Como Customizar um Abajur Velho

Existem várias formas de recuperar um abajur, na verdade na maioria das vezes que o que estraga em um abajur é a cúpula, que quebra, rasga, mancha, envelhece, etc. Mas já que você quer fazer uma recuperação nesse objeto, customizar o pé dele também pode dar a ele uma aparência mais bonita.

Como Customizar um Abajur Velho

Como Customizar um Abajur Velho

Como alguns modelos de abajures têm design mais antigo, o ideal é não deixá-lo muito colorido, mas você pode fazer a recuperação do modo que preferir.
Então tomei cuidado para deixá-lo bem simples, isto é, só usei renda e uma fita bordada.

A princípio algumas idéias são de cobri-lo todo com retalhos de tecidos coloridos, mas você pode improvisar para uma outra customização.

A cúpula é bem fácil de se danificada na parte de cima perto da armação. Mas como colar alguma coisa em um lugar tão difícil e complicado? Existe uma técnica de colar e fazer o acabamento ao mesmo tempo com a fita e a renda. Como?

Vamos aos Materiais:

  • Cola quente
  • Renda
  • Fita bordada
  • Cúpula de qualquer tamanho e material

Com a cola quente de pistola, você coloca uma quantidade generosa para poder colar na estrutura de arame. No entanto não vai ficar muito firme, pois você não vai usar material de sobra para dar uma virada e dar o acabamento. Aí é que entra a fita e a renda, nesse caso corte na medida para virar as pontas em cima e na parte de baixo.

Depois de já parcialmente colado, isto é, não esta totalmente firme e pra isso deve-se passar cola novamente do lado de dentro e colocar a ponta da fita dobrada para não desfiar. Espere alguns segundos e pronto, a fita esta colada e ao mesmo tempo deu firmeza e acabamento.  Em seguida faça o mesmo com a renda dando uma distância da fita e assim sucessivamente até completar a volta toda, sempre colando também na parte de baixo, com o mesmo acabamento.

Logo já dá pra ver como ficou o acabamento da parte que estava estragada e a renda, mais larga que a fita e quase do mesmo tom que o fundo. De novo reaproveite as sobras de material, no caso a combinação fica bem singela, e a renda ainda dá uma outra textura ao fundo.

Abajur Customizado

Vamos começar com a customização de um abajur velho que está sempre rolando de lá para cá e não pode ser colocada a vista de tanto que a situação está precária. Hora de dar uma cara nova para ele.

Você pode usar tudo que tiver em casa: o resto de uma tinta branca a base de água, tinta spray branca para dar um acabamento, retalho de um tecido e cola branca.

Depois de recortar o tecido e colar com utilização de um pincel largo, dê uns picotes na borda de cima e de baixo, para facilitar a virada para dentro. Por último, use prendedores de roupas para fixar bem enquanto a cola seca.

A base deve ser lixada, pintada primeiramente com tinta PVA branca e depois finalizada com tinta spray. E pronto! O resultado fica super bonito, e você pode variar a estampa do tecido, de acordo com a cor, ou decoração da sua sala.

Abajur

Abajur

Existem outras formas de customizar um abajur, é bem bacana o estilo de customizar com o efeito de decupagem na cúpula do abajur. Uma dica simples para customizar a cúpula e transformar a peça quebrando seu ar sério.

Tudo que você precisa é fazer cópias de suas páginas de livros preferidas, cortar as partes que deseja e colar sobre a cúpula usando cola de decupagem. Mas lembre-se: caso sua impressão for a jato de tinta, antes de colar aplique sobre o papel uma demão de verniz ou termolina leitosa. Isso irá proteger de borrões ao aplicar a cola.

Para finalizar pode-se aplicar ou verniz a base de água para não amarelar ou mais uma camada de cola de decupagem.

Customizando com Técnicas de Scrapbooking e Estêncil

Imagem de Amostra do You Tube

Um abajur, quando apagado, na maioria das vezes é tão comum quanto qualquer outro. Mas, o que dizer de um abajur customizado que, quando aceso, revela contornos de desenhos lindos contra a luz? Você pode customizar seu abajur e transformá-lo em mais uma peça bem original na decoração de sua casa.

Para customizar seu abajur, você vai precisar usar a técnica do scrapbooking, ou seja, recortar e colar papel. Neste modelo o papel preto foi utilizado e os recortes de prédios foram feitos com uma Cricut, uma máquina eletrônica de corte que dispensa o uso de computador. Mas, se você não possui uma máquina como esta, pode utilizar qualquer ferramenta de corte, inclusive um estilete.

Faça testes com seus desenhos. Escolha o modelo desejado, imprima e recorte. A idéia é que ele possua elementos vazados para que a luz dê a forma exata do desenho quando o abajur estiver aceso. Depois de recortados no papel preto (qualquer tipo de papel) cole os desenhos no interior da cúpula do abajur. Recorte uma tira mais fina para a parte de baixo do desenho. Isto evita que haja espaços entre eles.

Você pode finalizar seu trabalho com uma fita decorativa na parte de fora de sua cúpula. Este modelo fica mesmo lindo com a luz vindo para fora das janelinhas dos prédios. Mãos à obra.

Observando mais alguns modelos de reformar um abajur, o passo a passo, é simples e fácil de fazer.

Amarração para a Cúpula

Imagem de Amostra do You Tube
  • Material: – Qualquer tecido elástico
  • - Tesoura
  • - Fita adesiva.

Molde o tecido à cúpula, em seguida contorne a cúpula com o tecido e enfie na parte de cima da cúpula o tecido que sobra. Quando contornar toda a cúpula com o tecido, faça uma pequena dobra na lateral do revestimento para dar um acabamento.

Faça nós com o tecido de forma a fixá-lo na cúpula. Se precisar, corte o tecido para facilitar a amarração. Depois faça a amarração da parte de cima com a de baixo até fixar todo o tecido. Essa amarração fixará o tecido, então cole com a fita as partes que não puderem ser amarradas.

Complete a amarração na cúpula Depois que a cúpula estiver instalada no abajur, ajeite e faça as últimas amarrações, cuidando para que o tecido não encoste na lâmpada Pronto. O abajur ganhou um novo visual rapidamente dando um toque diferente na decoração da casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>