Como Fazer Tênis de Crochê Para Bebê

Essa Gracinha de Tênis de Crochê é de Tamanho 15.

Materiais necessários: dois novelos de linha Anne de 65 g na cor vermelha, dois novelos de linha Anne de 65 g na cor branca, um novelo de linha Anne de 65 g na cor azul-marinho (na cor azul-marinho você vai precisar de pouca linha. Se tiver em casa não precisa comprar), uma agulha de crochê 1,75 mm, uma tesoura.

Modo de Fazer:

Com a linha branca faça uma correntinha com 18 correntinhas. Ao terminar vire e na 4ª correntinha faça um ponto baixo. Depois, faça mais seis pontos baixos (cada um em uma correntinha) até chegar no 7º ponto.

Do 8º ponto até o final da carreira trabalhe com pontos altos.

Quando  chegar ao final da carreira, faça cinco pontos altos dentro do último ponto. Feito isso, pegue no próximo ponto e vire a carreira.  Continuando, trabalhe em pontos altos até chegar no 1º ponto baixo. Quando chegar no ponto baixo, volte a trabalhar com ponto baixo (ponto baixo sobre ponto baixo). O ponto precisa ser baixo nessa parte, para fazer aquela voltinha do pé. Trabalhe com pontos baixos até o final da carreira.

Quando chegar ao final da carreira, faça dois pontos baixos dentro do último ponto e una. Agora, contorne a volta toda com pontos altos. Quando chegar ao fim, acrescente ao trabalho mais cinco pontos altos, distribuídos assim: faça um ponto alto e mais um dentro da mesma correntinha, mais um ponto alto e mais um ponto junto na mesma corrente, proceda desse modo até completar os cinco pontos.

Quando chegar ao final da carreira, já poderá perceber como ficará a sola. Continue completando a carreira com pontos altos. Quando estiver chegando ao fim, do lado onde a sola está mais estreita, aumente três pontos distribuídos do mesmo como foi feito do outro lado. Você deverá fazer o 3º ponto que foi acrescentado, sobre o último. Agora una os pontos.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=ffRnhOIsFRk[/youtube]

Observe que a sola já está se formando. A última carreira não será feita em ponto alto. Você deverá fazê-la com meio ponto alto. Da seguinte maneira: suba duas correntes, dê uma laçada como se fosse fazer um ponto alto, porém pegue todas juntas. Faça assim por toda a carreira até o final.

Quando chegar ao final (contorno da sola) acrescente mais oito pontos ao trabalho, distribuídos como já foi explicado. Isso é necessário para a sola ficar reta. Depois que passar pela volta, continue como está fazendo até o final da carreira. Lembre-se que ao chegar à outra volta, deverá acrescentar mais três pontos (sempre como já foi explicado). Bem, quando você chegar ao final da carreira, a sola estará pronta.

Concluindo A Parte de Baixo do Tênis

Ainda com a linha branca, comece fazendo três correntinhas no lado estreito da sola onde você terminou. Faça a 1ª carreira toda em ponto comum e pegando por trás. Observe que ao fazer desse modo, ao virar você pode perceber que faz a marca da sola separando-a do resto do tênis. Terminando essa carreira, corte a linha branca e emende com a linha azul-marinho. Trabalhe com essa cor em meio ponto, fazendo toda a volta. Quando chegar ao final, introduza a agulha no 2º ponto. Esse procedimento é para não deixar nenhum buraco no trabalho.

Agora corte a linha azul-marinho e emende com a linha branca novamente. Faça uma carreira a volta toda com a linha branca, utilizando o meio ponto alto. Quando chegar ao final, arremate. Corte a linha branca e emende de novo coma linha azul-marinho. Faça a 2ª carreira com meio ponto alto, em azul-marinho.

Faça duas correntinhas, depois meio ponto alto, depois, meio ponto alto por toda a carreira. Agora arremate e está pronta a parte de baixo do tênis. Observe a sola. A parte do calcanhar fica mais estreita e na parte da frente do pé ela fica mais larga.

Agora que já fizemos a parte de baixo, vamos trabalhar a parte de cima do tênis. Para não precisar ficar contando os pontos, meça a sola. Esse, tem 9 cm.

Dobre a parte feita ao meio no sentido do comprimento. Com ela dobrada, conte sete pontos a partir da ponta (no meio da dobra) e comece a trabalhar. Com a linha vermelha no 8º ponto. A parte da frente terá quatorze pontos. Nesses quatorze pontos e que depois sairão a ponta e a língua do tênis. Trabalhe a volta toda em ponto alto até chegar nos quatorze pontos. ( não trabalhe neles ainda). Quando chegar ao final da carreira, faça uma de ponto baixo. Quando terminar a carreira de cor vermelha e chegar à frente deixe quatorze pontos sem fazer.

Suba duas correntinhas, faça toda a carreira em ponto baixo e volte em ponto alto. No começo da carreira de ponto alto faça quatro correntinhas, pule dois pontos e pegue no 3º e, faça toda a carreira em ponto alto. Volte em ponto baixo. Faça duas correntinhas até o final e pegue no último ponto. Volte fazendo o cano do tênis.

Levante duas correntinhas, dois pontos baixos, e vá até o final da carreira fazendo pontos baixos. Faça as duas carreiras do mesmo modo. Volte fazendo ponto alto. Faça mais três carreiras do mesmo modo.( As carreiras são sempre iguais). Chegando ao final, faça dois pontos sobre os pontos que deram origem aos passadores de cadarço. Quando estiver pronto, ficará com três passadores de cadarço.

[youtube]https://www.youtube.com/watch?v=9TOaF3KNwn4[/youtube]

Para fazer a ponta do tênis, faça quatro correntinhas (linha branca), e inicie na 1ª fazendo sete pontos altos, vire e faça mais três correntinhas faça um ponto na 1ª e acrescente mais um (como foi explicado). Faça assim até o final, vire e proceda do mesmo modo por três carreiras. Quando a ponta do tênis já estiver pronta, corte a linha, emende a Linha azul-marinho e comece a fazer a língua do tênis. Para fazer a língua do tênis, faça seis carreiras com ponto alto.

Para fazer o cadarço, faça 180 correntinhas (vermelha) e, volte trabalhando sobre ela com pontos baixíssimos. Ao final dê um nó e arremate.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Croche

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • olá gostava que me explica-se como se faz os ténis todos azuis, com os cordões a branco da figura 6, será que me pode mandar a explicação para o meu email

    fatima nunes 24 de Março de 2014 23:05 Responder
  • Querida amiga, sou a Maycie desde Panamá, muito obrigada por compartilhar o que voce sabe, tenho uma dúvida na ponta do tenis eu fiz mas acho que ficou muito apertada na hora de costurar ela com o resto do tenis…eu fiz ela com 14 pontos…me da uma dica por favor…muito obrigada e um beijo amiga de longe…

    Maycie Urriola 6 de Abril de 2014 11:55 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *