Magia do Crochê

Crochetar pode ser uma atividade bastante relaxante e cada vez mais pessoas têm se dedicado a aprender essa técnica para confeccionar os mais variados tipos de peças desde capas para eletrodomésticos até peças de roupas passando pelos simpáticos amigurumis (bonecos como os de pelúcia, mas feitos de crochê). Independente do que você deseja fazer com os pontos de crochê vai poder aproveitar as dicas que daremos a seguir de como dar início a belos projetos.

Dicas Para Quem Está Iniciando na Arte do Crochê

A seguir vamos apresentar algumas dicas para quem está iniciando na arte de fazer peças de crochê.

Comprando Agulhas e Linhas

Quando for comprar agulhas e linhas você irá se deparar com uma grande variedade de tamanhos e espessuras. A escolha de uma interfere diretamente na outra afinal ao escolher uma linha mais grossa é essencial que a agulha tenha um diâmetro mais significativo. Linhas mais finas, por sua vez, precisam de agulhas mais finas.

Em termos de materiais é possível encontrar agulhas de plástico, de madeira, de aço, de alumínio (podendo ser colorido) e cabo emborrachado. O estilo da agulha escolhida deve levar em consideração o gosto pessoal de quem irá utilizá-la em seu dia a dia. Os tamanhos podem variar entre 0,5 mm e 10 mm. A espessura dependerá do tipo de trabalho artesanal que se pretende fazer, alguns precisam de uma linha e agulha mais delicadas.

A dica para quem está iniciando na arte de crochetar é optar por linhas mais finas, depois basta conferir na embalagem qual a agulha mais indicada para essa linha em questão. Se você percebe que ainda não tem firmeza na hora de fazer os pontos pode usar um fio mais grosso com uma agulha mais fina. Isso permite que você faça pontos mais apertados. Se ainda tiver dificuldades você pode ganhar prática usando uma agulha de tamanho médio e linha de tricô.

Outros Materiais

Além de agulha e linha você precisará de outros materiais para fazer as suas peças de crochê como tesoura (para cortar o fio) e fita métrica (usada para medir a peça e também o tamanho da primeira correntinha).

Peça Teste

Uma forma de fazer suas peças de crochê com mais assertividade é trabalhar numa peça teste antes de partir para a peça principal, assim você poderá ir se acostumando ao ponto que tiver sido escolhido.

Conheça os Principais Pontos de Crochê

Abaixo vamos apresentar com mais detalhes os principais pontos de crochê com suas respectivas abreviações.

Ponto Correntinha (Corr)

Ponto Correntinha

Ponto Correntinha

Esse ponto é a base para fazer diferentes trabalhos de crochê, é o ponto básico a se aprender. O ideal para quem está aprendendo é começar fazendo apenas pontos correntinha de maneira que consiga deixa-los nem soltos e nem apertados demais. Inicie com um ponto móvel na ponta da agulha e na sequência passe o fio na agulha puxando-o por dentro do nó.

Faça esse procedimento até ter em mãos uma correntinha efetivamente, o que dá nome ao ponto. Esse ponto é ótimo para começar a contar a quantidade de pontos feitos, a dica é contar 10 pontos para o primeiro trabalho de correntinha feito.

Ponto Baixíssimo (Pbx)

Consiste num ponto de finalização para as suas peças ou que pode ser usado para fazer o reforço de bordas. Por ser bastante semelhante ao ponto correntinha é relativamente fácil de aprender a fazê-lo. Coloque a agulha numa correntinha e então dê uma laçada, essa laçada deverá ser puxada dentro de duas correntinhas sendo uma aquela em que você colocou a agulha e a outra aquela em que a agulha já estava antes. É uma forma de fazer a ligação entre dois pedaços num ponto correntinha, quando é criada uma segunda fila de ‘correntinhas’ a peça passa a ter um ponto baixíssimo.

Ponto Baixo (Pb)

Indicado para peças de crochê que demandam mais firmeza como tapetes, por exemplo. Esse ponto pode ser feito apenas enrolando o fio por dentro do ponto feito na base e não somente no ponto feito na agulha. Inicie fazendo duas correntinhas e na sequência posicione a agulha dentro de uma segunda casinha. Lace novamente na agulha passando então por outras duas casas de maneira que fique apenas um ponto dentro da agulha.

Ponto Alto (Pa)

Um ponto mais aberto em relação ao ponto baixo, recomendado para peças com tecido mais mole. Você poderá fazê-lo enrolando o fio ao redor da agulha contando então três pontos para dar uma laçada, a agulha deverá ser posicionada dentro do quarto ponto, então puxe a linha. Ao fazer isso você terá três pontos na sua agulha. Os dois primeiros deverão ser tirados e você então deve dar uma laçada puxando os dois últimos.

Os pontos apresentados acima são os mais indicados para quem está começando a crochetar. Inicie praticando o ponto correntinha e quando sentir que está com mais prática parta para os pontos baixo e alto.

Gostou dessas dicas de como dar início ao trabalho com crochê? Deixe seus comentários, curta e compartilhe!

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Croche

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *