Artesanato Em Geral Bijuterias

O verão está cada vez mais próximo, e com ele as roupas mais leves, com um estilo mais rústico e artesanal, são perfeitas para serem usadas com bijuterias de artesanato. Isso porque não há nada que combine mais com o sol e calor de nosso país tropical do que esses acessórios.

É possível fazer uma linda bijuteria de artesanato com todos os materiais possíveis e imagináveis. Dentre os materiais mais comuns para a elaboração de bijuterias de artesanato estão: fio encerado, fitas, miçangas, sisal, sementes, cascas de madeira, entretela de popeline, algodão, sisal, madrepérola, esferas de resina, fitas, e até de papel.

Artesanato em Geral Bijuterias

Artesanato em Geral Bijuterias

 

Até mesmo revistas e jornais velhos podem servir de matéria-prima para confeccionar uma bijuteria bem original. A técnica para endurecer o papel é semelhante a usada na cestaria, em que o papel é enrolado em diversas voltas com cola para que fique firme.

Leia a seguir uma instrução passo a passo da designer de bijuterias de artesanato Beth Pires, que ensinou como fazer um colar de bijuteria de artesanato em papel, publicado na Revista da Hora em 21 de outubro de 2011.

Bijuteria

Bijuteria

Você irá precisar dos seguintes materiais:

Miçangas de madeira; pincel; tinta em spray na cor vermelho metálico; cola branca; ferramenta para “quilling”; tesoura; sementes de açaí; tiras de papel de revistas velhas; e fio encerado de algodão para bijuteria.

O primeiro passo é enrolar as tirinhas do papel de revista com a ajuda da ferramenta de quilling”, para formar sete rolinhos, colando no final. Os primeiros rolinhos irão servir como o miolo do colar.

O segundo passo é moldar sete gotas com as tiras do papel de revista velha. É preciso enrolar a fita de papel e deixá-la um pouco folgada, para que fique com a forma de uma gota.

Artesanato em Roupa

Artesanato em Roupa

 

Em seguida, elabore um rolinho e cole-o entre as gotas, pois ele servirá para pendurar o pingente. Em seguida, vá colando as gotas em torno do miolo dos papéis enrolados que foram feitos primeiro.

Em seguida, passe a cola branca em todo o pingente e espere secar. Assim que ficar seco, aplique a tinta em spray na cor vermelho metálico. Tome cuidado com o local onde for passar o spray, que deve ser aplicado de preferência em um local aberto e com a mesa coberta com plástico para evitar manchar os móveis.

O próximo passo é passar o fio encerado para bijuteria no meio da peça, além de colocar três sementes de açaí em cada lado do fio, bem como a miçanga de madeira para finalizar.

Com um custo quase zero, você poderá montar suas próprias bijuterias de artesanato, podendo até mesmo vender as suas criações para obter uma renda extra nas festas de final de ano.

Para quem deseja obter mais informações sobre a técnica da artesã Beth Pires, ela possui o e-mail de contato: [email protected] e também o telefone: (11) 4351-5908. Também é possível tirar mais ideias de bijuterias de artesanato em papel junto a revistas especializadas.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>