficará presa, para isso, basta pegar o tecido verde e recortar diversos círculos com medida aproximada de 08 X 06 centímetros cada um e quanto mais círculos, mais cheia ficará de folhas o ninho da coruja. Para fazer o ninho é só pegar todos os círculos que foram recortados, dobrá-los um a um ao meio, dobrar de novo mais uma vez e com agulha e linha com cor que combine, costurar a parte oval do tecido para que fique semelhante a uma flor.

- Agora, é só costurar a corujinha diretamente nas folhas feitas, pois as mesmas darão suporte à ave, e ficará muito mais bonito, podendo servir de enfeite em qualquer lugar.

Coruja de Retalhos

Coruja de Retalhos

- Já com os pedaços de galhos deve ser feito um pequeno feixe e colocado por baixo das folhas já costuradas à coruja, podendo ser preso tanto com linha e agulha quanto com cola quente, o que você achar melhor.

- Pronto, sua coruja já está finalizada e linda, e você pode enfeitar diversos ambientes com ela. Através do mesmo procedimento é possível usá-la como enfeite de porta, pendê-la do teto e ainda fazer várias aves menores e criar um pequeno móbile. Caso prefira, ainda é possível fazer uma coruja maior, basta aumentar as dimensões do molde.

- Se ficou alguma dúvida sobre o modo de fazer a coruja, ou ainda sobre o passo, o tipo de tecido a ser empregado, o modo de fazer a costura, as pregas e tudo o mais, basta buscar o site: http://www.pracadoartesanato.com.br/passo-a-passo/eu-faco-corujinha-de-retalhos/

No site acima você encontrará todas as informações pertinentes, inclusive com os moldes para fazer qualquer uma das partes da coruja e ainda o do ninho. No local é possível ver as fotos da coruja já terminada e também parte a parte, com todos os detalhes. Desta forma, o artesanato se tornará bem simples e prático de ser feito, agradando a todos que se aventuram na arte.

Um comentário

  1. Adorei todos os trabalhos que aqui encontro são todos muito lindos.parabens

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>