Cortina de Crochê

O crochê é um trabalho manual feito há muitos séculos, e por sua simplicidade e beleza vem sendo cultivado no decorrer dos anos. Através deles é possível fazer os mais variados trabalhos, desde roupas, sapatos, toalhas, caminhos de mesa, capas de almofadas e cortinas.

Cortinas de Crochê

A cortina de crochê é um trabalho de artesanato que proporciona maior personalidade e estilo e à decoração dos ambientes, combinando com qualquer lugar e tipo de decoração. Investir numa peça artesanal para decorar sua casa é uma opção muito inteligente e proporciona um especial toque a qualquer espaço. Confira logo abaixo algumas dicas de decoração usando as Cortinas de Crochê.

O Crochê

O crochê é uma forma de artesanato feito à mão usando uma agulha diferenciada que conta com um ganho pequenino na ponta e, assim faz-se um trançado semelhante ao de uma malha rendada. A partir dele pode-se conseguir compor tipos diferentes de peças que, como mencionamos, vão desde toalhas de mesa,  colcha para cama, cortina de crochê, tapetes, dentre outros muitos tipos decorativos de artesanatos.

Decoração com Cortina de Crochê

Se você tem prazer em produzir suas próprias peças artesanais, usando a internet se torna possível encontrar vários sites que mostram desde o início dos trabalhos, próprio para os principiantes até aqueles trabalhos mais requintados, para os mais experientes. Determinados sites disponibilizam inclusive os gráficos para a confecção de lindíssimas peças.

As peças podem ser feitas da cor que você achar melhor e inclusive podem combinar mais de uma cor e tipos variados de barbantes, conseguindo até criar efeitos 3D na cortina, através de uma flor em relevo na peça principal ou algo semelhante a uma paisagem com diversas camadas pode proporcionar um diferente toque à peça.

Para se ter uma cortina de crochê bonita é preciso escolher um barbante que seja adequado. Para determinadas peças é preciso usar barbantes mais delicados e finos com os quais se deve ter cuidado especial ao manusear, já que são peças delicadas para o trabalho. Já outras formas de cortina precisam ser confeccionadas com o uso de barbantes mais grossos, que apresentam maior resistência, entretanto precisam de uma agulha também especial.

Agora, se você está habituado a trabalhar com o artesanato em crochê, vai ficar fácil fazer, senão, pode comprar pronta sua cortina, há lindíssimos modelos disponíveis no mercado. Mas, o melhor mesmo é você fazer seu próprio artesanato, do seu jeito e cores mais adequadas.

A cortina de crochê é um artesanato muito interessante para ser usado como peça decorativa nos ambientes. Ela pode ajudar a incrementar a decoração da sala, proporcionando um visual mais delicado este tipo de espaço e ainda costuma ser perfeita também na cozinha, pois é uma peça fácil e leve de se manusear.

Além disso, os quartos podem também receber uma cortina bonita de crochê na decoração. Caso queira deixar o espaço mais escuro, acrescente uma cortina blackout ou um  forro por baixo. A cortina de crochê traz uma personalidade artesanal aos cômodos.

Fazendo Cortina de Crochê

Já pensou em ter na sua casa uma linda cortinha de crochê? Se você tem um pouco de habilidade com a linha e a agulha é o momento de dar um passo mais largo nessa tarefa e fazer uma linha cortina. Veja abaixo como fazê-la:

Passo a Passo

Comece a cortina a partir de um cordão que contenha 154 correntinhas, já na segunda carreira comece com um ponto alto, e uma laçada e ponha insira a agulha a partir da quarta correntinha, contando da primeira e faça como descrito no diagrama disponível no link abaixo, completando sessenta e uma carreiras e repetindo a mesma coisa na parte seguinte.

Medida da cortina:

113 cm de altura ( 2X) por 86 cm de largura

Materiais usados:

  • Agulha para crochê de nº 3
  • 02 cones de barbante Apolo, preferencialmente, 4/4 na cor cru, da marca Círculo, em razão de sua qualidade.
  • 10 argolas de madeira

Informações: Tire fios com mais ou menos 36 cm, dobre-os ao meio e faça amarrações a cada quatro fios embaixo das peças, em cada peça pregue cinco argolas.

