Como Fazer Móveis com Caixotes

Ter uma casa organizada é um sonho para todo mundo, porém, nem sempre podemos investir em móveis para manter tudo arrumadinho ou mesmo para decorar os ambientes como gostaríamos. Quem já passou por esse dilema, pode encontrar nos caixotes de feira e entregas, uma solução.

A ideia é que você faça os seus próprios móveis com esses caixotes. Além de ser econômico e ajudar o meio ambiente promovendo a reciclagem dos mesmos, você pode ter móveis bastantes cool. Está na moda ter móveis feitos com caixotes e com certeza, quem visitar a sua casa, vai adorar a ideia e quem sabe, até mesmo copiar.

Aprenda agora como fazer móveis com caixotes de forma bem simples e prática.

O Tipo de Caixote

Existem dois tipos de caixotes que podem ser utilizados para fazer estantes, mesinhas com cadeiras, sofás e muitos outros móveis. O primeiro tipo e mais usado, é aquele de madeira (bem rústico, o que confere um resultado ainda mais legal para as peças) de feira.

O segundo tipo de caixote que pode ser utilizado é aquele de PVC (plástico) que é muito usado na entrega de leite e produtos afins. Parece com aquele de entrega de refrigerantes, porém, sem as divisórias. Nada impede que você também utilize os caixotes de refrigerantes, porém, não conseguirá fazer estantes, por exemplo, a menos que arranque a estrutura interna.

Estantes com Caixotes de Madeira

Para fazer estantes com os caixotes de madeira, é necessário que você consiga os seus caixotes, pode ser negociando com os feirantes perto da sua casa, comprando em lojas especializadas em artesanato ou de produtos para o lar (sim, algumas já estão vendendo esses caixotes).

Antes de começar a montar a sua estante, é necessário que você pense em quantos andares deseja que ela tenha para definir quantas caixas terá. Dependendo do peso que pretende colocar em cada andar, é preciso usar menos caixas para evitar acumulo de peso sobre a base.

O recomendável é que você não ultrapasse 4 caixas empilhadas, porém, se precisar de mais caixas, pode optar por criar várias pilhas de 4 caixas lado a lado. Fica bem estiloso e seguro.

Em alguns casos, não é necessário pregar as caixas para mantê-las firmes uma sobre a outra. No caso de fazer uma estante de livros você pode perfeitamente apenas empilhar, desde que coloque-as bem alinhadas. Depois, coloque os livros e eles mesmos cuidarão de deixar tudo bem paradinho em seu devido lugar.

Quando Pregar?

Pregar as caixas se mostra necessário quando você deseja fazer uma estante de prateleiras flutuantes, ou seja, que não estejam encostadas no chão. Nesse caso, o mais indicado é pregar cada um dos caixotes na parede (um sobre o outro, mas não precisa pregar um ao outro).

Se você não pregar um no outro, poderá com facilidade retirar um ou mais quando desejar realizar mudanças na decoração da sua parede. O mais interessante é que esse tipo de estante com caixotes de madeira de feira, pode ser usado para criar estantes em quartos de dormir, banheiros (com cuidado para que fiquem bem longe do chuveiro, fonte de umidade), cozinha ou qualquer outro lugar da casa.

Pintar ou Não Pintar, Eis a Questão

Pintar ou Não Pintar, Eis a Questão

Pintar ou Não Pintar, Eis a Questão

Muitas pessoas se perguntam se é necessário pintar as caixas de madeira, uma vez que o estilo rústico da cor original é um dos principais atrativos desse tipo de material. Se você deseja manter a cor original, não precisa pintar. A nossa dica é apenas que lixe a caixa para evitar que fiquem fiapos soltos ou mesmo farpas que podem machucar as pessoas da casa.

No caso de desejar pintar, é necessário procurar por tinta própria para madeira para garantir que terá um bom resultado e uma pintura mais regular.

Estantes Com Caixotes de Plástico

Imagem de Amostra do You Tube

Como já dissemos acima, os caixotes de plástico também podem ser utilizados para a criação de móveis na sua casa e podem ser ainda mais legais que os de madeira. Os caixotes de plástico tem a vantagem de já serem coloridos e ainda, possuírem um visual bem mais cool e moderno.

A ideia é criar um mix de cores divertidas que dê mais alegria para a sua casa. Quem gosta de um estilo mais tradicional pode optar pelos de madeira. Aproveite que essas caixas já estão sendo vendidas em lojas de produtos para casa e também, em lojas que oferecem produtos para organização da casa.

A desvantagem desse material em relação às caixas de madeira reside na maior dificuldade para prender uma a outra. A dica é que você apenas as empilhe, porém, cuidando para que fiquem bem retinhas e assim, não haja risco de caírem. Aquela ideia de que os livros são capazes de segurar a estante no lugar, vale para esse tipo também.

Quem desejar ter estantes flutuantes pode apenas colocar pregos na parede e encaixar a estrutura de trás da caixa (observe que ela é furadinha). Faça uma boa mistura de cores para ter um resultado mais alegre.

Outros Móveis com Caixotes

Imagem de Amostra do You Tube

Apesar de as estantes serem os principais tipos de móveis com caixotes que vemos por aí é interessante ressaltar que existem muitos outros. Você pode montar sofás, mesas, sapateiras e muito mais.

Tudo o que você precisa fazer é ter bem claro o “projeto” do móvel, ou seja, como é possível formá-lo com a ajuda dos caixotes. Geralmente, os sofás são feitos com a junção dos caixotes e o acréscimo de almofadas na parte superior para que fiquem mais confortáveis para quem irá sentar.

O mais importante é ser criativo e trabalhar pensando no espaço que você tem disponível para colocar esse móvel. Uma das vantagens de fazer os próprios móveis é poder adequá-los ao seu espaço disponível.

Fazendo um Sofá com Caixotes de Frutas

Fazendo um Sofá com Caixotes de Frutas

Fazendo um Sofá com Caixotes de Frutas

Para quem gostou da sugestão de fazer um sofá com caixotes, vai gostar desse vídeo. Nele você acompanha o passo a passo da criação de um sofá usando essas caixas. Assista, anote os materiais necessários e depois, comece a fazer os seus próprios móveis.

http://www.youtube.com/watch?v=gS8-CiH2BXM.

Além de divertido, fazer os seus móveis com caixotes ajuda na reciclagem dos mesmos e a deixar a sua casa muito mais criativa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>