Artesanato e o Futuro do Mobiliário

O artesanato é um tendência crescente no mercado mundial, ainda mais com o advento da sustentabilidade. Nele são utilizados diversos materiais reciclados e renovados a partir de técnicas próprias. Essas técnicas são empregadas em pequenas peças, como brincos, pulseiras e anéis, mas também nas maiores, como poltronas, luminárias, mesas, entre outras. Há quem pense que o artesanato carrega muito mais que uma simples peça, mas também a energia, os sonhos e a alegria de quem o faz.

Artesanato e o Futuro do Mobiliário

Artesanato e o Futuro do Mobiliário

Por isso, mesmo sendo produzido em grande escala, leva uma história de vida em cada bordado, pincelada ou batida. O artesanato vem renovando o mundo dos móveis, trazendo sempre grandes ideias para o mobiliário caseiro. Essas peças passam a ser tratadas de forma muito profissional. De acordo com estudiosos, seria necessário traçar uma linha do tempo que exemplificasse o antes e o depois dos móveis artesanais. Eles são compostos de muitas ideias de renovação e melhoria em peças já usadas, como nos casos em que são empregadas as técnicas de decoupagem, que transformam móveis surrados e desbotados em peças lindas e cheias de estilo. Mas não só de recuperação vive o artesanato. Os móveis podem ser confeccionados com produtos artesanais, como a luminária cuja copa é feita com palha de milho ou de capim dourado, tudo muito elegante e inovador.

Artesanato e o Futuro do Mobiliário

Artesanato e o Futuro do Mobiliário

Essas combinações entre o antigo e o novo são ideais para transformar os materiais, que saem do rústico e tornam-se peças de estilo e design diferenciado. Ainda são feitos tampões de mesa com palha ou corda, tudo muito colorido, diferente e pronto para combinar com qualquer ambiente. Podemos lembrar também das poltronas e sofás, que são encapados com fuxicos de diferentes estampas e tecidos. Tais peças alegram os cômodos da casa, sejam quartos, salas ou varandas. Outros mobiliários também são feito através de madeira própria, como grandes mesas, bancos e cadeiras. Alguns têm o assento feito com palha trançada, crochê com barbante e ainda há muitos outros bem diferentes. Mas, a arte mobiliária, mesmo que não seja feita a partir de peças artesanais, não deixa de levar consigo muitos sonhos, por ter sido pensada antes por seu criador, para só então desenvolver sua forma e sair do papel.

Artesanato e o Futuro do Mobiliário

Artesanato e o Futuro do Mobiliário

Porém, a onda do consumismo é muito crescente e com isso muitas pessoas acabam adquirindo bens e produtos que não lhes são imprescindíveis. Aí mora a beleza do artesanato e dos artesãos, que veem mudança onde vemos somente coisas ultrapassadas. Renovar e reciclar são as palavras de ordem para este século, no qual boas ideias e materiais de qualidade fazem de peças artesanais verdadeiras obras de arte, dignas de serem exibidas em qualquer galeria de renome. Por isso, antes de se desfazer de qualquer peça, chame um artesão, pois ele pode trazer vida nova à decoração de sua casa.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *