Artesanato Macramê Gráficos

Veja como conseguir gráficos de macramê e aprenda a produzir lindas peças em artesanato

 

Quem curte artesanato e ainda não conheceu o macramê, não sabe o quanto já perdeu em aprender. Esta arte de movimentar fitas tem feito o maior sucesso no mercado pelas belas formas que surgem com o entrelaçado. A arte do macramê é, dentre as formas de artesanato voltadas para a decoração, uma das que resulta nas mais belas peças para  usar em casa ou para serem vendidas.

Collar Macrâme Gráficos

Collar Macrâme Gráficos

O que é macramê e como se faz

 

O macramê é um artesanato que usa essencialmente fitas ou linhas para fazer entrelaçados. O legal deste tipo de arte é que ele gera imagens gráficas sem a ajuda de uma agulha, que é o que acontece no caso do bordado e o crochê, os artesanatos que possuem o resultado mais parecido. Os enlaçados do macramê lembram bastante os do crochê, sendo que os fios precisam ser um pouco mais grossos porque são feitos manualmente, e por consequência, o enlaçado fica mais aparente, como em alto relevo em um tecido fino.

Macrame

Macrame

A técnica de decoração em macramê pode ser aplicada nas mesmas peças em que se coloca o bordado e crochê como toalhas, colchas de cama, panos de prato, toalhas de mesa, passadeiras, entre outros. Há ainda a possibilidade de fazer acessórios usando o entrelaçado, como pulseiras, brincos, colares e até anéis, se usar bastante a criatividade e fios pequenos. Bolsas em macramê são bem populares e bem gostosas de usar porque o tecido dá um leveza tanto visual como em peso para a peça.

 

Macramê gráficos

Quem deseja aprender um pouco desta técnica vai precisar em primeiro lugar aprender a fazer pontos em macramê. O processo de aprendizagem aqui é bem semelhante a se aprender a fazer crochê, que exige que a pessoa saiba os pontos básicos para poder fazer o entrelaçado com a agulha correta. Só que neste caso não é preciso agulha, será a mão mesmo que vai ser responsável por toda a arte final maravilhosa da peça produzida.

Panos de Prato

Panos de Prato

A melhor forma de aprender os tais pontos é tendo em mãos macramê gráficos. Os gráficos de pontos em macramê são bem semelhantes aos de crochê, com visualização completa de cada ponto a ser feito. No caso da arte em questão, poderemos ver cada laço a ser feito com as fitas e, assim, acompanhar o passo a passo para fazer macramê em casa.

 

Macramê gráficos: onde conseguir e como usar

As revistas mensais de artesanato possuem muitos modelos e gráficos de macramê para ajudar a fazer toalhas de mesa, panos de prato, arte em bolsas e camisas, entre outros. A dica é começar a produzir as peças dos mais simples aos mais complexos. Os mais simples gráficos de macramê são os relacionados com a barras de toalhas, como um detalhe final no tecido para usar em panos de copa e prato.

 

Um comentário

  1. ROSANE TRAVASSOS TEIXEIRA

    gostaria de receber tudo sobre macramé.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>