Como Aprender Fazer Artesanato

O artesanato é uma atividade que pode ajudar você a ter uma renda extra e mudar de vida. Saber como manejar diferentes materiais pode ser o segredo para conseguir se consolidar na vida e o melhor ainda tendo um passatempo muito divertido. Basicamente o trabalho artesanal consiste em usar materiais diferentes para criar objetos e possibilidades.

Nos últimos anos a atividade artesanal tem recebido um forte impulso em especial pelo fato de que as pessoas tem valorizado cada vez mais o que é feito a mão. Além disso, não podemos deixar de destacar que o trabalho artesanal pode ajudar a reciclar materiais como garrafas pet, caixas de leite entre outros.

Aprendendo Artesanato

Podemos dizer que para aprender artesanato tudo o que você precisa é ter boa vontade, pois hoje em dia tem vários sites que se dedicam somente a postar tutoriais para ensinar os mais variados tipos de peças. O que mais encanta no artesanato é que se trata de uma atividade muito democrática uma vez que pode se valer de materiais muito simples.

Grande parte dos tutoriais pedem materiais que todos têm em casa, sendo assim mesmo que nesse momento você não esteja passando por uma boa situação financeira poderá começar a se dedicar a aprender a fazer suas peças. Depois de treinar com tutoriais extraídos da internet e de revistas especializadas você perceberá que começará a criar as suas próprias ideias.

Começando

Se você não tem muita experiência com trabalhos manuais podem ter dificuldades para começar a produzir as suas peças. Não se intimide, pois com treinamento você perceberá que cortar as peças com estilete passará a ser bem mais simples assim como fazer dobraduras. Atividades que exigem habilidade manual precisam de treino somente.

Pesquise

Para que aprender artesanato seja algo realmente instigante e interessante é importante que você comece com peças que além de fáceis tenham alguma ligação com algo de que você gosta. Por exemplo, se você tem filhos pequenos e deseja agradá-los pode começar fazendo peças infantis artesanais. Quanto mais aproximamos as peças que iremos fazer do que gostamos mais fácil se torna gostar dessa atividade. Gostar do que se faz é o primeiro passo para se fazer bem.

Materiais

Alguns materiais são básicos para uma grande variedade de trabalhos como estilete, cola branca, cola quente com pistola, tesoura, EVA entre outros. Para garantir os melhores resultados no momento de fazer as suas peças é bom investir em materiais que tenham mais durabilidade e qualidade. Se você vai usar muitas vezes uma determinada ferramenta precisa que ela seja a melhor possível.

Entendendo os Materiais

Quem trabalha com um amplo leque de possibilidades de artesanato precisa conhecer os diferentes materiais para entender como um pode ser mais útil do que outro. Sendo assim saber que cola de contato pode ser tóxica e que cola para EVA pode deixar manchas amarelas em seus trabalhos faz toda a diferença no dia a dia. Pode ser interessante ter um tempo da sua prática para conhecer mais dos materiais.

Escolhendo Sua Linha de Trabalho

Quem está procurando por uma fonte de renda extra pode começar encontrando uma linha de trabalho, ou seja, o tipo de peça com que deseja trabalhar. Ter isso definido pode tornar mais fácil determinar de que maneira as peças irão ser vendidas e o quanto de tempo e dinheiro precisará ser investido.

Nossa dica é que nesse momento você leve em conta questões como a real possibilidade de saída da peça que você pretende confeccionar. Por exemplo, se você deseja trabalhar com itens de festa infantil de isopor, mas não tem muitas famílias com crianças morando perto de você e você não conhece pessoas que podem te indicar pode não ser o melhor ramo.

Alguns tipos de peças exigem um investimento maior do que outras, se você for fazer peças de garrafas pet não precisará investir tanto quanto se for para o negócio de peças de isopor uma vez que no último caso precisará comprar as peças de isopor para modelar. Claro que a escolha também deve considerar o seu desejo e realização pessoal.

Variedade

Para conseguir boas vendas das suas peças artesanais é importante ter variedade para oferecer, pois assim conseguirá impactar mais pessoas com o seu trabalho. Pense nisso quando for começar a sua linha de produção, pode não ser inteligente fazer todas as peças iguais, por exemplo, pois isso pode impedir que você venda mais de um item para o mesmo cliente.

Existe um universo de possibilidades para que você comece a ter um bom lucro com os seus trabalhos manuais tudo o que precisa é ter a percepção do que é rentável e do que não é. Não deixe de pensar nessas questões quando for começar a planejar os produtos que irá fazer e com que materiais irá trabalhar.

Passatempo

O artesanato é para muitas pessoas um passatempo, ou seja, uma atividade que traz prazer e diversão. Dessa forma pode ser interessante que você descubra algum trabalho que te distraia e ajude a reduzir o estresse. Fazer atividades com as mãos pode ser muito reconfortante para a mente, pois ajuda a organizar os pensamentos bem como a ter uma certeza maior do que se irá fazer.

Cursos

Se você tem tempo e dinheiro para investir em cursos pode ser legal fazer cursos de artesanato uma vez que esses cursos podem te ajudar a desenvolver melhores técnicas com as mãos e com os materiais. Tem uma grande variedade de cursos, pesquise em sua cidade para encontrar um que atenda as suas necessidades.

Você pode ainda encontrar boas opções de cursos online, o mais importante é encontrar um curso que te ofereça bases para fazer as peças com que sonha e que te ajude a encontrar um bom caminho no artesanato. Observe que o artesanato tem crescido muito nos últimos anos e tem se tornado uma possibilidade e tanto para quem está em busca de mais liberdade no trabalho bem como de uma maneira de manifestar toda a sua criatividade.

Fonte de renda, diversão, ou terapia, o artesanato é classificado como um trabalho manual, feito na maioria das vezes de forma caseira e confeccionado na residência do artesão. Existem várias formas de aprender uma nova técnica de artesanato, uma delas pode ser através de algum familiar que já desenvolve a arte. Se a mãe faz colares e demais bijuterias, por exemplo, é possível estar próximo para olhar como é feito e tentar fazer o mesmo até pegar o jeito e fazer sozinho. Por cursos em vídeo ou aulas presenciais onde há um instrutor, o aluno pode tirar dúvidas, refazer a atividade várias vezes até que a arte seja finalizada com sucesso.

A maioria dos cursos procurados são para produção de biscuit, culinária, enfeites para casa e artigo para presentes que podem ser feitos em casas de decoração ou armarinhos e o valor de investimento geralmente é baixo, com custo máximo de R$ 200,00.


Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *