Como Fazer Tapete de Crochê com Barbante

Tapetes de crochê em barbante são ótimos para a decoração de casa ao estilo leve e de veraneio. Muita gente pensa que crochê envolve o conjunto da peça: a obra pronta com linhas específicas ou mais grossas. Na verdade, para quem não sabe, o crochê é apenas a arte, a forma com a qual é feita as peças, o entrançado das linhas. Consiste na arte de fazer pontos diferenciais apenas com pequenos movimentos entrançados entre agulha e linha, a formar uma peça única.

Decorar

Por isso o crochê pode ser feito com a linha tradicional, corda e o barbante. Como é mais grosso, o crochê com barbante envolve um pouco mais de técnica, uma agulha mais grossa e também um pouco mais de destreza. Os pontos não podem ser feitos tão pequenos porque o barbante não deixa. A vantagem de se fazer crochê com barbante é que, como o material é grosso, a peça se forma bem mais rápido e um ponto alto fica bem maior, não exigindo tanto trabalho para finalizar uma peça como seria em pequenos nós do crochê com linha tradicional. Usar o crochê com barbante é ideal para fabricar peças que exijam ter um tecido mais grosso. Um bom exemplo é o tapete com crochê feito com barbante, pois a peça precisa ser mais grossa, uma vez que as pessoas vão limpar os pés com ela.

Fazer

O barbante é mais grosso, por isso absorve com mais facilidade a água vinda dos pés, sendo o produto então ideal para quem deseja colocar o artigo na frente de casa e recepcionar as visitas.

Como Decorar com Tapete em Crochê com Barbante

Os modelos mais legais são com barbante na cor crua, que combina com qualquer tipo de casa. A cor acinzentada do barbante dá um ar mais natural à peça, artesanal, e vai bem com qualquer tipo de decoração da casa. O ideal é que seja usado em espaços onde existam outros artigos feitos com crochê ou artesanato em madeira, pano ou com jornal, que é bem comum e popular hoje em dia.

Estilo

Tapete em crochê com barbante vai muito bem em terraços e varandas, principalmente em espaços que tenham plantas. É uma forma de deixar mais leve a decoração, dando um ar mais naturalista. Crochê vai bem com qualquer decoração baseada em verde, ao natural, por isso o tapete também cai bem.

Onde Comprar Tapete com Crochê Feito com Barbante

Feiras artesanais são o melhor espaço para comprar a peça, pois sempre vendem artefatos feitos em crochê. Mercados públicos e locais que vendem redes e toalhas de mesa em crochê possuem o artigo para venda, que não é caro. O valor varia entre R$ 10 e R$ 20 ao máximo e é altamente durável quando conservado.

Tapetes Banheiro Crochê

O banheiro é um lugar da casa que não pode ficar esquecido. Ao cuidar do enxoval, vale à pena investir em inovação e delicadeza para decorar este ambiente. Tapetes feitos em crochê dão um toque super especial de cuidado e zelo. O jogo de tapetes para o banheiro geralmente é composto por três partes, sendo elas o tapete que fica próximo ao lavabo, o tapete que fica próximo ao vaso sanitário, e a capinha para a tampa do assento do vaso sanitário. Outras peças como o porta papel higiênico e o porta sabonete de crochê podem integrar este kit. Para quem não tem muito tempo ou prática, na internet existe uma infinidade de sites onde se pode compras os mais lindos conjuntos.

Algumas Idéias de Jogos em Crochê para Banheiro

Os tapetes de crochê já são uma tradição em algumas residências e até em estabelecimentos comerciais. O sucesso garantido é para as flores, decoração que dá mais certo nessas peças, dando um ar de delicadeza e jovialidade ao ambiente. Você pode optar por apenas algumas flores distribuídas sobre a base do tapete ou forrá-lo inteiramente de flores, uma costurada à outra. Com os mesmos estilos de florais, você pode ousar e utilizar em acolchoados e outros tecidos.

Tapetes Crochê com Flores

Confira algumas dicas:

Para criar um tapete com efeitos de relevo, basta fazer pontos altos e sobrepostos, conhecidos como PAS, criando as flores. O material necessário para esse processo você confere a seguir:

  • Barbante de algodão nº6
  • Agulha de crochê de 3,5 mm
  • Agulha de tapeceiro para fazer o arremate
  • Tesoura

Os pontos utilizados para a fabricação são: Círculo Mágico, Ponto Baixíssimo, Corrente, Ponto Baixo e Ponto Alto. Em lojas virtuais é possível encontrar tapetes de crochê com flores para vender. Os preços variam, pois dependem do nível de dificuldade do trabalho.

Tapete Crochê com Flores

Tapete Crochê com Flores

Uma das ‘receitas’ mais solicitadas e utilizadas para os tapetes de crochê são as flores de maracujá. Confira o material e os passos iniciais, apenas para fazer o miolo.

  • Agulha para crochê de 3,5 mm ou 4 mm
  • Barbante multicolorido branco 4/6
  • Barbante verde abacate 4/6
  • Barbante multicolorido uva 4/6
  • Barbante multicolorido amarelo 4/6

Modo de Fazer

Inicialmente, para o miolo amarelo, basta começar com um cordão de seis correntes e fechar com ponto baixíssimo (pbx). Faça 1 corrente (corr) para subir e 8 pontos baixos dentro do anel. Depois, feche com pbs na 1ª corr. Sobre cada um dos pb, ficam duas cordas equivalentes ao ponto. Deve-se colocar a agulha na corda no interior do primeiro pb, subir 8 corr e prender com pb no pb mais próximo, resultando numa argola de oito corr.

A cordinha do lado de fora deve ser deixada, trabalhando apenas com a de dentro. Agora, basta fazer o trabalho oito vezes, para fechar 8 argolas de 8 corr. Após a conclusão da última, finalize com pbx no início da primeira argola. Ficarão 8 pequenas argolas do lado de fora do pb, as que foram deixadas. Entre com a agulha na primeira corda de fora e suba uma corr, depois entram dois pb. Nessa mesma argola, passe a trabalhar na próxima cordinha e, novamente, faça dois pb. Assim, vá trabalhando, até que se completem 16 pb. Fechando com pbx, faça três corr, pule um ponto de base e finalize com pb no ponto próximo. Agora é só fazer duas corr e seguir trabalhando, fazendo toda a volta e atingindo o limite de oito argolas de duas corr. Feche com pbx e arremate.

Posts Relacionados

9 comentários

  1. Olá gostei muito de seus trabalhos,mais vc poderia colocar graficos de tapetes oval.
    Eu gosto muito de croche mais comecei agora e não sei ainda muitas coisas sobre croche.
    meus parabéns pelos seus trabalhos,espero que um dia eu consiga fazer trabalhos como os seus.

  2. eu gostaria de receber um grafico de tapete de banheiro, eu não sei fazer oa tampa do vaso direito….obrigado

  3. ola adorei os tapetes e facil e bonitos mas quero muito os graficos porque minha mãe ta começando agora e precisa dos graficos para mim ajudar ela que Deus abençoe…..

  4. gostei muito do seu trabalho gostaria de ver algun trabalho com tapetes de quarto.

  5. Ai por favor eu estou necessitando da receita do tapete de banheiro feito de barbante cru com rosas no meio e fitas amarelas. Amei ele e quero muito fazê-lo para presentear. Desde ja obgd.

  6. adorei são lindos vou copiar pra mim.

  7. Gostei muito são decorações delicadas e duradouras, pois o cordão são linhas fortes, principalmente para o banheiro valeu.

  8. Adorei os tapetes. Gostaria muito de ter os graficos. Obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>