Artesanato em Fast Patch: Passo a Passo

Quem é ligado em artesanato certamente já deve ter ouvido falar na Técnica do Fast Patch, mas se você não faz parte deste seleto grupo de artesãos nós vamos contar do que se trata e mais ainda, como se faz.

A Fast Patch é uma técnica revolucionária que permite aos usuários a confecção de uma enorme variedade de peças artesanais. Ela é usada para customizar roupas, bolsas, calçados e acessórios, além de peças usadas na casa. A técnica é considerada uma solução limpa, rápida e inédita, e ainda muito bonita para se customizar tudo e, certamente, irá surpreender a muitas pessoas.

Até o momento, o patch, para ser colocado ao tecido tinha de ser pespontado ou caseado, mas, para a surpresa de todos, agora não mais. Todas as figuras são coladas através do calor expelido pelo ferro de passar, sendo que todas as figuras são termocolantes.

Fast Patch

Fast Patch

Além disso, o mesmo procedimento ainda serve para os enfeites das peças como strass, glitter, peças metálicas e tecidos, que são todos aplicados a partir do mesmo processo termocolante. A partir do uso do Fast Patch é possível cortar, moldar, e fixar um tecido no outro com um tempo máximo de dez segundos.

Essa técnica mostrou-se extremamente eficaz para os artesãos, pois com ela é possível conseguir a mesma qualidade no trabalho executado, mas num tempo muito menor e ainda sem sujeira ou bagunça. Tudo muito simples, prático e bonito em apenas poucos minutos.

Onde Pode ser Encontrado o Fast Patch

Como vemos, a técnica não precisa necessariamente ser usada apenas por artesãos, os aventureiros de plantão também podem usar o tempo livre para criar peças e ainda modificar as já existentes e sem gastar muito por isso. Para começar, há um site especializado na venda dos mais diversos produtos e estampas em Fast Patch, é o: fastpatch.com.br

Nele você pode encontrar diversas linhas, como:

  • Tecidos termocolantes
  • Strass e Metal Termocolante
  • Glitter Termocolante
  • Moldes
  • Película Termocolante
  • E ainda projetos especiais com figuras e imagens variadas.

Imagem de Amostra do You Tube

Como Fazer um Cartão Usando a Técnica Fast Patch

Vamos mostrar como se pode fazer um cartão usando a técnica do Patch, que, como já mostramos é bastante simples e prática de ser usada. Além de ser bastante legal e até divertida.

O procedimento usado será o Fast Patch, com o qual você vai criar um cartão único, cheio de personalidade e bom gosto. E, a partir da ideia aqui mostrada você poderá criar muitos outros para presentear nas mais diversas ocasiões.

Acompanhe logo abaixo o tutorial com o passo a passo e o material para fazer o cartão.

Veja os Materiais que vai Precisar

  • Dois ou mais padrões de tecido termocolante para fast patch que podem ser encontrados em lojas de artesanato ou mesmo no site que mostramos acima
  • Feltro na cor cinza com medida de 25 x 25cm
  • Glitter termocolante nas cores desejadas
  • Metais e strass termocolantes
  • Ferro de passar

Modo de Fazer – Passo a Passo

  • A primeira coisa a ser feita é recortar um pedaço de tecido termocolante próprio para um Fast Patch com medida de 10,5 x 14 cm, e ainda dois pedaços com tamanho de 10 x 10,5 cm e também mais três pedaços com tamanho de 2 x 24 cm. Então, ao todo você vai precisar de vários pedaços de tecido, por isso, fique atento às medidas pedidas.
  • Depois, dobre os tecidos de tamanho menor ao meio. Eles ficarão com medida de 5 x10,5 cm. Então, Fixe-os com o ferro de passar.
  • Agora é momento de fixar o feltro maior no tecido também maior usando ainda o ferro de passar da mesma forma que foi feito no pedaço de tecido anterior.
  • Realize a composição em viés, de forma a dobrar as tiras restantes de tecido e fixe novamente usando o ferro de passar.
Cartão

Cartão

Pronto, você já tem um cartão bem bonito e diferente.

Mas, se não ficou contente com a sugestão e procura algo que seja mais elaborado e diferente, ainda temos outra ideia para você.

Materiais Necessários  para Enfeitar uma Bolsa de Tecido Liso

  • Tecido Fast Pacth com estampa miúda e cores diversas
  • Linha para bordar na cor do tecido que receberá a aplicação
  • Botões para decorar
  • Tesoura
  • Ferro Elétrico
  • Papel Termocolante
  • Tiras de retalhos de tecidos

Passo a Passo

Transfira os moldes escolhidos para enfeitar a bolsa para o papel termocolante. Recorte os motivos do papel deixando uma sobra aproximada de cinco centímetros. Posicione o motivo sobre o tecido e passe com o ferro de passar, em temperatura média e até cinco segundos. Recorte a figura do tecido seguindo o risco do molde. Repita todo o processo até terminar todos os riscos escolhidos para montar o cenário da decoração.

Pegue as tiras de retalhos de tecidos e as una usando o pesponto. Não se esquecendo de usar a linha correspondente a cada cor do tecido escolhido.

Retire a película protetora das aplicações criadas e cole-as sobre as tiras de tecido já unidas. Com a linha de bordar caseie em volta de todas as figuras coladas.

Com os botões pedidos você pode tanto fazer miolo de flores, o sol, ou mesmo montar com ele a copa de uma árvore, se isso couber com os moldes que você escolheu.

Depois de todo o cenário já composto e terminado, passe o tecido no avesso para que não fique rugas em nenhuma parte.

Imagem de Amostra do You Tube

Agora, basta aplicar o cenário pronto na bolsa, isso pode ser feito diretamente na máquina de costura ou mesmo à mão, usando o pesponto para isso. Com isso, a bolsa que era simples e sem graça tornou-se uma peça única, diferente e muito bonita. Essa ideia pode ser feita em qualquer peça, até em camisetas lisas, que criam nova vida a partir da aplicação de figuras.

A partir do Fast Pacth também podem ser criadas outras peças, inclusive quadros e abajures variados. Só depende da imaginação e do bom gosto dos artesãos e aventureiros que se apaixonarem pela inusitada e prática técnica.

Use a brilhante técnica do Fast Patch para redecorar sua casa, seu escritório e até mesmo as roupas mais velhas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>