Como Fazer Sapatinhos de Croche Diferentes

O crochê sempre foi uma técnica bastante simples para quem se identifica com ele. É um método delicado e que envolve alguma habilidade. Porém, quando você a prende a tricotar usando crochê  tudo fica mais fácil e a quantidade de produção que podem ser criada é imensa. Geralmente, o crochê é bastante usado em recém nascidos ou para a fabricação de chales, colchas, forros, mantes e até mesmo roupas para o frio, já que este tipo de material aquece bastante. Neste artigo, você vai aprender o básico sobre o crochê  começando a produzir sapatinhos para bebês e usando modelos diferentes.

Sapatinho de Crochê Diferente

Sapatinho de Crochê Diferente

Aprendendo a Costurar

Abaixo, você vai conferir como se fazem os sapatinhos de crochê da forma mais simples possível. A partir deste passo a passo e com a técnica já aprendida por você, é possível criar outros modelos diferentes como no estilo All Star, botinhas, com babados, botões e outros. Basta usar a imaginação.

Passo a Passo

Imagem de Amostra do You Tube

Material:

  • Linha Bella da Pingouin
  • Agulha de crochê 2,5 mm
  • Tesourinha e agulha de tapeceiro para o arremate
  • Um broche ao seu gosto

 Como Fazer:

Imagem de Amostra do You Tube
1. Primeiro, é sempre bom preparar o broche antes de começar a criar o seu próprio sapatinho. Para isso, corte algumas rodelas de tamanhos diferentes do tecido. Em seguida, queime as suas brodas com muito cuidado para que o tecido não desfie. Junte as rodelas recortadas de modo que elas fiquem da maior para a menor em termos de organização. Feito isso, fixe-as no centro e depois com um alfinete para broche.
2. Agora vai começar a etapa em que a produção do sapatinho de crochê vai começar. Primeiro, é preciso separar a sola do sapatinho seguindo algumas instruções importantes. Para conferir o gráfico para a costura, veja a imagem abaixo:
Gráfico do Sapatinho de Bebê

Gráfico do Sapatinho de Bebê

3. Feito tudo isso e seguindo as instruções à risca, faça as alça de correntinhas que servirão de base para o ponto de crochê. Faça dois pontos baixos na bordinha da sola do sapato pegando o segundo fio da corrente. Veja como se faz este processo na imagem: 
ponto baixo pegando no 2º fio do ponto
4. Dessa forma, utilizando o método da correntinha explicado no passo 3, um belo acabamento será feito na sola do sapatinho, delimitando esta parte do resto da produção. Com isso, você poderá fazer um ponto qualquer ao seu gosto para finalizar o acabamento.
5. Com a sola já acabada, faça uma alça composta por no máximo sete correntinhas, fechando-a em um pouco bem baixo na base da primeira correntinha feita. Pegue dois fios que o sapatinho fique mais forte e ainda mais bonito para o seu bebê.
6. Após fazer estas correntinhas, faça dois pontos baixos sempre repetindo o processo até fechar com mais um ponto baixo no meio da alça.
7. Comece a iniciar a 2ª carreira. Faça algumas correntes para subir e posteriormente faça uma alça com 7 correntes novamente. Feito isso, faça mais duas correntinhas e assim sucessivamente até fechar o ponto. Dessa forma, você formará um fio independente assim como foi feito da sola do sapatinho. Em seguida, vá encaixando um elo dentro do outro para a sua produção ficar bem acabada. Depois, faça 4 carreiras no ponto que desejar.
8. Quando as 4 carreiras já estiverem prontas e acabadas, faça mais uma carreira com pontos bem baixos sempre unindo as alças umas nas outras. Confira na imagem:
Passo-a-Passo do Sapatinho

Passo-a-Passo do Sapatinho

9. Agora, vamos passar para as laterais do sapatinho de crochê. Serão feitos dois pontos baixos em cada alça. Na área do calcanhar, é importante arredondar o formato do local fazendo um ponto baixo e fixando cada alça em seu respectivo lugar. No peito do pé também é importante fazer um ponto baixo sempre fixando cada alça preparada. Finalize tudo para um acabamento perfeito com um ponto baixíssimo. Veja a legenda abaixo para tirar as suas dúvidas quanto a parte arredondada do calcanhar e das laterais:
Passo

Passo-a-Passo do Sapatinho

10. Ainda para formar o peito do pé do sapatinho, faça sete pontos no meio da parte que corresponde ao lugar indicado. Faça um ponto baixo, um meio ponto alto, um ponto alto, um ponto alto duplo, mais um ponto alto, um meio ponto alto novamente e mais um ponto baixo.  Finalize tudo com um ponto baixíssimo. Feito tudo isso, contorne toda a borda com o chamado “Ponto Caranguejo “. O “Ponto caranguejo” é considerado o ponto baixo feito de ré, ou seja, fazendo a costura para trás, no sentido inverso. Feche tudo com um ponto baixíssimo para criar o acabamento perfeito do seu sapatinho de crochê.
Sapatinhos de Croche

Sapatinhos de Croche

11. É importante lembrar que o “ponto caranguejo”  pode ser difícil de fazer pela primeira vez, mas com a prática tudo se resolve. Se mesmo assim você não conseguir, existe um outro método conhecido por ponto baixo com laçada. Este tem o mesmo efeito de costura em comparação ao ”ponto caranguejo”. É uma técnica mais simples para costura e é tecido para a frente e não de ré. Por isso, é considerado um ponto de “falso caranguejo”. Para aprender este método, veja o vídeo abaixo:
Imagem de Amostra do You Tube
12. Agora que o seu sapatinho está pronto e bem acabado, que tal usar um pouco da imaginação para decora-lo?  Você pode usar lacinhos, florzinhas, bonequinhos e outros acessórios muito fofos. Se for menina, decore com coraçõezinhos e acessórios na cor rosinha mais claro para ficar bem delicado. Se for menino, use uma decoração em azul ou verde, evitando enfeitar demais. Coloque ursinhos, carrinhos ou qualquer outra cisa que combine com o seu lindo bebê!

Modelos Diferentes

Modelos diferentes

Modelos diferentes

O passo a passo logo acima mostra um modelo tradicional de sapatinhos de crochê que todo mundo usa. Para escolher outros modelos e ver como o crochê pode te levar além, veja fotos e vídeos logo abaixo:
1. Sapatinho azul cruzado: O vídeo não é em português, mas para bom entendedor meia palavra basta. Olha como este modelo é lindo!
Imagem de Amostra do You Tube
2. Sapatinho estilo all star e botinha: Um estilo diferente e para deixar o seu bebê super confortável e estiloso. Veja abaixo no vídeo:
Imagem de Amostra do You Tube
3. Nas fotos abaixo, confira diversos modelinhos de sapatinhos de crochê bem elaborados e super diferentes!

Posts Relacionados

6 comentários

  1. muito lindo esses sapatinhos, parabéns..

  2. adora as suas lições é muito fácil de entender.

  3. Lindos sapatinhos, eu amo crochê também artesanato gostei muito

  4. elza cristina do nascimento

    lindos!!!!!! como fazer para comprar?

  5. amei todos os sapatinhos gosto muito de crochê vou aprender a fazer pois amei e será mais um desafio para mim.

  6. amei tudo,gostaria da receita dessa sandalia tem como me mandar?é que com as fitas fica dificil pra ver,vem por ai;um neto,uma neta,sobrrinho,e uma neta emprestada

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>