Artesanato com Botões: Passo a Passo

O artesanato feito com botões, tem sido bastante usado nos últimos tempos, até pelo fato de a reutilização de diversas coisas ser um assunto que esta sendo muito tratado. Seja botões novos, antigos, ate aqueles feitos de massa fimo e biscuit.

Artesanato com Botões: Passo a Passo

Artesanato com Botões: Passo a Passo

Aproveite os botões sem utilidade guardados em sua casa! Você pode fazer acessórios para cabelo, colar, pulseiras também pode fazer mini quadros decorativos ou cartões, marcadores de livro porta retrato e muito mais. Para você aproveitar bastante os botões e entrar na moda do artesanato com botões, vamos mostrar alguns passo a passo para você mesmo fazer, tanto de decoração como de acessórios. Você irá adorar, e com certeza deverá colocar em prática ao menos um.

Passo a Passo de Artesanato com Botões 

- Passo a Passo de tic-tac de Cabelo

Materiais necessários

Feltro;

Botões;

Presilhas (tic-tac) ou bases para broches;

Cola quente ou cola super bonder;

 Modo de fazer

Imagem de Amostra do You Tube

O primeiro passo é você escolher 4 botões iguais (mesma cor, tamanho). Junte os 4 botões como se você estivesse formando uma flor. Pegue um botão maior e de outra cor e cole com super bonder (ou cola quente) no meio da formação da flor formada com os outros 4 botões.

Para o broche você deve fixar uma base, fazendo-a com um circulo de feltro, o qual deverá ser colado na parte de trás dos botões e junto sendo colado o broche.

Para o tic-tac, é só você fazer a mesma coisa. Dependendo do tamanho e modelo do tic-tac você não precisará de base para colar a flor.

 - Passo a Passo de Marcadores de Livro.

Materiais necessários

Botões;

Berilos de cabelo (grampo);

Cola quente (ou super bonder);

 Modo de fazer

Imagem de Amostra do You Tube

Você pode fazer flor com botões do mesmo jeito que você formou a flor do passo a passo do tic-tac, ou você pode fazer com apenas um botão. Escolhendo o jeito que você quer, é só colar o botão na parte da dobra.

*Tanto para o tic-tac quanto para os marcadores de livro, você pode fazer uma decoração somente com os botões, colocando um sobre o outro, ou decorando-o com tecido.

- Passo a passo de Anel de botão.

Material necessário

Botões;

Base de anel;

Cola quente (ou super bonder);

Modo de fazer

É só você colar o botão do jeito que você referir, com formato de alguma coisa como flor, ou apenas o botão na base do anel. O diferencial será a sua criatividade.

 - Passo a Passo Souplat

Material necessário

Peça de souplat em madeira;

Tinta acrílica (da cor que preferir);

Lixa fina;

Botões variados de mesma altura;

Pincel do tamanho nº22

Base para artesanato;

Cola Instantânea.

 Modo de Fazer.

Primeiro lixe e depois pinte a peça de souplat, e espere secar. Depois de secar a peça de souplat pintada, comece a colar os botões nas bordas e no centro da peça, distribuindo-os do jeito que desejar.

- Passo a Passo Porta Retrato

Material Necessário

2 botões grandes (da mesma cor);

10 botões pequenos de uma cor só (da mesma dos dois grandes);

1 porta retrato em MDF, (tamanho de preferência);

2 pinceis, um chanfrado e outro reto (sendo do tamanho que você preferir);

Tinta PVA, nas cores, branca e 2 tons da cor dos botões;

Verniz acrílico fosco ou brilhante;

Cola branca;

Pedaço de pano.

 Modo de fazer

Com o auxilio do pincel reto, passe uma mão da tinta PVA da cor branca em todo o porta retrato. Espere secar! Se quiser, para acelerar o processo de secagem, você pode usar o secador. Depois de seco, passe uma mão de um tom da cor escolhida (de preferência o tom mais claro), ou quantas mãos forem preciso para cobrir. Espere secar tudo. Agora para você dar um efeito de mesclado, dilua a tinta de tom mais escuro na água, ate que fique bem líquida. Pegue o pedaço de pano e mergulhe-o na mistura feita com a tinta e a água. Retire o excesso da tinta do pano e dê umas leves batidinhas no porta retrato com o pano.

Nas laterais internas e externas, passe duas demandas da tinta de tom mais escuro, usando pincel reto. Com o auxilio do pincel chanfrado, em torno das bordas frontais do porta retrato, faça um leve sombreado.

Depois de seco, comece a colar os botões do jeito que você preferir. E para finalizar passe uma camada de verniz em toda a peça.

- Passo a Passo Colar

Materiais necessários

Materiais necessários

Materiais necessários

 

54 Botões (das cores que você preferir);

4 metros Cordões (cordão de crochet ou cordão encerado) de preferência o encerado;

 Modo de fazer

Passe o cordão no primeiro botão, duas vezes no mesmo buraco formando um laço. Depois, a parte maior do cordão você deverá passar no buraco do lado. Pegue o segundo botão e passe o cordão no primeiro buraco depois no segundo. Volte para o segundo buraco do primeiro botão, e coloque o cordão no segundo botão, deixando os dois bem unidos. Volte o cordão pelo segundo buraco do segundo botão. E assim você vai repetindo o mesmo procedimento. Coloca um botão e volta no anterior, sempre puxando o cordão, para que o colar fique bem firme.

Lembre-se de ir alternando as cores dos botões.

- Passo a Passo de Decoração de Porta

Material necessário

Tesoura;

Agulha;

Alfinetes;

Linha de costura;

Fitas variadas com 2,05 m

1,5 m de fita (cor de sua preferência) com largura de 0,5 cm no mínimo.

Fitas finas variadas (para prender os botões);

Botões variados.

Modo de fazer

Corte a fita de 1,5 em dois pedaços de 71 cm. Na parte lateral de uma, prenda as fitas de 2,05m com alfinete. Depois costure-as, lado a lado. Agora, sobreponha a outra fita de 71 cm sobre a outra e costure-as. Você não irá costurar os botões e sim prende-los com as fitas finas, como se você tivesse amarrando os botões na fitas.

Um comentário

  1. Adoreii
    Vale a pana assistir

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>