Artesanato Com Filme Termocolante

Fazer artesanatos é um ótimo exercício para a nossa mente e nos rende peças maravilhosas. O bom de fazer artesanato é que podemos utilizar os mais variados materiais e você sabendo usar a imaginação, perceberá que terá resultados surpreendentes, afinal o bom de fazer um trabalho manual é poder ousar a vontade e misturar todo e qualquer tipo de tendência de moda. Aqui, vamos aprender um pouco mais sobre uma técnica de artesanato muito eficiente e diferente. Vamos também aprender o passo a passo de algumas peças que vão fazer toda a diferença na sua decoração. Que tal?

Artesanato Com Filme Termocolante

Artesanato Com Filme Termocolante

O que vamos aprender nessa nossa conversa, é como fazer artesanato com filme termocolante e acreditem, vocês podem fazer verdadeiras maravilhas com esse material. Ele dá a oportunidade de ousarmos bastante e de fazermos os mais variados itens de decoração. Então se você buscava uma ideia para fazer aquele artesanato diferente para decorar a sua casa ou presentear aquela pessoa querida, vai adorar as nossas dicas.

O Que é Filme Termocolante?

Chamamos de filme termocolante, um material adesivo onde você pode aplicar em diversos produtos ou tecidos. Geralmente esse material é utilizado para aplicar desenhos em sandálias, blusas, vasos ou qualquer outra superfície. O filme termocolante pode ser comprado em rolo transparente para impressão do desenho que você quiser ou já com o desenho impresso. É muito comum em casas que vendem materiais de aniversário ou papelaria. O rolo desse material tem um preço bem acessível, podendo ser encontrado a partir de  8 reais o filme termocolante transparente.

O Que é Filme Termocolante?

O Que é Filme Termocolante?

Como Aplicar o Filme Termocolante?

Aplicar o filme termocolante é bem simples mesmo. Você precisa apenas do material que irá receber o desenho e o seu desenho já impresso em filme termocolante. Para imprimir a arte que você deseja aplicar, você pode utilizar uma impressora gráfica e custa baratinho. Algumas impressoras domésticas mais modernas já conseguem imprimir perfeitamente desenhos em filmes termocolantes, mas é sempre bom verificar as configurações da sua máquina para não perder material.

Então já com o seu desenho impresso do filme termocolante, fixe exatamente no tecido ou na estrutura que receberá a arte. Para deixar o seu desenho mais seguro, você pode fixar com adesivo ou durex para ter a certeza que nem a estrutura sem o seu filme termocolante irá se movimentar e estragar o seu desenho.

Com um ferro de passar roupa (esquente sempre na posição “algodão”), dos que tem em casa mesmo sem nada especial, necessariamente, passe sobre o filme termocolante. O desenho tem que estar sempre voltado para o tecido, portanto você vai deixar sempre o lado brilhoso do seu filme termocolante, voltado para o tecido. Não precisa se preocupar porque todos os desenhos vêm com o lado indicando qual será o do tecido e qual será o inverso. Deixe o ferro pressionando o seu filme termocolante por aproximadamente 8 segundos e retire o papel. Agora que o desenho já está no tecido, basta fixa-lo mais, segurando o ferro por aproximadamente 10 segundos.

Agora você já tem um material aplicado e pode lavar a vontade que não sai.

Quadro Com Filme Termocolante

Que tal ter um lindo quadro com filme termocolante? É bem simples de fazer e você vai aprender agora.

Você vai precisar de:

  • – Filme termocolante no tamanho do desenho que você quer no seu quadro.
  • – Tinta para tecido ou linha para bordados.
  • – Tecido a sua escolha. Dê preferência aos tecidos mais grossos que recebam bem uma tintura ou em fibra de algodão.
  • – Moldura

Como Preparar o Seu Quadro:

Você pode fazer o desenho que você deseja que vá para o seu quadro ou comprar desenhos que já são próprios para serem aplicados em filmes termocolantes. Use a sua criatividade e escolha de acordo com o tema que você quer dar ao seu quadro. Como o mais simples é utilizar um tecido com um desenho, optamos por seguir o nosso passo a passo a partir do tecido.

Coloque o filme termocolante sobre o lado avesso do tecido que você escolheu para tirar a estampa. Certifique-se de posicionar o filme termocolante exatamente onde está a estampa escolhida com o lado do papel siliconado voltado sempre para o nosso lado.

Com o ferro bem quente, passe o aparelho sobre o lado de fora do filme termocolante, ou seja, você vai passar o ferro exatamente sobre o lado do papel siliconado. Deixe o seu ferro sempre na temperatura “algodão”. Passe o ferro por todo o pedaço do seu tecido até que a estampa tenha sido totalmente aderida pelo papel.

Agora o que o tecido está totalmente firme no filme termocolante, retire a estampa de acordo com os desenhos que você vai aproveitar. Recorte um a um separadamente ou na forma como você deseja que vá para o seu quadro.

Depois de recortar todo o tecido, retire o papel siliconado do seu filme termocolante e você perceberá agora que o seu tecido criou uma espécie de cola. Na verdade isso acontece porque a parte que será fixada do seu filme termocolante foi toda aderida pelo tecido.

Com o desenho da sua estampa destacado coloque em outro tecido que será o fundo do nosso quadro. Deixe posicionada exatamente onde o desenho ficará, portanto é sempre indicado que você analise bem, pois não tem como alterar depois.

Com o ferro novamente esquentado, também na temperatura “algodão”, passe sobre a estampa que irá para o seu quadro até que ela seja totalmente aderida pelo novo tecido.  Agora você terá o tecido totalmente colado no fundo do seu quadro e só tem que começar a decorar.

Prenda o tecido na moldura que você escolheu ou então em um bastidor, daqueles de bordadeiras. Essa opção também deixará o seu quadro muito bonito.

Se quiser pode incrementar o seu novo quadro com bordados ou tinturas. Faça ramos, círculos ou qualquer outro elemento decorativo que combine com a estampa que você escolheu.

Prontinho!

Agora você tem um quadro lindo e super diferente. Ele fica ótimo decorando a sua sala ou o seu quarto. Você pode também presentear aquela pessoa especial com um objeto exclusivo!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Bom dia. Trabalho com pintura em tecido e tenho me interessado na técnica do adesivo termocolante.
    Porém tenho algumas dúvidas, talvez vocês saibam responder.
    É necessário juntar um tecido ao adesivo termocolante para passar para o tecido que quero estampar?
    Não há como simplesmente imprimir a estampa desejada no adesivo term. e passa-lo pro tecido?

    Grata desde já, Mainara.

    Jess Mainara 7 de outubro de 2014 13:37 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *