Artesanato Com Papel Kraft

A arte costumam ser bastante interessante para quem consegue enxergar a gama de técnicas que existem. Muitas foram inventadas a alguns anos atrás e ainda hoje chamam a atenção dos artistas mais novatos neste meio. Outros exemplos começaram a muito tempo atrás e foram se renovando e modernizando com as novas técnicas. Este foi o caso do método conhecido como artesanato com papel kraft, um material muito usado para estampar diversos objetos hoje em dia. Aqui no Cultura Mox, você vai conhecer este material e aprender a usa-lo em prol da arte.

O Papel Kraft: Utilização e Curiosidades

Você já deve estar se perguntando o que é na verdade o papel kraft e pra que será que ele serve ? Os novatos devem estar bastante curiosos para saber, mas os veteranos em artesanato já devem conhecer este material de cor, sem contar que usa-lo para estes deve ser extremamente fácil. O papel Kraft é um material muito comum para os artesãos, já que tem grande utilidade em algumas obras. Este material é uma espécie de papel, fabricado a partir de uma mescla de fibras de celulose, a base para a fabricação de papel normal mesmo. Estas celulosas no papel kraft costumam ser misturadas por tamanhos, sendo algumas curtas e outras longas, dando a real característica do material. Estas celulosas costumam ser proveniente da polpa de madeiras macias, uma peculiaridade apenas para a fabricação do kraft. Por causa deste fato, o famoso papel kraft costuma ter uma ótima resistência mecânica, além de possuir muito mais flexibilidade e maciez para a fabricação prática de obras artesanais muito mais elaboradas.

O papel kraft pode ser elaborado de v´rias formas, juntando outros tipos de materiais para criar algo muito mais resistente, além de haver a possibilidade de ser usado em máquinas mais pesadas. Muitos desses materiais podem ser laminados ou recobertos com alumínio. Outros podem ser feitos com uma cobertura em parafina ou até mesmo usando algumas resinas, incluindo materiais polimétricos mais pesados.

Todo este processo de fabricação faz com que o papel kraft sirva de matéria prima para a elaboração de alguns objetos como sacos e sacolas, papel cartão, envelopes, molduras e cartonagens como aquelas usadas para produtos de cosméticos, higiene e beleza também, incluindo algumas bijuterias.

Uma das características mais importantes deste tipo de material, o que não deixa de ser uma curiosidade bem interessante, é que ele é a base para a fabricação do papelão ondulado, ou seja, a matéria prima essencial para que este exista.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=HcqfbDn_nK4[/youtube]

Fazendo Artesanato Com Papel Kraft

Agora que você conhece o papel kraft e já descobriu as suas principais utilizações, porque não tentar alguns trabalhinhos práticos usando ele ? Logo abaixo você confere um passo a passo muito interessante, básico e que mostra muito bem a essência desses trabalhos com este material. Vamos aprender ?

Sacola De Papel Kraft

Para fazer esta linda sacolinha usando papel kraft para guardar seus presentes, você vai precisar dos seguintes materiais:

  • O famoso papel Kraft
  • Uma tesoura
  • Uma cola branca 
  • Um cordão do tipo rabo de gato
  • Um furador de papel
  • papel artesanal colorido (ou papel para scrapbooking)
  • Um laço de cetim para enfeitar
  • botão para personalizar no final

Modo De Fazer

  1. Para começar, você deverá encontrar um molde para fazer a sua sacolinha. Depois de encontrar o molde, recorte-o bem rente ao traço e comece a organizar os seus materiais para começar o proecesso de criação artesanal. Logo abaixo, clicando no link, você encontra um molde bem prático e simples, mas, se desejar, poderá encontrar algo bem mais elaborado na web. Veja o molde para ampliar:
  2. Transfira o molde que você escolheu para o papel kraft usando uma caneta. Os vincos que estão no molde podem começar a ser dobrados, logo depois de serem picotados com a tesoura nas laterais. Depois, é só encaixar os lados dos vincos uns nos outros utilizando pouca cola, para não lambuzar o seu trabalho. Depois desta etapa, o seu molde se transformará numa sacolinha linda. Espere secar para passar para a próxima etapa. Não esqueça de colar o fundo da sua sacolinha também. 
  3. Em cada face da sua embalagem já pronta, faça dois furinhos pequenos. Dê uma margem de 2cm mais ou menos de distância da borda da sua sacola nesta etapa. Na hora de amarrar, vale lembrar que os seus furinhos não podem rasgar, estragando todo o seu trabalho. Por isso, preste muito a atenção nestas medidas para não fazer errado!
  4. Passe o cordão pelos furos da sua sacolinha e d~e um nó logo em seguida. Passe o fio pelo outro furinho novamente, mais uma vez, dando um nó ao retornar com ele para a frente.
  5. Pegue o seu papel artesanal, recortando os mesmos em dois quadrados de tamanhos diversos. Usando o mesmo papel, faça alguns desenhos: podem ser corações, flores, nuvens, estrelas e outros que você desejar. Use cores diferentes para deixar a sua sacola ainda mais bonita!
  6. Pegue a cola e cole um quadrado de papel artesanal sob o outro, sem usar muita cola. Em seguida, fixe com a mesma cola os desenhos que você também recortou.
  7. Cole este mesmo quadrado, que agora é único, em uma outra tira de papel, colando a mesma em volta de toda a sua sacola. 
  8. Pegue a sua fita de cetim e fala um laço bem fixo, bonito e grande de preferência. Logo depois, cole o botão no meio e arrume um local na sua sacola para fixa-lo usando pouca cola. Se quiser, pode usar as fita de cetim para outros fins, podendo cola-las soltas na alça da sua sacolinha. Sendo assim, depois desta etapa, a sua sacolinha feita de papel kraft estará preparada.

Neste passo a passo você aprendeu a fazer uma sacola para presente. Use-a para presentear ou para guardar os seus próprios objetos. Viu como é fácil usar este material dentro do universo artesanal? Quer aprender mais para criar outros produtos com o mesmo material? Confira o vídeo logo abaixo e use a sua imaginação acima de tudo!

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=WjYrMue22VE[/youtube]

Escrito poe Jéssica Monteiro da Silva

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Gostaria de orçamento para 150 sacolas de papel craft na cor azul royal ou amarelo. E frete para 66113-250.

    Ivonete Ribeiro 11 de dezembro de 2014 16:46 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *