Como Fazer Bonecos de Massa

Modelar massinha sempre foi uma brincadeira de criança. Mesmo que não tenha deixado de ser, o trabalho com massa acabou se tornando bastante artístico, graças aos pequenos que investiram bastante a sua infância para modelar bonecas usando massinha. Hoje em dia, os amantes de artesanatos usam esta matéria simples tão básica para realizar as mesmas construções artísticas: a criação de bonecos, sejam eles elaborados ou não, com massa comestível ou de modelar. Porém, neste artigo, você vai conferir como fazer bonecos de massa para se divertir e colocar a imaginação para fluir por ai!

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=UTjiPIKpURg[/youtube]

Na Cozinha: Bonecos Para Degustar

Se a sua intenção é investir em arte, nada impede que você faça isso em um dos lugares mais prazerosos de se estar: Na cozinha da sua casa! Quando se falam em bonecos em massa, ainda mais dentro do mundo artesanal, muito se pensa nas clássicas massinhas de modelar ou na famosa massa epoxi, onde bonecos profissionais podem ser construídos. Porém, nada é melhor do que se divertir na cozinha fazendo bonecos com massa comestível. E para aproveitar o Natal que está chegando, que tal preparar bonequinhos de natal para que todos os seus convidados para as festas de fim de ano possam degustar durante uma boa conversa e quem sabe um cafézinho? É uma ótima ideia para quem gosta de ser um bom anfitrião.

Abaixo, confira como você pode faze rlindos bonequinhos de natal usando uma assa fácil de preparar dentro da sua cozinha!

Para começar o preparo, você vai precisar dos seguintes ingredientes muito bem organizados:

  • Setenta e cinco gramas de farinha, evitando comprar aquela com fermento
  • Uma colher e meia de chá de fermento em pó
  • Uma Colher de chá de bicarbonato de sódio
  • Uma Colher de chá de gengibre em pó
  • Um quarto de colher de chá de cravo-da-índia em pó para enfeitar
  • Um quarto de colher de chá de pimenta pó (opcional)
  • Uma pitadinha de pimenta-de-caeina para dar gosto a massa
  • Um quarto de colher de chá de noz-moscada em pó
  • Sal a gosto
  • 125 gramas de manteiga
  • Uma colher de sopa de suco de limão
  • 50 ml de mel para os bonequinhos
  • Um ovo bem batido
  • 75 gramas de açúcar amarelo
  • 50 ml de melaço na cor preta

Com os ingredientes em mãos, é hora de preparar a massa e fazer os lindos bonequinhos!

  • Para começar, peneire a farinha e todos os outros temperos considerados especiarias, junto com o sal e o bicarbonato de sódio. Acrescente o fermento na peneira também, não esquecendo que o sal deve ser em bem pouca quantidade.
  • Misture a manteiga e o açúcar e comece a bater até adquirir um aspecto bem cremoso. Depois junte os seguintes ingredientes, sempre batendo a mistura: ovo batido, o mel, o melaço e o suco de limão.
  • Agora adicione os ingredientes secos, coloque tudo sob uma superfície limpa e lisa, amassando bem a mesma até que ela fique bem homogênea. Depois, deixe na geladeira por pelo menos duas horas.
  • Finalizando este tempo, estique bem a massa dos bonecos até que a mesma fique bem fininha, com aproximadamente 3 ou 4 mm de espessura. Polvilhe a superfície com fairnha antes de colocar a massa!
  • Pegue o molde dos bonecos e vá modelando a massa, retirando os recortes com formato dos bonequinhos já prontos. Para recortar mais figuras, sempre pegue os restos de massa e estique na mesma espessura de antes, até não haver mais sobras da massa.
  • Leve os bonequinhos em massa para o forno com o mesmo em uma temperatura levemente alta. Deixe por pelo menos dez ou doze minutos, até a massa dos biscoitos começarem a ficar bem douradas.
  • Coloque os biscoitos prontos em um tabuleiro e deixe esfriar para decorar. Para decorar, use caldas de chocolate, granulados e outros elementos. Bom apetite e um feliz Natal!

Fazendo Modelagem Em Massinhas Artísticas

Ainda que o trabalho dentro da cozinha seja muito divertido, você também pode arrancar boas risadas da criançada fazendo bonecos em massa de modelar. Para fazer tais personagens, você precisa usar a sua imaginação e ser bem criativo. Assim, você poderá criar verdadeiras obras de arte usando apenas alguns materiais de modelar bem simples que vão desde argila escolar até o epoxi! Conheça logo abaixo quais são os materiais que podem fazer você criar lindos bonecos em massa!

1. Massa de Modelarou Massinha Escolar

A boa e velha massinha escolar é um verdadeiro divertimento, Além de não ser tóxica, é bem barata e pode ser encontrada em diversas papelarias ou até mesmo lojas de artesanato. Com ela, você pode fazer bonecos mais simples, fazendo figuras geométricas fáceis de trabalhar. Com isso, você pode divertir os pequenos e a você mesmo fazendo brincadeiras, montando e desmontando bonecos bem divertidos e criativos, sem finalidade profissionais, apenas para tornar tudo uma grande brincadeiras!

2. Argila Profissional ou Epoxi

Para os artesão de plantão, uma das massas mais utilizadas para criar verdadeiras obras de arte e usar em trabalhos manuais mais especializados é o epoxi ou a argila profissional. Com ela, é possível criar bonecos mais elaborados, com detalhes mais próximos da realidade. Depois de criar e trabalhar com este material, ele costuma e endurecer bastante, tornando o objeto muito mais resistente, aparentando ser feito de materiais até mesmo mais duros. Neste caso, a matéria prima é apenas para finalidades mais sérias, sem poder desmontar e montar novamente, sendo bastante diferente da massinha de modelar que as crianças pegam na escola.

3. Biscuit

O Biscuit é uma espécie de massa de modelar e é muito utilizada para criar bonecos mais artísticos. Esta massa é mais simples para trabalhar e pode ser incrementada com outros acessórios como palitos de churrasco e outros materiais artesanais. Além disso, ela pode ser facilmente pintada com vários tipos de tinta, incrementando e estilizando os bonecos criados pelas mãos do artesão. É um dos materiais de modelar mais usados para criar bonecos. Além disso, o biscuit pode ser colado e fixado em outros objetos feitos de diversos materiais!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *