Como Fazer Mosaico em Vasos

Ter um espaço em casa para um pequeno jardim ou mesmo para cultivar algumas plantas é algo maravilhoso, pois é possível trazer mais vida para o dia a dia. Além disso, cuidar das plantas é algo terapêutico. Uma outra forma de relaxar pode ser decorar os vasos das suas plantas.

Imagem de Amostra do You Tube

Se você já tem a sorte de poder cultivar as suas plantas em casa aproveite para personalizar ainda mais esse cantinho. O tutorial de como fazer mosaico em vasos é perfeito para quem deseja dar um toque pessoal para o jardim. Vamos ensinar a como customizar os vasos de plantas de forma que a sua casa tenha a sua casa.

Os materiais necessários são bem fáceis de encontrar e com apenas algumas horas do seu tempo é possível fazer lindas peças. Se você gostar desse trabalho manual pode começar vasos para os amigos e quem sabe até mesmo para vender.

Tutorial de Como Fazer Mosaico em Vasos

Imagem de Amostra do You Tube

Materiais Necessários

  • Vaso de cerâmica de 30 cm
  • Azulejos coloridos
  • Bucha
  • Cola branca de secagem rápida
  • Fita adesiva
  • Rejunte verde
  • Tinta acrílica em tons de verde
  • Torquês de azulejo
  • Trincha
  • Lápis
  • Lixa nº 150
  • Espátula
  • Martelo
  • Verniz
  • Risco

Como Fazer

Passo 1

Para começar esse tutorial será necessário contar com o risco (desenho), em nosso caso de flores. Desenhe flores numa folha de papel sulfite a lápis, em seguida risque totalmente a costas da folha com lápis 6B.

Depois com a ajuda de uma fita crepe cole a folha de sulfite (com as costas riscada para o vaso) sobre o vaso de cerâmica. Contorne o desenho com um lápis e perceba que o risco foi passado para o vaso de cerâmica. O nome dessa técnica é repasse e sempre funciona.

Dessa forma você terá o desenho de base da flor no vaso, agora podemos seguir para o passo dois.

Passo 2

Quebre os azulejos em vários pedaços grandes, é interessante contar com peças de várias cores. Depois com a ajuda de uma fita adesiva você deverá transferir o desenho das pétalas das flores para cada pedaço quebrado de azulejo.

Observação: Basta colar uma fita transparente sobre cada pedaço quebrado de azulejo e fazer o desenho das pétalas sobre a fita. Faça esse processo para o número de pétalas que você vai precisar.

Passo 3

Com a ajuda do torquês você deverá recortar cada uma das pétalas que estão desenhadas sobre os pedaços de azulejos. Depois disso lixe todas as bordas para que fique com um acabamento melhor. Esse processo deverá ser repetido para fazer o miolo das flores.

Observação: O torquês é uma ferramenta utilizada para recortar materiais mais grossos como o azulejo, por exemplo. Uma mistura de tesoura com alicate.

Passo 4

Nesse passo faremos a montagem das flores, ou seja, posicionaremos as pétalas bem como os miolos nos seus lugares. Para isso se guie pelo desenho que foi repassado no vaso no passo 1. Basta que você passe cola na peça de cerâmica e fixe-a no seu lugar no mosaico.

Passo 5

Depois de montar as flores é necessário criar um fundo de mosaico para o seu vaso. Para isso você deverá quebrar o azulejo de uma cor contrastante com a das flores em pedaços grandes. Uma boa dica é usar os tons mais escuros para fazer as folhas das flores e os tons mais claros para fazer o fundo.

Se precisar você pode utilizar o torquês para ajeitar os pedaços de azulejo quebrado para o fundo do mosaico. Quando terminar a colagem espere que seque por umas 8h.

Passo 6

Nesse passo teremos que usar o rejunte, para que fique mais fácil siga as instruções do fabricante que vem na embalagem do produto. Se não encontrar rejunte na mesma cor das peças de fundo do seu mosaico você poderá tingir o rejunte branco com tinta PVA.

Com a ajuda de uma espátula aplique o rejunte sobre o mosaico, não esqueça de limpar o excesso com uma esponja seca.

Passo 7

Mosaico em Vasos

Mosaico em Vasos

Com a ajuda da trincha você deverá pintar a parte interna e também as bordas do vaso com a tinta acrílica. O ideal é escolher uns tons mais escuros que o tom de fundo do mosaico para colorir essas partes do vaso.

Espere que seque e depois disso faça um efeito patinado passando uma tinta de um tom mais claro sobre a pintura escura. Finalize então a peça e aplique o verniz sobre a área que foi pintada do vaso.

O resultado desse trabalho é lindo e o melhor de tudo é que você desejar reaproveitar azulejos velhos que não foram utilizados em casa pode ficar a vontade. O que importa é ser criativo e gostar do resultado desse trabalho.

O vaso decorado com mosaico fica superoriginal na sua casa e ajuda a deixar o seu jardim com aquele visual mais personalizado. Assim dá gosto de cuidar de plantas em casa, não é mesmo?

Outros Desenhos

O que é mais legal nessa técnica de mosaico em vaso é que se trata de uma técnica que pode ser utilizada para criar os mais variados tipos de desenhos. Solte a sua imaginação e não se prenda somente a flores, pois tudo o que você imaginar pode ser feito nesse vaso de cerâmica.

Seja criativo e aproveite, pois a técnica não é difícil de fazer em casa e dá um resultado incrível. Sendo assim não espere mais para se jogar na produção dos seus próprios vasos. Se curtir o trabalho pode até mesmo começar a fazer peças para vender, pois é um trabalho artesanal que quase não existe nesse mercado. Vale a pena investir.

Uma Opção de Presente

Uma Opção de Presente

Uma Opção de Presente

Além de ficar incrível esse vaso decorado com mosaico pode ser um ótimo presente para os seus amigos. Para isso basta decorar a peça e dar de presente para aquelas pessoas de quem você gosta.

Já pensou que legal se todos os seus amigos tiverem um vaso decorado por você no jardim? Com certeza eles vão adorar porque além de ser uma peça muito bonita também é feita de forma totalmente manual. Um trabalho lindo que você pode fazer em casa.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>