Molde: http://crochesartesanatosvanda.blogspot.com.br/2012/10/cortinas-para-cozinha-com-graficos.html
Modelo 2

Material Usado:

  • 01 quilo de barbante 4/4 da marca Corbatex
  • 07 botões de madeira
  • Agulha de crochê de numeração 2.5
  • 0 1 Varão para cortina decorativa
  • Pontos Usados na Confecção da Cortina:
  • Ponto alto (p.a.)
  • Correntinha ( corr.)
  • Ponto picô

Medida Usada:

94 cm de altura X 70 cm de largura.

Passo a Passo:

Faça 130 correntinhas, levante três delas, faça três pontos altos nas correntinhas de base, duas correntinhas e prenda duas correntinhas, quatro pontos altos nas correntinhas de base, *20 correntinhas.; mais quatro pontos altos, duas correntinhas, quatro pontos altos.

Repita o mesmo processo do começo ao fim por seis vezes.

Alça:

Assim que terminar a cortina passe novamente pela carreira inicial e faça mais dez pontos altos por treze carreiras. Assim que chegar à 14ª carreira erga três correntinhas e faça mais quatro pontos altos, pule duas correntinhas, um ponto alto e feche-os unidos; e três correntinhas, pule dois pontos altos da carreira anterior, faça um ponto alto e feche-os unidos; agora termine tudo com o arremate.

Monte mais seis alças da cortina. Quando tiver terminado crochete uma carreira usando o ponto pico ao redor de toda a cortina; para finalizar pregue os sete botões e pendure a cortina diretamente no varão.

Para acessar a receita e o molde dessa cortina, clique:

http://asreceitasdecroche.blogspot.com.br/2013/05/cortina-de-croche.html

Esse último modelo de cortina é perfeito para ser usado na sala e na cozinha, transferindo um ar mais artesanal e campestre ao ambiente. Além de ser uma peça linda para ser usada em casa, ainda é perfeita para presentear alguém querido ou, se preferir, vender em feiras de artesanatos e para os mais conhecidos.

Como você pode observar os materiais usados são bem poucos, mas o resultado final é maravilhoso e vale a pena fazer qualquer sacrifício para consegui-lo.

Caso não tenha êxito da primeira vez, desmanche a cortina e tente fazer tudo de novo, até que esteja perfeita para ser usada. Não desista diante da primeira dificuldade!

O crochê é uma técnica artesanal que pode ser utilizada para confecção de diferentes itens, tanto de decoração quanto de moda ou utilidade geral. Entre os tantos itens feitos em crochê encontramos as cortinas.

As Cortina de Crochê podem ser feitas para diferentes cômodas da casa, como para quartos ou até mesmo banheiros e cozinhas. Os pontos utilizados podem ser diferentes, tanto mais fechados quanto mais abertos. Confira algumas opções.


Categoria(s) do artigo:
Croche

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • POR FAVOR ME MANDA OS GRÁFICOS DAS CORTINAS LINDAS…………………….OBRIGADO,

    erenita kessler siqueira 17 de novembro de 2011 21:07 Responder
  • Gostei muito da cortina – FOTO- CORTINA DE CROCHE – 03( cortina tem uma borboleta). Teria como mandar para o meu e-mail o passo a passo/gráfico dessa cortina.

    DALVA RODRIGUES 22 de novembro de 2011 14:08 Responder
  • Adorei aquela cortina de borboleta,gostaria de receber o grafico dela.
    Estou fazendo um brog ,ainda não esta pronto

    vanderleia 3 de dezembro de 2011 0:59 Responder
  • gostei das cortinas todas saõ linda gstaria de recebe o grafico obrigada

    rosangela dias borges santos 16 de outubro de 2012 11:29 Responder
  • as cortinas saõ lindas goataia de recebe o grafico borborleta obrigada

    rosangela dias borges santos 16 de outubro de 2012 12:52 Responder
  • é legal

    franciele 10 de novembro de 2012 14:37 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *