Crochê Para Iniciantes

Quem acompanhou as vitrines das principais lojas de roupas e acessórios na última temporada de verão, reparou que os trabalhos manuais estavam bem evidentes em diversas peças. Até mesmo em bolsas, calçados e acessórios, tramas artesanais como crochê e bordado estavam dispostas belas aplicações, incrementando qualquer peça básica. Apostar em bordados como o crochê é uma boa solução também para quem deseja dar uma nova cara às roupas e acessórios de sempre. Por exemplo, uma simples sacola de palha pode adquirir um ar charmoso e sofisticado com uma aplicação em crochê.

Crochê Para Iniciantes

Crochê Para Iniciantes

Até mesmo aquelas blusas que se rasgaram ou queimaram acidentalmente, mas que você adora, podem ter vida útil prolongada com a aplicação de bordados ou crochê nas partes danificadas, sem falar que dão um toque de originalidade ao visual com aspecto rústico, que está na moda.  Mesmo para quem não possui afinidade com as agulhas, é possível fazer lindos trabalhos em crochê acompanhando vídeos passo a passo postados em milhares de sites na internet. E o melhor: as aulas são gratuitas e você pode ver e rever quantas vezes quiser. Inúmeros artesãos postaram vídeos informando os pontos mais básicos do crochê, como a correntinha, o ponto baixo, ponto alto e ponto baixíssimo para fechamento. O Blog Superziper, por exemplo, postou esses quatro pontos básicos no site de vídeos Youtube: http://www.youtube.com/watch?v=A4sItFapTnw&feature=fvwrel

Crochê Para Iniciantes

Crochê Para Iniciantes

Importante ressaltar de que para fazer uma peça em crochê é preciso ter paciência e disposição em fazer e refazer os pontos, já que para se chegar a perfeição é preciso muito treino e dedicação, bem como encarar o trabalho como um hobby, pois se trata de um trabalho meticuloso que necessita de muita calma para ser elaborado. Vale lembrar de que os resultados serão diversos, dependendo do fio trabalhado e o número de agulha de crochê utilizada. Neste tipo de bordado é possível utilizar diversos tipos de fios, tanto grossos como finos ou delicados. No caso dos fios grossos, eles são indicados para elaborar peças pesadas, como xales e cobertas.

Crochê Para Iniciantes

Crochê Para Iniciantes

Já os fios finos são utilizados para bordar xales mais leves, e por último os fios mais delicados são destinados para fazer trabalhos mais vistosos, como casacos e vestidos para a noite. Para quem está iniciando na arte de bordar pontos em crochê, o ideal é começar por peças pequenas, que podem ser utilizadas na aplicação de roupas e acessórios. Com o tempo e o aprimoramento, o próximo passo é fazer centrinhos para mesa, descansos de copos e revestimento de almofadas. Normalmente para fazer o revestimento de almofadas os artesãos costumam fazer diversas rodelinhas multicores de vários tamanhos, em círculos compostos pelos pontos correntinha e ponto baixíssimo. Depois elas são reunidas, compondo um conjunto interessante e bonito para ser usado como revestimento de almofadas ou peças decorativas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>