Como Fazer Guirlandas de Maneira Fácil e Divertida

Muito usadas para enfeitar as portas das casas, principalmente na época do natal, as guirlandas são enfeites muito bonitos e práticos de fazer. Mas será que é possível confeccionar as guirlandas de maneira fácil e divertida? É o que veremos nesse artigo.

Exemplos de Tipos de Guirlandas

 

Existem vários tipos de materiais que podem ser utilizadas para que sejam feitas belas guirlandas, entre alguns podemos citar:

Guirlandas de Flores: As guirlandas de flores são muito bonitas e ficam bem em qualquer ambiente. Podem ser confeccionadas com belas tulipas ou Magnólia do Sul, que criam um efeito muito elegante e sofisticado. Abaixo segue um link com um vídeo ilustrativo:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=rmBql7mEgEU[/youtube]

Guirlandas de Azevinho: Quem costuma fazer qualquer tipo de artesanato conhece muito bem o azevinho, que usado para confeccionar as guirlandas, cria um efeito muito bonito. Veja abaixo um link ilustrativo para vídeo em pinturas de natal em azevinho:

http://www.youtube.com/watch?v=fc2MVyNG9NM

Guirlanda de Neve: Apesar de não ser muito conhecido, esse tipo de guirlanda fica muito bonito, bastando para isso glitter, fitas cintilantes e tinta branca. Esses produtos podem ser usados para dar a sensação de que a guirlanda está coberta de neve, que fica muito bonito na época de Natal. Veja abaixo um link ilustrativo sobre bonecos de natal:

http://www.youtube.com/watch?v=-XVrh1TC4Rs

Guirlandas de Doces: Esse tipo de guirlanda é, com certeza, o preferido das crianças, pois ela é feita toda com canudinhos de açúcar, e é muito utilizada na época de Natal. Segue um link ilustrativo mostrando com fazer uma guirlanda de bombons de chocolate:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=u3hImVx2KUo[/youtube]

Vejamos Agora o Passo a Passo Para Fazer Algumas Belas Guirlandas: Uma de Flores e Outra de Um Material Inusitado, Que São as Garrafas PETs

Guirlandas Florais

Flor Magnólia do Sul

Flor Magnólia do Sul

Flor Magnólia do Sul

Materiais Necessários:

  • Alicate
  • 4 botões de magnólia
  • 5 magnólias
  • Guirlanda de pinha artificial
  • Arame floral
  • Fita métrica
  • Cola quente e de madeira
  • Enfeites de bola de vidro dourado em um total de 27 com um fio de arame em torno de uma polegada
  • Tinta de arame de 1,80 cm
  • 10 pinhas naturais
  • 2 ramos de azevinho de seda dourado

Passo a Passo da Guirlanda de Magnólia do Sul:

– Os talos das flores de magnólia devem ser cortados em cinco centímetros, retirando as folhas de talo e os botões.

– Depois, um colarinho deve ser feito em volta das folhas de magnólias que foram descartadas, e um arame floral deve ser forrado para que a estrutura se mantenha fixa, fazendo o mesmo procedimento com todos os botões.

– Na sequência, as magnólias e os botões das guirlandas devem ser inseridos deixando espaços uniformes para os ornamentos. Depois, os ramos da pinha em volta dos talos devem ser torcidos para ficarem bem presos. Nesse caso, a cola quente deve ser utilizada para fazer uma melhor fixação.

– As três bolas de vidro devem ser torcidas em conjunto com a finalidade de formar nove ramos, os inserindo na guirlanda entre as flores de magnólia. Os ramos de pinha em volta dos ramos devem ser torcidos para que eles fiquem bem firmes.

– As bolas devem ser inseridas entre as flores. O azevinho deve ser cortado em partes de dez centímetros, colocando-as em volta das magnólias. Para que o arame fique escondido, o restante das flores deve ser colado.

– A fita deve ser cortada em três partes de sessenta centímetros cada, formando dois laços da mesma, que devem ser torcidos junto com o arame. Cada fita deve ser presa na guirlanda, atrás de cada magnólia, mantendo os laços da fita sempre ao lado das flores, deixando-as em evidência. É só espaçar as fitas de maneira uniforme em volta da guirlanda.

Guirlandas de Garrafas PET

Guirlandas de Garrafas PET

Guirlandas de Garrafas PET

A garrafa PET é um material que pode ser facilmente encontrado e, por isso, esse tipo de guirlanda é bem prático de ser feito, faz um lindo efeito e ainda contribui para a preservação do planeta, e com a consciência ecológica.

Material Usado Para Fazer a Guirlanda PET:

  • Tesoura
  • Garrafas PET em cores variadas
  • Purpurina
  • Cola
  • Chave de fenda
  • Fósforo ou Isqueiro
  • Arame

Como Fazer a Guirlanda de Garrafa PET:

– As garrafas de garrafa PET devem ter seu fundo cortado no formato da própria garrafa. Para que o acabamento fique bem arredondado, dois pequenos cortes devem ser feitos, ou então as bordas das velas devem ser queimadas em cada extremidade, dobrando a garrafa para dentro, repetindo o mesmo procedimento com todas as outras garrafas PETs.

– O número de garrafas certo para que a guirlanda seja formada vai depender do tamanho que foi escolhido para confeccioná-la. Um furo no fundo das peças deve ser feito com a ponta da chave de fenda aquecida, de tal modo que arame possa ser passado. Na sequência, a purpurina e a cola devem ser passadas na garrafa até que ela seque.

Uma dica: Para que os enfeites fiquem protegidos, é interessante fazer uma mistura utilizando água e ½ de cola que deve ser passada com muito cuidado em cima de toda a guirlanda já feita. Depois que o trabalho já estiver seco, o arame deve ser passado pelos furos no fundo das peças que foram feitos, encaixando-as, e para finalizar basta colocar um belo laço para enfeitar, e pronto! Uma bela guirlanda de garrafa PET estará confeccionada.

Considerações Finais

As guirlandas são um tipo de enfeite muito utilizados no Natal, mas também podem ser utilizados na páscoa ou em qualquer época do ano, para enfeitar os cômodos e ambientes de uma residência, ou então para presentear os amigos. Podem ser feitas de vários materiais, como por exemplo, bonecos de neve, balas e bombons, azevinhos, flores, e até com garrafas PET. Práticas e fáceis de fazer, as guirlandas ficam muito bonitas quando prontas, e são muito fáceis e divertidas de serem feitas. Com criatividade e bom gosto é possível criar vários modelos de diversos materiais, e conseguir inclusive uma fonte de renda extra.

Para muitos, confeccionar as guirlandas pode servir também como alívio do estresse das tensões diárias, servindo com uma terapia ocupacional. Seja como for, fazer guirlandas é, com certeza, uma prática que todos deveriam experimentar pelo menos um dia para sentir a alegria de ver um belo trabalho de artesanato pronto.

Salete Dias

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *