Como Decorar Com Balões

Não há festas, sejam de adultos ou de crianças, onde os balões não façam sucesso. Cada um ao seu modo e usando uma decoração diferenciada, mas quase sempre os balões fazem tanto sucesso quanto qualquer outra coisa usada para decorar.

Além disso, a vantagem é que podem ser encontrados em qualquer lugar, e possuem o preço muito acessível. O único problema nisso tudo é conseguir montar os balões de maneira decorativa e não somente dispô-los pendurados ou um ao lado do outro, de forma sem-graça e até infantil demais.

Uma das decorações de festa usando balões que faz mais sucesso é o arco, que pode ser tanto simples, usando apenas duas fileiras de bexiga e duas cores ou mais complexo, usando várias fileiras e diversas cores. O que vem a alegrar ainda mais o ambiente, deixando tudo muito mais bonito e diferente.

Imagem de Amostra do You Tube

Decoração Com Balões

É importante que se tenha em mente que o processo de criação da decoração é bastante simples e fácil de ser feito, porém, é necessário que se tenha uma boa ajuda, tanto para encher os balões ou bexiga, quanto para montar o arco.

Decoração Com Balões

Decoração Com Balões

O Que Usar

As ferramentas que são usadas nesse processo são basicamente duas, e que fazem toda a diferença, diminuindo bastante o tempo de confecção, que são um compressor a ar, para facilitar o enchimento dos balões, pois, já pensou em encher mais de duzentos balões na boca, isso se torna basicamente inviável e cansativo; e uma tesoura, que é, sem dúvida, também bastante importante.

Lembrando que esse número de balão (200) dá pra fazer um arco de mais ou menos 6 metros de comprimento. E além dos dois itens que foram citados, também será necessário o uso de mais outros materiais, tais como um cano de PVC na cor marrom, de aproximadamente 25 milímetros de diâmetro, e cujo comprimento seja de 06 metros e ainda duas peças que sirvam como base para fazer a sustentação do arco.

A sustentação pode ser facilmente resolvida, prendendo o arco à paredes ou ainda colocando várias garrafas pet enfeitadas em volta das duas pontas do cano e prendendo com fita larga transparente ou, quem sabe, fita crepe bem forte, até sentir que está bem apertado, e assim o arco não se solte.

Claro que ainda há outras coisas que precisarão ser usadas, especialmente para que se tenha muito mais cuidado e capricho, como, por exemplo, um medidor de balões, que deixa todas as peças com um tamanho uniforme, por isso, com uma aparência bem mais bonita, tal qual aquela que vemos em festas grandes. Nela observamos que todos os balões têm o mesmo tamanhinho, como se fossem moldadas.

Como Fazer O Arco

A primeira coisa a se fazer com o arco é dobrá-lo, ou melhor, arqueá-lo até que atinja a curvatura desejada. Claro que pode ser PVC vai apresentar certa forma de resistência, por isso, é preciso é ajuda de uma outra pessoa. Primeiro se prende uma ponta, se curva o mesmo e depois prende a outra ponta.

Depois é necessário que se encha os balões, lembrando que aqueles de tamanho médio são os mais adequados a esse tipo de trabalho, os grandes demais ficam desproporcionais. Também é importante que se adquira um balão de boa qualidade, senão, além de perfurar com facilidade, o serviço não fica tão bonito.

Agora é preciso que se encha todos os balões, e se tiver o calibrador, deixe os mesmos com o mesmo tamanho. Você pode usar quantas cores de balões achar melhor, desde que as mesmas combinem com as demais cores usadas no restante da decoração.

Assim que tiver enchido todos os duzentos balões, há duas formas de montá-los no cano, a primeira delas é seguinte:

Decoração Com Balões

Decoração Com Balões

  • -Estique dois ou três fios de nylon com seis metros cada um.
  • -Em cada um deles você deve prender as bexigas, em cada um uma cor delas ou intercalando entre uma cor e outra.
  • -Agora basta enrolar cada um dos fios no cano e assim montar o arco, porém, deve-se tomar cuidado para que as bexigas não fiquem soltas e nem com as cores erradas, é importante prender bem uma a outra ou tentar prender usando uma fita transparente.

O outro jeito de prender as bexigas ao cano é enchê-las e depois juntas de duas em duas, prendendo-as pelo bico mesmo, amarrando ou usando a própria bexiga para juntar, dando um nó ao final. Depois, prenda as bexigas de duas em duas no cano, enrolando de um lado para outro, assim não há como eles se soltarem.

Nessa fase é preciso ter bastante paciência e um pouco de habilidade, pois é bastante comum que uma ou outra acabe estourando. Por isso, compre sempre um pouco a mais de balão das cores que irá usar, já que se comprar o número exato correrá o risco de ficar sem quando precisar.

Imagem de Amostra do You Tube

É importante que os balões sejam cheios não muito tempo antes da festa, senão podem murchar e, se ficarem expostos ao sol, arrebentarão com bastante facilidade. Por isso, monte o arco bem longe do sol se quiser mantê-lo bonito por muito tempo.

Claro que há inúmeras outras coisas que podem ser feitas usando os balões, as mais diversas decorações, desde árvores, flores, bichos, personagens infantis, até sofás, barris e muito mais. É fundamental que se inicie o trabalho a partir das coisas mais simples, para que se consiga uma maior habilidade e, depois ir aprimorando e passando para as decorações mais difíceis.

Caso tenha necessidade de fazer uma decoração mais refinada para algum evento pessoal, veja os vídeos que ensinam o passo a passo que há disponíveis na internet. Ou, se preferir, contrate o pessoal especializado, que transforma simples balões em verdadeiras obras de arte.

Importante: Para conseguir balões em grande quantidade e da mesma cor, é preciso que a compra ou encomenda seja feita com antecedência, sob pena de colocar em risco sua decoração de festa, especialmente se você morar em cidade pequena, onde o estoque dos lojistas é bastante reduzido, por isso, não há muitos itens à venda e nem diversas cors disponíveis.

Um comentário

  1. Seria legal tentar localizar os artista das fotos em anexo… e menciona-los aqui.. as fotos que tem a flor grande e a Boneca com pernas coloridas e a foto do palhaço em tons de menina, são da nossa empresa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>