Alfabeto Para Bordar Ponto Russo

Você gosta de passar o tempo bordando? Então já deve conhecer muitas técnicas, entre elas a do bordado com ponto russo. Para você que não conhece, para fazer um bordado utilizando essa técnica basta você ter em mãos uma agulha especial para este tipo de ponto e um bastidor. É um técnica clássica que dá um toque especial e charmoso a qualquer peça.

Sabe o ponto russo, mas ainda não aprendeu a escrever as letras do alfabeto com a essa técnica, está na hora de descobrir como é que se faz. Mas antes, é importante que você tenha noções básicas sobre a técnica, por esse motivo o Dicas de Mulheres irá dar alguns toques sobre o ponto russo e em seguida, finalmente, explicá-la como bordar o alfabeto com esta técnica.

Alfabeto Para Bordar Ponto Russo

Alfabeto Para Bordar Ponto Russo

O principal detalhe do ponto russo é que, em desenho e letras, como você irá aprender mais a diante, todo o trabalho deverá ser feito do lado avesso. Caso se esqueça e comece pela frente, logo você terá de desfazer todo o trabalho e recomeçá-lo.

Desenhos e letras também exigem que você comece bordando o contorno de depois preencha a parte interna, de preferência com apenas uma cor de linha. Outra dica é esticar bem o tecido no bastidor para evitar que dê pontos errados. E na hora de finalizar com o acabamento, lembre-se de que a termolina deverá ser passado no lado avesso do trabalho, por esse motivo é bom que ela seja leitosa para não acabar passando acidentalmente para a parte da frente.

Agora que você já aprendeu um monte de novidades e dicas sobre o ponto russo, chegou a hora de saber como se faz o alfabeto com essa técnica. Como você já deve imaginar, há diversos tipos de fontes de letras, desde as mais simples, normalmente as garrafais, até as mais elaboradas, como as manuscritas e com desenhos nas bordas ou no interior. Para começar, é bom que você escolha um mais simples e conforme for adquirindo prática vai subindo o nível de dificuldade da fonte. Outra coisa que ajuda na hora de aprender é praticar letras soltas em tecidos variados, sem compromisso, assim você ficará atenta ao que está fazendo.

Alfabeto

Alfabeto

Como Bordar Letras em Ponto Russo

Vamos começar! O primeiro passo é escolher um tipo de fonte e comprar o risco com as letras necessárias. Para aprender, o ideal é que seja um jogo do alfabeto completo e não letras independentes. Em seguida, você deverá posicionar as letras no tecido e ajustá-las com o bastidor, lembrando de deixar o tecido bem esticado.

Com o bordado do lado do avesso, você irá fazer todo o contorno da letra. Já com o contorno feito, você irá começar a entrar com a linha na letra para preenchê-la sem deixar marcas ou bordados disformes. Recomenda-se que borde toda a parte interna da letra com a mesma cor de linha, mas com a prática você poderá dar efeitos em degradê às suas peças e até desenhar no entorno delas!

Simples não é? Agora é só adquirir os materiais, soltar a imaginação e começar a praticar. Daqui a alguns dias você já estará fazendo um monte de coisas novas.

Moldes de Alfabeto em Ponto Russo

Vídeos Para Aprender a Fazer o Alfabeto em Ponto Russo

Imagem de Amostra do You Tube Imagem de Amostra do You Tube

Posts Relacionados


Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • amo artesanato e gosto de estar por dentro das novidades!!!

    Fernanda Pereira Machado 27 de janeiro de 2012 22:05 Responder
  • eu gosto muito de bordar e este site tem me ajudado bastante obrigada

    marcia 11 de março de 2012 19:56 Responder
  • sera q voce poderia mandar esses moldes para meu email…
    de ja agradeço..

    Hylnara Silva Sousa 1 de maio de 2012 22:49 Responder
  • adorei ,, pode me mandar esses moldes por email. agradeço desde já

    THATY OLIVEIRA 8 de julho de 2012 0:36 Responder
  • Ola! adoro ponto cruz,sou da capital do bordado(São João dos Patos-Ma)Aqui a maior parte da população vive de fazer esses trabalhos maravilhosos! adorei os seus !!! bjos!

    Gabriella Gonçalves 18 de julho de 2012 16:32 Responder
  • Gostaria de estar recebendo esses moldes e alguma novidade estou afim de aprender a bordar coisas lindas como estas.
    OBRIGADA

    Raquel Camargo 18 de julho de 2012 21:35 Responder
  • oi vc ´pode mandar esses moldes pelo email pra mim?

    Noemi Cardoso 22 de junho de 2013 1:50 Responder
  • PODERIA MANDAR ESSES MODELOS PRAMIM

    ADRIANA LIMA 13 de outubro de 2013 22:08 Responder
  • Oiii gostaria que vc me mandasse os moldes de desenho alfabeto…..pois to cmecando agora…e to querendo aprende….espero que me mande

    Fernanda vittorazzi albino 25 de abril de 2014 2:25 Responder
    • GOSTARIA DE RECEBER ESTES M OLDES,por favor.

      ELZA MARIZA MORAES 18 de setembro de 2014 2:24 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *