Bolsa de calça jeans velha

Liberdade é uma calça jeans velha e desbotada, como costuma dizer essa famosa frase. Mas, chega uma hora em que a calça jeans fica tão surrada e rasgada, que não dá mais para ser usada. Mas, o que fazer se é uma calça de estimação, peça de roupa com que você dividiu diversos momentos e que você ganhou de alguma pessoa querida ou comprou em uma viagem inesquecível e não deseja se desfazer dela ?

Bolsa Jeans

Bolsa Jeans

Nesse caso, uma boa solução, ainda mais em tempos ecologicamente corretos, é fazer uma bolsa com a calça jeans velha. Dessa forma, você poderá levar sempre a sua calça preferida junto com você e com a vantagem de levar tudo o que você precisar.

Como o jeans é um tecido muito resistente, já que foi inicialmente popularizado como uma calça para ser usada pelos garimpeiros norte-americanos para o trabalho, no século XIX, e com o tempo virou uma peça de roupa que simboliza a juventude, rebeldia e liberdade.

Bolsa de Calça

Bolsa de Calça

Uma bolsa em calça jeans velha é ideal para estudantes ou para as pessoas que precisam levar muito material como livros, cadernos e apostilas, para o trabalho ou escola. Além disso, é uma opção charmosa para levar à academia ou então para serem usadas pelas mulheres mais descoladas e, em especial, as que adoram bolsas grandes, para levar tudo o que precisam para qualquer lugar. E o melhor: nos bolsos das calças é possível pendurar até mesmo as canetas, o que facilita e muito na tarefa de anotar alguma coisa, já que estarão sempre à mão.

É muito fácil fazer uma bolsa de calça jeans velha, ainda mais para quem possui um pouco de familiaridade com a costura. Você vai precisar de uma calça jeans velha de qualquer tamanho; um zíper com 40 centímetros reforçado; dois fechos de metal; quatro argolas de metal e tinta anilina verde destinada ao tingimento de tecidos na quantidade que desejar.

Bolsa de Calça Jeans Velha

Bolsa de Calça Jeans Velha

Como fazer: primeiro corte as pernas da calça até a altura do seu gancho; em seguida, corte dois retângulos: um no tamanho 7x50cm na parte frontal das pernas e costure na parte em que será formada a abertura da bolsa; e outro que tenha o tamanho de 12×90 cm para fazer a alça da bolsa.

Depois, partindo da parte traseira da perna, corte um retângulo que servirá de base da bolsa com tamanho de 12x50cm. Em seguida, faça o corpo da peça, costurando a base até às bordas do corte que foi feito no gancho da calça. Uma as duas peças costurando o zíper. Depois costure o zíper na parte superior através da borda da cintura da calça.

Em seguida, costure a alça pelo avesso e depois vire-a. Corte dois pedaços de jeans com 20m que servirão para prender as argolas, e depois use 50cm que sobraram do tecido para costurar a extensão da alça da bolsa de calça jeans velha.

Depois, vá passando as tiras de tecido pela argola, costurando-as na sua lateral; introduza em uma das extremidades da tira do tecido o metal para acabamento, costurando o outro lado. Em seguida, faça o tingimento  da peça com a anilina, que pode ser na cor verde, ou de outra tonalidade que preferir, seguindo as instruções na embalagem.

Importante ressaltar de que a costura deve ser feita a máquina com linha para costura grossa, como a de poliéster, para proporcionar a resistência desejada à peça, voltada para carregar materiais pesados.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>