Artesanato de Abajur – Decore Usando Fita de Cetim

Não há dúvidas de que um quarto e uma sala de estar costumam ficar muito mais aconchegantes decorados com abajures. Item obrigatório para as pessoas que gostam de apreciar uma boa leitura antes de dormir, proporcionam, além de aconchego, muita personalidade ao ambiente. E o melhor: você mesmo pode decorá-los, dando um toque pessoal na decoração de sua casa.

Abajur: Uma das peças Decorativas mais Apreciadas pelos Artesãos

Com certeza, você deve ter em casa antigos abajures os quais está cansado de seu visual. Utilizando diversas técnicas de artesanato, é possível obter uma peça totalmente nova e moderna, que combine perfeitamente com o ambiente onde deseja colocá-lo.

Talentosos artesãos e artistas plásticos costumam desenvolver cada vez mais trabalhos para mudar a cara do nosso abajur de todo o dia, que costuma ser decorado das mais variadas formas, tanto na cúpula como na base.

O abajur costuma ser uma das peças decorativas mais apreciadas pelos artesãos para desenvolverem os seus trabalhos, em razão de seu custo acessível e com uma estrutura versátil, já que é possível remover toda a base da lâmpada e o interruptor para ser instalado em outra cúpula e base, mudando completamente a “cara” da peça.

Abajur: Onde Comprar       

Imagem de Amostra do You Tube                                  

Sem falar de que é possível escolher os mais variados formatos para a cúpula do abajur, que são facilmente encontradas em lojas de artigos para decoração, como a Tok & Stok (www.tokstok.com.br ), Etna (www.etna.com.br ), Telhanorte (www.telhanorte.com.br ), entre muitas outras, que oferecem os mais variados modelos com preços para todos os orçamentos.

Escolhido o abajur e a cúpula que melhor combine com o ambiente onde será disposto, chega o momento de decorá-lo. Na internet, é possível encontrar um universo de trabalhos artesanais que podem ser feitos na peça para deixá-la mais bonita e que combine perfeitamente com o estilo de decoração de seu quarto ou sala.

Decoração de Cúpula de Abajur com Fita de Cetim

Decoração de Cúpula de Abajur com Fita de Cetim

Decoração de Cúpula de Abajur com Fita de Cetim

Um dos recursos que vem sendo muito utilizado pelos artesãos é decorar as cúpulas com fitas de cetim coloridas. Fáceis de se encontrar em qualquer armarinho, basta colá-las com cola Cascorez na superfície da cúpula para mudar a cara do seu abajur completamente.

Uma ideia bastante simples foi postada no blog Artesanato.info, que utilizando fitas de duas cores – uma de tonalidade mais fria, no caso, azul e outra em um tom mais quente, o laranja, resultou em uma peça romântica e moderna, perfeita para decorar tanto quartos como salas de estar.

É importante de que antes de realizar o trabalho, você deve demarcar o desenho desejado utilizando régua e lápis preto. Também se deve medir a extensão da cúpula do abajur onde serão coladas as fitas por meio de uma fita métrica. Vale lembrar que fita de cetim deve ter, pelo menos, 2 centímetros a mais do que a cúpula do abajur, já que as suas pontinhas devem ser coladas embaixo dela.

Para o resultado ficar perfeito, procure passar as fitas de cetim a ferro para que fiquem bem lisas na hora da aplicação. Esse procedimento facilita muito o trabalho. Confira o resultado no link do Blog Artesanato.info: http://artesanato.info/2012/08/artesanato-de-abajur-decore-usando-fita-de-cetim/

Abajur com Trançado em Fitas de Cetim

Imagem de Amostra do You Tube

Se você já trabalha como artesão profissional e deseja elaborar peças mais sofisticadas, pode arriscar em fazer um abajur com trançado em fitas de cetim, elaborado pela artesã Roberta Rinaldi, que utiliza além de fitas de cetim em três cores, outros adereços, como passamanaria e galão.

Você vai Precisar dos Seguintes Materiais:

  • Lápis preto
  • Tesoura
  • Cola quente
  • Cúpula para abajur
  • Fita métrica
  • Passamanaria na cor preta
  • Galão de flor Najar na cor nº1
  • Fita de cetim 7mm na cor areia
  • Fita de cetim 7mm na cor preta
  • Fita mimo Najar na cor preta

Como Fazer:

Inicie medindo a altura da cúpula do abajur, utilizando a fita métrica; na sequência, demarque o local onde irá colar as fitas por meio de pequenos pontos a lápis. Procure demarcar em volta da parte de cima da cúpula a uma distância aproximada de 1 cm de distância.

Pegue as fitas de cor preta, que devem ser cortadas seguindo o sentido vertical. Cole só as pontas dessas fitas usando a cola quente ou instantânea, procurando deixar o meio delas livre.

Comece a trançar a fita de cetim, seguindo o sentido horizontal de maneira de que a fita deve ser passada de cima para baixo até emendar a cúpula do abajur. Prossiga de maneira que alterne o sentido de passagem da fita, por exemplo, se você começou a trançar por baixo, na fileira seguinte, comece por cima.

Na sequência, aplique o galão de maneira que complemente toda a volta da cúpula do abajur, devendo prestar a atenção de elaborar o acabamento correspondente a sequência em que você elaborou. Vale lembrar de que você deve ajustar o galão à cúpula por meio de pequenas pregas, que devem ser coladas de um jeito que não se formem intervalos no entrelaçado.

Por fim, faça o acabamento, colando a passamanaria ao redor da parte de cima da cúpula. Já na parte inferior, você deve colar a fita mimo, procurando não esticá-la e aplicá-la sem sobrepor à passamanaria.

Se você tiver dúvidas a respeito da execução do trabalho, pode acompanhar a aula da artesã, que está postada no site de vídeos Youtube, podendo ser assistida de graça e quantas vezes quiser. Acesse:

http://www.youtube.com/watch?v=tplN3Jlskp8&feature=player_embedded

Visitar sites estrangeiros também é uma boa opção para quem deseja fazer um abajur mais incrementado. No blog Redemanchete.net  http://redemanchete.net/root_decoracao/faca-voce-mesma-mais-ideias-para-decorar-a-casa.html, foram postadas diversas ideias de artesanato em cúpula de abajur com fitas de cetim, com formatos tão incríveis nessas peças que ficam magníficas e deixam qualquer ambiente mais moderno e sofisticado.

Com simples fitas de cetim e mudando as bases do abajur utilizando louças no lugar delas, é possível obter peças que vão do clássico ao romântico e contemporâneo, ou seja, é possível ter um abajur que combine perfeitamente com todo o tipo de decoração.

Vale lembrar de que a partir de 2016, uma portaria interministerial irá proibir a venda de lâmpadas incandescentes no Brasil. Dessa forma, esse é o momento de testar novos tipos de lâmpadas em seu abajur, que além de iluminarem melhor, consomem menos energia e duram mais tempo, como as lâmpadas em LED, ou mini eletrônica fluorescente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>