Artesanato com Bordado Redendê

O bordado de Redendê é típico da região Nordeste do país, de estados como Pernambuco, Sergipe e Alagoas.

Esse tipo de bordado é feito em camadas pelas bordadeiras, que o fazem com pedaços de tecido em formas geométricas – triângulos, retângulos ou quadrados – e então os pregando com linhas coloridas, formando faixa por faixa do bordado final.

Bordado

O Redendê pode ser feto à mão, ou em máquinas que sirvam para isso. No caso dos bordados feitos à mão, as bordadeiras se utilizam de um bastidor para facilitar a costura. As linhas usadas ao juntar os pedaços de tecido são deixadas visíveis, já que fazem parte da decoração do bordado, deixando-o mais vivo.

Para enriquecer o bordado depois de pronto, é comum acrescentar, em algumas das peças de formas geométricas, um bordado de cruz, também colorido, o que valoriza o trabalho final.

O bordado Redendê lembra bastante o artesanato feito em Patchwork. A grande diferença entre os dois são as suas padronagens, sendo que no Patchwork os formatos favorecidos são estrelas, e ele é aplicado sobre o tecido, enquanto o Redendê é o que constitui o próprio tecido do bordado.

Tipico

Os principais usos desse tipo de bordado são guardanapos, barras de panos de prato e centros de mesa, mas dependendo do tipo de tecido utilizado, ele pode ser usado em inúmeras peças de decoração, desde cortinas a tapetes – depende muito do tecido usado como forro do bordado Redendê, e do tecido usado para fazer o próprio bordado. Apesar de ser típico do Nordeste, esse tipo de bordado pode ser encontrado em quase todas as regiões do país, e seu preço para compra e venda depende muito de região para região, e também da qualidade do trabalho em que é concebido.

Hoje em dia é possível encontrar muitas peças feitas em bordado Redendê, não apenas para decoração, mas também no próprio vestuário, com detalhes em roupas, e, principalmente, em bolsas de mão, onde ele dá um ar colorido e alegre a qualquer produção.

Trabalhos

Para fazer deste tipo de bordado uma fonte de renda, é preciso ter muito cuidado ao fazê-lo e manter em mente que a qualidade do tecido e do trabalho manual da obra sempre enriquece o resultado final, o que aumenta o preço de mercado. Por não ser algo de difícil execução, quanto mais bem acabado, melhor para a bordadeira, e também para o cliente.

Há artesanatos típicos em cada região do Brasil e o bordado tipo Redendê é feito no Nordeste de nosso país, em Estados como Alagoas, Pernambuco e Sergipe.

Artesanato Bordado Redende

Artesanato Bordado Redende

O bordado Redendê é confeccionado em várias camadas, com tecido em formato geométrico, como quadrados, retângulos e triângulos, depois é terminado com linhas coloridas, o que forma faixa por faixa.

Esse tipo de bordado geralmente é feito à mão, o que privilegia o artesanato, porém, pode ser feito em máquinas próprias.

Quando ele é feito à mão pelas bordadeiras, elas utilizam um bastidor para fixar o tecido e facilitar o bordado.

Os pedaços de tecido do bordado são juntados por linhas, que não cortadas ao final, pois fazem parte do mesmo.

No fim do bordado Redendê são acrescentados bordados em ponto cruz, para deixá-lo mais alegre e colorido.

Esse bordado, além de ficar muito bonito é muito semelhante ao Patchwork, diferenciando pelas padronagens e formatos de cada um.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>